Dinheiro extra: 5 opções para encher a carteira que você tem direito

Confira aqui cinco oportunidades para faturar um dinheiro extra que você tem direito e provavelmente não sabia!

notas de cinquenta reais mostrando a possibilidade de ter dinheiro extra

Quando o assunto é dinheiro extra, interessa todo mundo, não é mesmo? Com o custo de vida tão alto, fica difícil dar conta de todas as despesas apenas com o salário… Pior ainda para quem está sem renda ou tem um rendimento variável.

Mas, calma, pois embora o dinheiro ainda não caia do céu, em muitos casos ele está mais perto do que você imagina e é mais fácil de conseguir do que acredita. 

Existem alguns direitos que temos como cidadãos brasileiros e muitos de nós não fazemos a mínima ideia de que é possível conseguir uma renda extra para complementar o salário ou até mesmo preencher a carteira. 

Por isso, para você não ficar passando “perrengue” por aí, preparamos este conteúdo exclusivo, com cinco opções de como ganhar dinheiro extra que provavelmente você tem direito e não sabe! Vamos nessa?!

1 – Dinheiro extra através do CPF na nota

Quando vamos ao supermercado, é comum escutarmos do atendente se desejamos “botar o CPF na nota”, não é mesmo? Bom, milhares de pessoas dizem que não, mas ao fazer isso, você pode estar perdendo dinheiro.

A inclusão do CPF na nota fiscal é uma ótima oportunidade de faturar um dinheiro extra, embora muitos digam que não muda em nada. 

Essa medida foi criada com o objetivo de diminuir a sonegação de impostos por parte das empresas, mas ao longo do tempo tem se transformado em muito mais. 

Se toda vez que você for às compras, por mais simples que seja, e colocar seu CPF na nota, saiba que terá boas vantagens no futuro.

Dependendo da região onde mora, é possível conseguir ótimos descontos no valor do IPVA e do IPTU.

Além disso, quem tem o hábito de botar o CPF na nota fiscal participa de sorteios em dinheiro, doações e até mesmo tem a possibilidade de resgatar parte do valor acumulado.

Por isso, comece a incluir seu CPF no cupom fiscal durante as compras, pois é uma bela forma de conseguir uma grana extra de maneira rápida e simples. 

2 – Dinheiro extra através do famoso cashback

Esse termo ainda é desconhecido por milhares de brasileiros, principalmente os menos jovens. 

Mas, saiba que não tem nada de complicado aqui. O cashback significa “dinheiro de volta”, simples assim.

O cashback ganhou força no exterior há alguns anos e tem crescido bastante aqui no Brasil, pois depois que você conhecer esse sistema, nunca mais vai querer parar de usar.

Inclusive, cada vez mais as lojas e empresas estão aderindo e incentivando seus clientes a participar de programas de fidelidade para receber de volta parte do valor gasto durante a compra. 

Por exemplo, se você comprou com seu cartão de crédito Mooba em uma loja parceira e conseguiu 26% de cashback em uma compra de R$100,00. Automaticamente, você ganha de volta cerca de R$26,00, fantástico, não é mesmo?

Mas, não são só os cartões de crédito que oferecem cashback durante as compras. Existem sites especializados nisso, como o Méliuz. 

Normalmente, esses sites disponibilizam cupons de desconto em lojas que oferecem cashback, nos mais variados setores.

Por isso, a partir de hoje, fique de olho nos cashback’s que você pode utilizar para ter um dinheiro extra na conta, afinal, nada melhor do que ganhar dinheiro quando se está gastando! 

3 – Renda extra através do saque do FGTS

Dinheiro extra FGTS também é possível e pode ser uma oportunidade que você está perdendo. 

Você tem o direito de sacar o saldo do FGTS nos seguintes casos:

  • A empresa que você trabalhava declarou falência
  • Foi demitido recentemente (não pode ser por justa causa)
  • Possui alguma conta inativa

Isso porque o saque do FGTS é uma garantia que todo o trabalhador brasileiro tem, principalmente nas situações de demissão.

4 – Dinheiro extra através do PIS/Pasep

O PIS/Pasep é um fundo que reúne as contribuições previdenciárias (em dinheiro) de todos os funcionários do setor público e privado do país.

Assim, esse valor pode ser distribuído aos trabalhadores, conforme sua média salarial e o tempo de trabalho.

Na prática é bem simples. Se você ficou empregado com carteira assinada durante os 12 meses do ano em uma empresa privada ou como funcionário público, no ano seguinte tem direito a receber um salário mínimo.

Então, se você é funcionário público ou trabalhou no regime CLT ao menos um mês do ano, aproveite mais essa oportunidade de dinheiro extra.

5 – Dinheiro extra através da restituição do imposto de renda

A restituição do IR também é outra forma de encher a carteira com um dinheiro extra.

Quem declara o imposto de renda pode ter direito a restituição, que nada mais é do que uma forma de recuperar parte do que foi pago no imposto, através das despesas dedutíveis.

A dica é que ao preencher a sua declaração, você comprove ao máximo as despesas que podem ser abatidas no imposto de renda. 

Quanto mais você comprovar as despesas dedutíveis, maior será a restituição nos lotes da Receita Federal.

Mas, atenção, quem declara o imposto no começo do prazo, tem mais chances de ser restituído nos primeiros lotes.

Conclusão 

Pronto, essas são as nossas cinco indicações de como faturar um dinheirinho extra apenas com seus direitos. 

Aproveite essas oportunidades para dar um alívio nas contas ou até mesmo utilize esses valores para melhorar a sua vida financeira!