Uma das despesas mais caras e que tem pesado no orçamento das famílias brasileiras (principalmente as de menor renda), é a energia elétrica, que teve seu preço reajustado e com cobrança adicional devido à escassez hídrica. Mas, para dar um alívio nas finanças, o Governo Federal anunciou essa semana o fim da taxa extra na conta de luz.
Gostou da notícia? Quer saber mais detalhes e como isso deixará sua conta de energia elétrica mais barata nos próximos meses? Então, continue a leitura que lhe informaremos sobre a novidade, que já está em vigor!
Governo anuncia o fim da taxa extra na conta de luz
O Presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou em sua conta do Twitter o fim da cobrança de taxa adicional na conta de luz, que era um dos principais fatores que estavam encarecendo o consumo.
Com a incidência da taxa extra na bandeira tarifária, a cada 100 kWh o consumidor estava pagando mais R$14,20 na conta de luz.
Considerando que a média de consumo das famílias brasileiras é de 230 kWh por mês, ou seja, com o adicional na bandeira o consumidor pagava cerca de R$32,66 a mais, somente de taxa.
Sendo que sabemos que essa média de consumo pode ser ainda maior em famílias com mais pessoas, principalmente quem tem filhos.
Segundo o pronunciamento feito, Bolsonaro afirmou que está em vigor a bandeira tarifária verde para todos os consumidores brasileiros, a partir do dia 16 de abril de 2022.
O motivo para a decisão é o fim da escassez hídrica, pois conforme o Ministério de Minas e Energia, os reservatórios de água estão mais cheios e assim conseguem atender a atual demanda energética dos lares brasileiros.
Quanto a conta de luz vai ficar mais barata?
Para a alegria de milhares de consumidores brasileiros, a conta de luz no Brasil vai ficar 20% mais barata a partir de maio.
Lembrando que o fim da taxa extra na conta de luz estava previsto apenas para o dia 30 de abril de 2022, onde estava sendo cobrada a bandeira vermelha patamar 2 desde setembro de 2021.
Mas, com o aumento nos reservatórios de água, não será mais preciso fazer o uso de termelétricas para a geração de energia, que tem um maior custo para a produção.
Então, fique de olho na fatura da sua conta de luz mensal, pois o custo diminuirá, dando um alívio no bolso de milhões de famílias, pelo menos até o final de 2022!