Guia completo de como acabar com as dívidas de maneira mais fácil

Saiba como acabar com as dívidas pendentes em seu nome da maneira mais simples e rápida possível!

casal sentado no chão rodeado de contas

Entender como acabar com as dívidas é talvez um dos maiores problemas para os brasileiros, considerando que em 2021, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 70% dos consumidores brasileiros está endividado, ou seja, a cada 10 pessoas, 7 está com alguma conta pendente em seu nome.

E ao contrário do que muitos pensam, ficar sem crédito (por exemplo, não conseguir mais usar o cartão de crédito) não é a maior consequência para quem está com as contas atrasadas, pois há problemas maiores. Viver com a conta no vermelho não é fácil no dia-a-dia, visto que todo o seu orçamento é afetado e o que era uma conta pequena vai virando uma bola de neve e em pouco tempo você está com novas dívidas… 

Assim, na prática, por mais que você tente sair desse mar de contas atrasadas, parece que mesmo pagando as parcelas, suas finanças não saem do lugar. É um ciclo terrível e que, infelizmente, tira o sono de milhares de famílias brasileiras. 

Mas, é possível sim saber como sair do endividamento e não se trata de nada mirabolante e que você não consiga fazer, basta ter força de vontade e organização. Por isso, preparamos este guia exclusivo, com três dicas arrebatadoras de como acabar com as dívidas rápido. Então, se você está endividado, aprenda agora mesmo a se organizar financeiramente e assim sair do vermelho!

Planejamento é o segredo de como acabar com as dívidas

A situação financeira de uma pessoa é definida pelo seu planejamento financeiro, considerando que é esse quem define como está a saúde das suas finanças pessoais. Por exemplo, se você é o tipo de pessoa que vive endividada, é bem provável que nunca se organize de forma correta, o famoso “gasta mais do que ganha”.

Por essa razão, antes de querer saber como equilibrar as contas, é essencial primeiramente montar o seu planejamento, isto é, colocar tudo no papel.

O ideal é separar um dia só para isso, onde você deverá listar seus rendimentos (salário, renda extra, bonificações no trabalho, enfim), assim como o quanto gasta mensalmente (devem estar nessa lista as despesas fixas e variáveis, aqueles gastos do dia-a-dia que não damos importância).

É importantíssimo detalhar muito bem todos os seus gastos, considerando que se você tem dívidas, é sinal de que gasta mais do que ganha.

Então, depois que tiver noção real de quanto entra no mês na sua conta e quanto sai para as despesas, monte uma planilha separada para detalhar suas dívidas.

Separe todas as contas em atraso que você possui, definindo quanto paga na parcela e quanto tempo falta para quitar o valor. 

Com essa organização, ficará muito mais fácil enxergar a sua dívida dentro do seu orçamento, principalmente com relação ao tempo que ela ainda estará presente em sua vida e qual é o tamanho real do buraco, a fonte que está consumindo seu dinheiro.

Aproveite os feirões para renegociar

Uma das melhores dicas de como pagar dívidas acumuladas é aproveitar os feirões de renegociação, pois eles são nossos maiores aliados com as dívidas. 

Dependendo do tipo que é o seu débito, pode ser que você consiga reduzir o valor da sua dívida em mais de 50%. 

Dessa forma, é possível se livrar das contas que estão pesando em seu bolso gastando muito menos e de forma muito mais rápida. 

Contudo, entenda que nem sempre será possível se beneficiar de um feirão de renegociação de dívidas, como o Serasa Limpa Nome, por exemplo.

Isso porque, geralmente, as oportunidades para renegociar um débito são exclusivas para pessoas que já estão com o nome sujo, ou seja, contas com pouco tempo de atraso podem não entrar na lista.

Mas, de modo geral, é bom ficar atento aos feirões, considerando que são a melhor maneira de quitar uma dívida (é preciso pagar à vista).

Arrume urgentemente uma renda extra

Agora que você já se organizou financeiramente (parou de gastar mais do que pode) e já conhece todas as dívidas que possui, é hora de arrumar dinheiro para pagá-las.

Nesse sentido, já sabemos que somente o seu ganho mensal não dá conta do recado, certo?

Então, é preciso imediatamente começar a procurar uma forma de fazer renda extra. Isso pode ser feito de várias formas: 

  • Arrumando um trabalho extra no seu tempo livre;
  • Vendendo objetos que estão parados em casa. 

Não importa como irá resolver, desde que faça o que for possível para colocar mais dinheiro na sua conta, usando esse valor somente para quitar suas dívidas.

Além disso, utilize todos os outros ganhos extras, como 13º salário e valor das férias, para pagar suas contas. 

Lembre-se de que o quanto antes você entender como administrar as dívidas, mais rápido irá se livrar do problema e consequentemente, mais fácil vai ficar. 

Inclusive, saber como acabar com as dívidas rápido é ótimo para a sua saúde financeira, pois quanto mais você adia, mais os juros vão agir sobre seus débitos e maior a dívida fica.

Portanto, essas foram as três dicas de ouro de como acabar com as dívidas e sair do vermelho! 

Use dessas dicas para retomar o controle da sua vida financeira e assim ter menos preocupações e poder realizar mais seus sonhos!