Consulta ao 13° salário do INSS já está disponível

Veja como consultar o calendário de pagamento da primeira parcela do décimo do INSS!

Consulta ao 13° salário do INSS antecipado

Quem é beneficiário da previdência social (aposentados e pensionistas) agora já pode fazer a consulta do 13° salário do INSS, visto que o pagamento da primeira e segunda parcela do décimo foi antecipada.

De acordo com o calendário divulgado, os pagamentos da primeira parcela começam a ser feitos a partir do dia 25 de abril de 2022 para quem recebe até 1 salário mínimo e a partir do dia 02 de maio para aqueles que recebem mais de 1 salário mínimo.

Além disso, o INSS também divulgou as datas de pagamento da segunda parcela do décimo de seus beneficiários, que começa a partir do dia 25 de maio para os assalariados mínimos e a partir do dia 01 de junho para quem recebe mais de um salário.

Então, continue conosco que vamos te mostrar como consultar a data de pagamento e os valores do seu décimo do INSS, tudo de casa mesmo, através do celular!

Antecipação do décimo terceiro salário para beneficiários do INSS

O Governo Federal decidiu antecipar o pagamento do décimo para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

A bonificação irá contemplar cerca de 36 milhões de aposentados e pensionistas da previdência social, o que irá injetar aproximadamente R$56,7 bilhões na economia brasileira.

A antecipação do 13° salário do INSS veio a partir de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 17 de março.

Assim como aconteceu nos anos anteriores (2020 e 2021), o pagamento antecipado do décimo dos beneficiários da previdência tem como intuito movimentar a economia, considerando que, tradicionalmente, a bonificação é paga nos meses de agosto e dezembro.

De modo geral, a grande parte dos aposentados e pensionistas do INSS irá receber 50% do valor do décimo já na primeira parcela.

A exceção é para aqueles que passaram a receber o benefício a partir de janeiro de 2022, que aí terão o valor ajustado proporcionalmente.

Além disso, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, quem recebe o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio doença) terá o valor do seu décimo reajustado, ou seja, não será pago integral. O pagamento será feito conforme a duração do benefício.

Lembrando que os beneficiários do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) não têm direito ao recebimento do décimo terceiro salário, bem como os beneficiários do BPC (antigo LOAS).

Como fazer a consulta do 13° salário do INSS

Se você faz parte do grupo de beneficiários do INSS que têm direito a receber o décimo, saiba que a consulta dos valores e datas de pagamento é bem simples.

Para facilitar a vida dos beneficiários e evitar as filas nas agências do INSS, tudo poderá ser realizado pela internet.

Dessa forma, basta que o aposentado ou pensionista do INSS realize a consulta do seu décimo terceiro salário por meio do app Meu INSS (Disponível na versão Android e iOS) ou pelo site do Meu INSS.

Como saber o número do meu benefício do INSS?

Para fazer a consulta das datas e valores do 13° salário do INSS antecipado, será preciso fazer login com sua Conta Gov e informar o número do seu benefício.

Se você não sabe qual é o número do seu benefício não precisa se preocupar, pois é bem fácil localizá-lo.

A numeração do seu benefício do INSS é composta por um conjunto de 10 números, como por exemplo: 999.999.999-9.

O dígito que importa para saber a data de pagamento do seu benefício é o penúltimo número, ou seja: 999.999.999-9.

Calendário de pagamento do décimo antecipado do INSS em 2022

Veja a seguir o cronograma de pagamento do 13° salário do INSS antecipado, conforme o divulgado pela previdência: