Como se livrar de uma emergência financeira: Um guia completo

Todo mundo pode ter uma emergência financeira, mas o mais importante é saber como lidar com os gastos inesperados e é isso que mostraremos no tema de hoje!

mulher nova vestida de vermelho olhando para contas e sorrindo

Quando pensamos sobre um momento de emergência financeira, ou seja, a falta de dinheiro para pagar despesas inesperadas, logo vem a nossa cabeça a situação de ficar desempregado ou doente, não é mesmo? Bom, essas realmente são duas situações bem complicadas no orçamento de qualquer um, mas, infelizmente, essas não são as únicas emergências que podem nos pegar desprevenidos. 

É mais comum do que imaginamos os gastos não planejados no orçamento familiar, como bater o carro e precisar de conserto, o encanamento da sua casa que precisará de manutenção urgente, um caso de doença ou morte na família, enfim, o que não faltam são exemplos de despesas que podem abalar nossa vida financeira do dia para a noite. 

Mas, o que fazer então? Bom, o ideal é começar a pensar em criar um fundo de reserva de emergência o quanto antes, para poder lidar com esses imprevistos sem ter que se preocupar, mas se você faz parte do time dos brasileiros que não consegue economizar e investir dinheiro todos os meses, há outras opções para se livrar dessas despesas eventuais sem abalar o orçamento e nos deixar endividados. 

Inclusive, você já ouviu falar que tempo é dinheiro? Pois, é esse ditado popular é muito válido em uma emergência financeira, pois quanto menos tempo você levar para resolver o problema, menos complicações terá e consequentemente menores os gastos envolvidos. 

Então, se você está em busca de dicas de emergência financeira, saiba que está no lugar certo, pois mostraremos a seguir exatamente o que deve ser feito nesses casos para resolver seu problema e o melhor, tudo de forma rápida, prática e que cabe no seu bolso, afinal, o que menos precisamos nesses momentos é fazer mais contas, certo? Vamos lá?!

Emergência financeira requer uma renda extra

Não acredite que você conseguirá sair de um imprevisto financeiro que abalou suas finanças apenas incluindo o novo gasto no seu atual orçamento, pois a não ser que você ganhe muito bem, isso não vai acontecer na prática. Por isso, a primeira grande dica para lidar com esse tipo de situação é arrumando uma renda extra.

Conseguir uma renda extra é uma forma mais econômica de conseguir juntar dinheiro para suprir o rombo causado e por as finanças em dia novamente. Porém, dependendo do seu caso, essa pode não ser a melhor solução, pois não é a maneira mais rápida e nem a mais fácil de equilibrar as contas de novo. 

Mas, se a sua emergência financeira puder esperar um ou dois meses, como no caso de perder o emprego, mas ficar recebendo o seguro-desemprego, pode ser uma boa ideia. 

Se você tem um emprego fixo, aproveite os finais de semana ou as horas livres no contraturno para faturar o dinheiro extra que precisa.

Considere pedir dinheiro emprestado

A maneira mais fácil de se livrar de uma emergência financeira é pegando dinheiro emprestado, pois você resolve o problema de uma vez.

Para isso, você pode contar com ajuda de um empréstimo financeiro, sendo as melhores opções: consignado, o com bem como garantia e depois o pessoal.

O consignado, normalmente, é o que oferece as menores taxas de juros e prazos maiores para pagar, mas é restrito a certo tipo de público. 

Geralmente, o empréstimo consignado é oferecido a aposentados e pensionistas do INSS, militares e servidores públicos.

Se você não se encaixa nesse perfil, a próxima alternativa é tentar o empréstimo com garantia, como uma moto, carro ou até mesmo sua residência.

Por último, temos o empréstimo pessoal, que tem juros mais altos, mas é mais fácil de conseguir, até mesmo para negativados em alguns casos.

Há também a opção de pedir dinheiro emprestado com algum familiar ou amigo, que é bem vantajoso, pois você não pagará juros por isso. 

Mas, é fundamental ter certeza de que as parcelas caberão em seu bolso, para evitar estragar a relação caso não consiga pagar o empréstimo. 

O que jamais deve ser feito em uma emergência financeira

Por mais que o seu problema financeiro inesperado desequilibre suas finanças, é necessário pensar com cautela.

Assim, a pior coisa que você pode fazer nesse momento é recorrer ao limite do cheque especial ou entrar no rotativo do cartão de crédito.

Isso por que os juros cobrados nesses dois casos são altíssimos e consequentemente, só lhe trarão mais prejuízos no orçamento. 

Além disso, com os juros mais altos, o valor final a ser pago é maior e maiores as chances de você se endividar, justamente porque seu orçamento mensal não estava planejado para essa despesa.

Por isso, pense com cuidado na medida que buscará para resolver sua emergência financeira, para não complicar ainda mais sua vida nos próximos meses.

Conclusão

Portanto, agora você já sabe o que é uma reserva de emergência e como resolvê-la, certo?

Assim, a primeira coisa a se fazer é sempre pensar no tipo, tamanho e urgência da despesa que lhe pegou desprevenido(a).

Quanto maior o valor e a urgência, mais rápido você terá que solucionar o problema, ou seja, precisará recorrer a um empréstimo. 

Já se o valor for mais acessível e puder esperar um pouco, recorra a economia no dia-a-dia ou até mesmo a conseguir uma renda extra.