Como se aposentar bem sem investir na bolsa de valores

É possível sim saber como se aposentar com uma boa renda sem ter que investir nem R$1,00 na bolsa de valores e nós vamos lhe provar isso no tema de hoje!

mulher idosa verificando seus investimentos para a aposentadoria

Entender como se aposentar é talvez um dos assuntos que mais preocupa os brasileiros quando pensamos em futuro, afinal, com as novas regras da reforma na previdência social (INSS), o plano da aposentadoria se estendeu para muitos trabalhadores, principalmente pelo fato de que o governo federal aumentou os anos de contribuição, tanto para homens quanto para mulheres. 

Por isso, cada vez mais as pessoas têm pensado em como investir na aposentadoria, seja através da contribuição em um plano de previdência complementar ou até mesmo por meio de aplicações de longo prazo, que lá adiante serão de grande valia para que se tenha uma vida mais tranquila e estável financeiramente. 

Mas, o fato é que grande parte desse público tem em que mente que o segredo de como se aposentar mais cedo é investir seu dinheiro em investimentos em renda variável, ou seja, aquelas aplicações financeiras mais arriscadas, mas também mais rentáveis, como o mercado de ações…

Porém, empacamos em um problema contraditório: o brasileiro acredita que a solução para se aposentar com uma renda satisfatória é investir na bolsa de valores, ao mesmo tempo em que a grande maioria dos investidores no Brasil tem o perfil conservador (70%), isto é, não gostam de fazer investimentos arriscados, preferindo aplicações mais seguras (mesmo que isso implique em um menor rendimento), como é o caso da caderneta de poupança (88% dos brasileiros investe nela), por exemplo. 

Assim, na prática, esse problema é resolvido da seguinte forma: a grande maioria deixa de investir para aposentadoria, pois na dúvida entre aplicar seu dinheiro na bolsa e perder ou pensar na estabilidade futura depois, é “preferível” adiar os planos, esperando que um milagre aconteça e revolucione o mercado financeiro… 

Mas, saiba que você não precisa ficar nesse impasse, visto que existem inúmeros investimentos capazes de lhe garantir uma boa aposentadoria em longo prazo, para os mais variados perfis de risco e objetivos. Então, continue a leitura que lhe mostraremos as melhores opções para investir na aposentadoria!

Qual deve ser a carteira de investimentos para quem pensa em como se aposentar bem?

Esteja você pensando em como se aposentar por tempo de contribuição ou por idade, tendo apenas a previdência social ou não, o fato é que hora ou outra será preciso em pensar com mais cuidado no futuro, afinal, tendo planejamento financeiro é possível sim investir um pouquinho cada mês e assim, usar essa reserva lá na frente, quando o seu salário como aposentado não der conta de todos os gastos dessa fase da vida. 

Nesse sentido, não importa se serão investimentos em renda fixa ou variável, pois o que realmente vale aqui é começar. 

Sabe aquele ditado de que o que vale é a intenção? Pois bem, no mundo das finanças isso não é válido. 

O quanto antes você começar a aplicar seu dinheiro, mais tranquilo será seu futuro e de sua família. 

Mas, então, que tipo de carteira de investimentos é a ideal para investir na aposentadoria?

Bom, você pode escolher entre diferentes ativos promissores do mercado, com riscos e rendimentos diferenciados. 

A dica de como se aposentar investindo em longo prazo é iniciar no com a renda fixa, com investimentos como:

Embora sejam aplicações mais previsíveis, pois, na maioria dos casos no momento da contratação do ativo já se sabe o rendimento final, ainda assim são baixas as chances de algo dar errado e você perder seu capital investido. 

Contudo, tenha em mente que o dinheiro aplicado na renda fixa cresce pouco com o tempo, especialmente agora, que enfrentamos um período de queda histórica da taxa básica de juros (Taxa Selic).

Dessa forma, se quer saber como se aposentar investindo em renda fixa só terá duas alternativas:

  1. Necessitará economizar mais em seu orçamento para aumentar o valor investido;
  2. Terá que esperar um prazo maior para fazer o resgate do investimento.

Mas, se você não pode investir muito mensalmente e tem um perfil entre conservador e moderado, os investimentos em renda fixa são os mais indicados.

Já para quem tem um capital inicial um pouco mais elevado e tolera mais riscos durante as aplicações financeiras, é interessante diversificar a carteira com alguns investimentos em renda variável, como:

Essas são alternativas mais rentáveis que a renda fixa, mas não tão arriscadas como comprar e vender ações. 

Contudo, saiba que se deseja saber como se aposentar mais cedo, é praticamente inevitável não investir em renda variável.

Por mais segurança que as aplicações de renda fixa lhe passem, ficar somente nela não é nada produtivo para seu futuro. 

Conclusão

Agora que você já viu que não há segredos em como investir na aposentadoria, é preciso começar a fazer seu dinheiro trabalhar por você.

Seja em investimento de renda fixa ou variável, a dica dos especialistas é a mesma: nunca aplique mais dinheiro do que está disposto a perder.

Mas, ao mesmo tempo não se prenda somente a estabilidade do mercado, pois para ser bem sucedimento financeiramente é preciso se arriscar um pouco!