Quando o assunto é conselho sobre dinheiro, muitos palpites surgem, principalmente onde não gastar e onde investir, mas será mesmo que essas dicas financeiras realmente valem a pena?
Bom, se o seu objetivo é ter controle do seu dinheiro, ter uma vida financeira equilibrada e não entrar mais no vermelho, é preciso aprender a filtrar as opiniões que chegam até você.
Por isso, preparamos este guia rápido com os piores conselhos financeiros, ou seja, tudo o que você NÃO deve escutar se quiser ter sucesso com seu dinheiro! Confira!
1 – “Investir na poupança é ótimo para seu dinheiro”
A conta poupança ainda é o investimento mais comum aqui no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), cerca de 80% dos brasileiros investem na poupança.
Mas, não é porque “todo mundo” faz que é o melhor investimento do mercado… Por isso, se lhe disserem que investir na poupança é um bom investimento, desconfie.
Confira a seguir três motivos que mostram que esse investimento em renda fixa não é uma boa opção para o seu dinheiro:
- Ela rende somente 70% da Selic, ao passo que outras aplicações de renda fixa têm rentabilidade próxima a 100%
- É preciso aguardar o aniversário de depósito para poder resgatar o rendimento da caderneta de poupança
- Há investimentos melhores, isto é, tão seguros quanto e mais lucrativos que a conta poupança, como CDB, LCI e LCA, por exemplo.
2 – “Tenha uma conta corrente, você aproveitará de cartão e conta bancária ao mesmo tempo”
Se existe algo pior que deixar o seu dinheiro parado na caderneta de poupança é deixá-lo na conta corrente, visto que além de não estar rendendo, você está perdendo…
Isso porque os bancos tradicionais cobram a famosa taxa de manutenção da conta (a maioria dos bancos digitais tem a vantagem de não ter tal tarifa).
Assim, é como se você estivesse pagando para alguém deixar o seu dinheiro guardado no colchão, ou seja, não faz sentido nenhum.
Por essa razão, se você quer e precisa ter uma conta em banco, opte pelas contas digitais, que são gratuitas, oferecem cartão de crédito sem anuidade e você tem muito mais autonomia e praticidade para lidar com seu dinheiro.
3 – “É melhor pagar o valor mínimo do cartão, pois assim sobra mais dinheiro ao final do mês”
Outra péssima dica financeira que escutamos frequentemente é sobre pagar somente o valor mínimo da fatura do cartão de crédito…
A ilusão de sobrar mais dinheiro na conta não compensa os juros absurdos que são cobrados quando você entra no rotativo do cartão, que são os mais caros aqui no Brasil, podendo passar de 300% ao ano.
Dessa forma, se você tem dinheiro, pague sempre o valor integral da fatura, pois o pagamento mínimo é uma péssima ideia, visto que você empurra o problema para o mês seguinte e os juros são tão altos que fazem a sua dívida crescer muito rápido.
Se você exagerou nas compras e não terá como quitar toda a fatura, até mesmo um empréstimo pode ser melhor, pois as taxas de juros são menores que as do rotativo.
4 – “Aplique o seu dinheiro em títulos de capitalização”
Quando falamos de dicas financeiras que mais atrapalham do que ajudam, com certeza essa ideia de investir em capitalização é um exemplo.
Quando você põe o seu dinheiro em um título de capitalização, automaticamente, está se comprometendo a pagar uma quantia de uma única vez ou parcelado.
Na prática, os títulos podem oferecer sorteios, onde a premiação é uma quantia em dinheiro. Ao fim desse período, você pode resgatar seu dinheiro, com correção monetária, ou seja, acrescido de juros.
Porém, é necessário muito cuidado, pois as chances de faturar o prêmio são baixas, além disso, o título de capitalização não é um tipo de investimento.
5 – “É melhor gastar hoje, pois não sabemos o dia de amanhã”
Essa frase é muito comum de escutarmos, não é mesmo? Mas, na maioria dos casos, elas são ditas por pessoas que não tem controle nenhum sobre sua vida financeira, infelizmente.
Por mais que não seja fácil guardar dinheiro (o salário mal dá conta de todas as despesas e também não temos uma boa educação financeira), saiba que mesmo assim precisamos ter um foco e organizar nossos ganhos e gastos, para não se endividar e também para viver com mais tranquilidade financeira.
A dica é que você comece pensando em um objetivo para o seu dinheiro, como juntar dinheiro para a sua aposentadoria, comprar uma casa, viajar em um intercâmbio, pagar a sua graduação, abrir seu próprio negócio, enfim.
Isso irá lhe motivar a economizar mais no dia-a-dia e também a guardar dinheiro, para que você não viva somente no presente, mas pensando no futuro.
6 – “Sem dinheiro para comprar? Paga com o cartão”
As dívidas do cartão de crédito são as que mais levam os brasileiros ao vermelho e o motivo é justamente porque ainda não aprendemos a usar esse meio de pagamento da forma certa.
Mas, saiba que você pode sim usar o cartão de débito ou crédito sem se endividar, basta ter planejamento.
Afinal, é preciso pensar no amanhã, ou seja, se você gastou, em algum momento esse gasto virá na fatura e se você não pagar, acaba tendo o seu nome negativado nos birôs de crédito, ficando sem crédito no mercado e muitos outros problemas.
Conclusão
Portanto, agora você já sabe quais dicas financeiras NÃO deve seguir, certo?! Por mais que essas pareçam ótimas ideias de início, saiba que são muito prejudiciais às suas finanças.
Então, para ter uma vida financeira mais estável, faça o oposto do que esses palpites estão lhe dizendo!