Quem tem as finanças sob controle, sabe a importância de juntar, guardar e investir dinheiro. Contudo, ainda há muita confusão sobre esses termos. Por exemplo, você acha que na caderneta de poupança, está guardando ou fazendo um investimento?
Bom, na teoria, a conta poupança é um tipo de investimento de renda fixa, mas, na prática, podemos considerar como não sendo, visto que o rendimento é tão baixo que praticamente seu dinheiro não rende.
Nesses casos, é como se o seu dinheiro estivesse guardado no “debaixo do colchão”, porém com a diferença de que fica mais difícil você pegar para gastar, quando a tentação bater.
Por isso, se você deseja começar a separar uma parte dos seus rendimentos mais para objetivos futuros, é importante esclarecer o que é guardar e o que é investir dinheiro.
Não importa a meta, seja para criar uma reserva financeira, para trocar de carro, fazer uma viagem no fim do ano, custear a faculdade ou até mesmo comprar a casa própria, você precisa definir isso muito bem para ter uma vida financeira mais estável!
Afinal, qual a diferença entre guardar e investir dinheiro?
Antes de querer saber onde investir dinheiro para render mais é preciso esclarecer que estamos falando de duas coisas totalmente opostas.
Basicamente, guardar dinheiro quer dizer economizar uma quantia e não utilizá-la sem uma meta definida. Enquanto que investir está mais associado a multiplicar seus recursos.
Vamos entender melhor esses dois conceitos a seguir!
O que significa guardar dinheiro?
Resumidamente, ter dinheiro guardado quer dizer que você foi capaz de juntar certa quantia em um determinado período de tempo e conseguiu mantê-la a salvo dos gastos diários.
Um bom exemplo de guardar dinheiro é deixando parte da sua renda lá na conta bancária, sem sacar ou usar esse valor, seja ela conta corrente ou poupança.
Quem faz uma reserva de emergência está guardando e não investindo.
Isso porque é uma maneira de não usar o dinheiro, mas ter acesso fácil e rápido a ele, em caso de uma situação financeira inesperada.
E não pense que esse não é um objetivo dos brasileiros, pois segundo uma pesquisa do CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), aproximadamente 49% das pessoas tem como meta financeira conseguir juntar dinheiro.
Inclusive, isso não é uma missão quase impossível. Basta ter em mente o quanto ganha e gasta durante o mês.
Pensando nesses dois valores, é só começar a economizar para reduzir as despesas mensais e sobrar mais para guardar.
Mas, não é preciso se desesperar por conta de não conseguir guardar um valor alto ou o mesmo montante todo mês.
Comece aos poucos, já que o mais importante é dar o pontapé inicial, rumo a uma vida financeira mais tranquila!
O que quer dizer investir dinheiro?
Agora que você já sabe o que é ter dinheiro guardado, chegou o momento de esclarecer o que é investir.
Quando falamos em fazer investimentos, a história é um pouco diferente, pois é preciso buscar aplicações financeiras que façam seu capital se multiplicar.
Basicamente, o conceito de investir dinheiro é: Pegar um valor hoje e tentar transformá-lo em um valor maior no futuro, devido aos rendimentos gerados.
E mesmo que você não tenha ainda uma quantia guardada, saiba que pode começar a investir sem grandes dificuldades.
Ao contrário do que muitos pensam, para se tornar um investidor não é preciso muito dinheiro.
Qualquer pessoa pode investir, pois hoje em dia o que não faltam são oportunidades de investimentos com valores acessíveis.
Com relação aos tipos de investimentos, basicamente temos:
- Renda fixa: o investidor tem mais clareza sobre o quanto seu dinheiro renderá, visto que esses estão atrelados a índices fixos, como a taxa Selic e o CDI
- Renda variável: os investidores têm seus rendimentos mais variáveis de acordo com o tempo, mas os riscos são maiores
Então, o que é melhor para você?
Agora que já sabe quais as diferenças entre guardar e investir dinheiro, deve estar se perguntando qual é a melhor opção para sua vida financeira, certo?
Bom, não existe uma resposta fixa para essa dúvida, considerando que cada pessoa tem objetivos e rendas diferentes.
Mas, via regra geral, para saber se é melhor guardar ou investir dinheiro, leve em consideração os seguintes pontos:
- Quais são as suas metas financeiras futuras?
- A sua intenção é utilizar esse valor em pouco tempo ou não tem essa necessidade?
- Você tem consciência de que quanto menos tempo você deixar seu dinheiro aplicado, menos ele vai render? E no caso de alguns investimentos, sabe do risco envolvido de perder seu dinheiro?
Pense em tudo isso antes de sair por aí procurando ideias de onde investir dinheiro para ter altos lucros mensais.
A ideia é escolher a opção que seja melhor para os seus objetivos de vida e que se encaixe na sua atual situação financeira.
Por exemplo, se você não está com as finanças em dia, não tem como garantir que todo mês conseguirá investir R$100,00 e sendo assim, a melhor estratégia seria apenas ir guardando o que realmente consegue.
E por fim, podemos dizer que ter seu dinheiro bem guardado e investido é sempre a melhor escolha!
Construa primeiramente uma reserva de emergência, para poder mexer quando necessitar e depois comece a investir seu dinheiro!