Entenda o que é e como funciona o cartão de benefícios

Saiba quando, onde e como usar melhor o cartão benefício disponibilizado pela sua empresa!

Entenda o que é e como funciona o cartão de benefícios

Ter um bom cartão de benefícios pode ser muito útil para você diminuir seus gastos mensais, pois esse tipo de cartão ajuda a economizar e consequentemente sobra mais dinheiro para ser usado com outras necessidades, como lazer, combustível e etc.

Por isso, se você trabalha de carteira assinada ou é servidor público, é preciso conhecer todas as possibilidades de uso dos cartões de benefícios, pois vale-alimentação e seus similares é coisa do passado.

Então, como muitos brasileiros ainda não conhecem bem o funcionamento destes tipos de cartões e alguns nem mesmo sabem que eles existem, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre, bem como para sanar as principais dúvidas envolvendo o uso dos cartões de benefícios. Aproveite!

O que é um cartão de benefícios?

O cartão de benefício é um cartão semelhante ao de débito, só que ele é disponibilizado pelas empresas aos seus funcionários, com um valor estipulado e que é recarregado mensalmente.

diversos tipos de benefícios que podem ser disponibilizados pelos nesses cartões, que vão desde crédito para alimentação até aqueles que permitem a utilização de forma mais diversificada, como crédito combustível, vale-saúde, ingressos para eventos culturais e muito mais.

Tipos de cartão benefício

Há diversos tipos de cartões de benefícios, desde os mais comuns, como os de vale-alimentação, até aqueles que permitem o uso mais diversificado.

Porém, o que todos têm em comum é o fato de serem cartões com valores disponibilizados sazonalmente pela empresa aos seus trabalhadores e com o seu uso vinculado a gastos específicos.

Os mais comumente oferecidos são os destinados ao uso com alimentação, casos do vale-alimentação e vale-refeição.

Mas, cada vez mais os empregadores estão diversificando, trazendo cartões de benefícios com vale-transportes (que podem ser usados em transporte coletivo, como ônibus metrôs), e os mais recentemente aqueles que permitem a utilização de transporte por aplicativo.

Há também cartão benefício para custear gastos com saúde, como compras em farmácias ou convênios com assistência médica.

Existem os cartões de benefícios que são disponibilizados para uso com cultura e lazer, como compras em livrarias, aquisições de ingressos para cinemas, teatros, museus, shows e outros eventos culturais e até mesmo esportivos.

E claro, os queridinhos do momento, que são os cartões multibenefícios, que são os que permitem integrar algumas das categorias citadas anteriormente em um único cartão e assim o trabalhador fica livre para usar em diferentes tipos de despesas.

Qual é a diferença de um cartão de crédito para o cartão de benefícios?

O cartão de benefícios é bem diferente de um cartão de crédito, uma vez que com o de crédito você tem um limite de crédito mensal estipulado que pode ser gasto em uma infinidade de coisas e todo mês você tem que pagar na sua fatura o que foi gasto.

Já o cartão de benefícios é disponibilizado apenas pelo empregador, com um valor específico a ser utilizado para compras com finalidades específicas, seja alimentação, saúde, lazer entre outras coisas estipuladas pela empresa.

Dá para parcelar compra no cartão benefício?

Como o valor do cartão de benefícios é recarregado pelos empregadores mensalmente, não há como usá-lo para fazer compras parceladas.

Ele é destinado para realização de compras somente à vista e nos estabelecimentos que aceitam cada um destes cartões.

Com isso, só é possível realizar compras com o valor do limite disponível e pagando na hora, semelhante ao uso do cartão de débito.

Por exemplo, se o seu cartão for um vale-alimentação, ele poderá ser utilizado para compra de alimentos em supermercados, padarias, açougues, hortifrutis, entre outros estabelecimentos comerciais que aceitam esse tipo de vale.

O mesmo é válido para os outros tipos de cartões de benefícios, com cada um seguindo o que é proposto pelo contratante.

Como funcionam os cartões de benefícios?

Os benefícios ofertados aos funcionários, bem como o valor disponível no cartão, dependem da escolha de cada empresa.

Como há uma grande diversidade de valores e modelos de cartões de benefícios a serem oferecidos, a escolha pode ser feita de forma direta pela empresa, junto aos sindicatos das categorias ou em acordos com os próprios colaboradores.

Na prática, os cartões de benefícios funcionam semelhante aos de débito, podendo ser usados para pagamentos de compras à vista, até zerar o valor disponível.

A diferença é que com o seu cartão de débito você pode comprar qualquer tipo de coisa e também sacar o dinheiro, enquanto isso não é possível com o cartão de benefícios.

No caso dos cartões de benefícios, o uso é permitido apenas para o fim do benefício estipulado pelo empregador, seja este o de alimentação, transporte, saúde ou outros, e sendo usado mensalmente até que o valor disponibilizado pela empresa acabe, não sendo possível fazer uma recarga extra, por exemplo.

Qual o limite do cartão benefício?

Há uma grande variação do limite mensal dos cartões de benefício, onde basicamente o saldo depende do valor estipulado pelo empregador.

Em alguns casos é um valor pequeno, enquanto em outros ele se torna um complemento de renda muito importante, cobrindo todos os gastos de alimentação do mês do trabalhador.

Saldo Livre x Saldo Flexível

cartões com o uso bem mais restrito, enquanto outros empregadores optam que seus funcionários tenham mais autonomia na forma de usar os benefícios.

Isso acontece porque o saldo disponível no cartão pode ser dado de duas formas: 1) saldo flexível; 2) saldo livre.

No caso dos cartões benefícios com saldo flexível, o valor concedido pode ser usado somente nas categorias listadas pela empresa, como transporte, alimentação, saúde, lazer, cultura, ginástica, educação, entre outros.

Já nos cartões de benefício com saldo livre, o uso é liberado em estabelecimentos em geral, com o funcionário tendo a autonomia para utilizá-lo como se fosse o seu próprio cartão de débito.

Nesses casos, só não é permitido sacar o valor disponível no cartão, mas o saldo pode ser usado para compras em diferentes categorias e estabelecimentos.

Quem pode ter um cartão de benefícios?

Diferente de cartão de débito ou crédito que qualquer pessoa acima de 18 anos pode solicitar ao banco, os cartões de benefícios são mais restritos.

De modo geral, você só pode ter acesso a esse tipo de cartão se trabalhar para uma empresa que o forneça.

Além disso, um questionamento que muitos fazem é se há um limite salarial para que a pessoa possa receber um cartão benefício da empresa que trabalha e a resposta é: não!

Quem decide isso é o próprio empregador, não havendo um valor mínimo ou máximo de salário, visto que se trata de um benefício e não de uma obrigação trabalhista.

Então, podem receber cartões benefícios todos os funcionários do setor privado ou público quando a sua empresa, instituição ou órgão público decidir conceder essa vantagem.

Onde funcionam os cartões benefício?

Como vimos antes, existem vários tipos de cartões de benefícios e, dentro do que propõem cada um, eles são aceitos nos mais diversos estabelecimentos e maquininhas de cartões.

Assim como os cartões tradicionais, o cartão benefício costuma contar com bandeiras amplamente aceitas no Brasil, como Elo, Mastercard, Visa ou American Express, por exemplo.

Leia mais:

Com isso, os cartões são utilizáveis em milhares de estabelecimentos em todo território nacional.

Mas, atenção, é preciso estar atento ao modelo do seu cartão de benefícios, pois mesmo que bandeira seja aceita no ponto comercial, você não conseguirá usar um vale-refeição em uma compra de farmácia ou um vale-alimentação para abastecer o seu carro em um posto de gasolina, por exemplo.

Posso sacar/transferir o valor disponível no cartão benefício?

Os cartões de benefícios são destinados para compras com finalidade especificadas pela empresa, não podendo sacar ou transferir esse dinheiro.

Caso fosse possível, não seria um cartão benefício e sim mais uma parte em dinheiro do salário que você já recebe em sua conta salário ou conta corrente.

Mesmo os cartões com saldo livre para uso, não permitem que sejam realizados saques ou transferências, pois essa não é a sua finalidade.

Posso pagar boletos com meu cartão de benefícios?

Infelizmente, não é possível fazer pagamento de boletos bancários e contas com cartões de benefícios em geral.

Entretanto, você vai utilizá-lo para pagamento de coisas que fatalmente iriam fazer com que você gastasse parte do seu salário e, com isso, pode dar uma respirada nas suas finanças, facilitando o pagamento dos boletos.

O motivo de não dar para pagar boletos é o mesmo que impossibilita os saques e transferências: essa não é a finalidade dos cartões deste tipo.

Se fosse possível fazer esse tipo de transação, eles deixariam de ser benefícios para se tornarem mais uma parte do seu salário.

Com isso, o valor entraria no cálculo do seu Imposto de Renda e o empregador também pagaria impostos sobre o valor concedido.

Inclusive, as empresas costumam oferecer os cartões benefícios justamente pelo benefício fiscal, pois esse gasto é abatido no imposto da empresa.

Melhores cartões de benefício do mercado

vários bons cartões deste tipo no mercado, trazendo diversas vantagens tanto às empresas quanto para os colaboradores.

A melhor escolha depende da finalidade para qual o cartão benefício será utilizado, tendo os que são mais vantajosos para uso flexível, de saldo livre e para aqueles específicos, como os famosos vale-alimentação, vale-transporte e ticket refeição.

Por isso, listamos os principais presentes no mercado, desde os cartões de benefícios tradicionais àqueles mais novos, mas que também já são bastante utilizados. Confira!

iFood

O cartão iFood Benefícios tem a bandeira Elo e pode ser utilizado para compras nos mais de quatro milhões de estabelecimentos espalhados em todo Brasil, entre restaurantes, supermercados e lanchonetes credenciadas no aplicativo.

Além dos pedidos de delivery via app, há a possibilidade também de serem feitas compras com o cartão iFood em lojas físicas.

Flash

O cartão de benefícios Flash oferece aos funcionários a flexibilidade para uso em lojas e espaços de diversos segmentos.

Isso porque o cartão é aceito em mais de dois milhões de estabelecimentos comerciais brasileiros, além de todos os apps e plataformas digitais.

O cartão Flash conta com uma rede com quase 100 parceiros, oferecendo descontos e outras vantagens ao efetuar compras em algum deles.

Alelo

Um dos mais tradicionais do país, o cartão de benefícios Alelo Elo e é aceito em milhões de estabelecimentos em todo o Brasil.

Sua maior vantagem é que ele oferece diversos tipos de cartões, como as versões Alelo Refeição, Alimentação, Mobilidade, Multibenefícios e Alelo Tudo (que pode ser utilizado para qualquer tipo de compra com cartão).

Swile

O cartão de benefícios flexíveis Swile tem bandeira Mastercard. Com um único cartão as empresas podem oferecer ao seus funcionários até oito benefícios, como vale-refeição, vale alimentação, mobilidade, combustível, home-office, saúde, cultura e educação.

Esse cartão é aceito em mais de quatro milhões de pontos comerciais e conta com ofertas exclusivas em mais de mil marketplaces em todo Brasil, além de várias redes de academias.

Caju

O cartão de benefícios Caju é aceito em mais de dois milhões de pontos comerciais em todo o Brasil, basta ter uma maquininha que aceite pagamentos com cartões Visa.

Além disso, ele tem diversas versões, possibilitando às empresas oferecerem benefícios de diferentes categorias neste único e moderno cartão.

O colaborador também tem a possibilidade, além do físico, de usar o cartão virtual, e, ainda, acompanhar tudo pelo aplicativo do Caju.

Vale a pena ter um cartão de benefícios?

Se a pergunta for se vale a pena usar um cartão de benefícios no dia a dia, a resposta é sim! E se é vantajoso para as empresas? Também!

Isto porque os cartões não geram custos extras além do valor dos benefícios concedidos aos colaboradores, pois como mencionamos a empresa não paga impostos sobre os valores depositados, diferente da tributação ao depositar seu salário, por exemplo.

Mas, quem mais tira proveito desses cartões são os funcionários, pois dependendo da modalidade e do valor, os benefícios disponibilizados podem representar um excelente complemento de renda no orçamento familiar.

Além disso, em muitos casos o trabalhador ganha na praticidade e benefícios extras, como descontos em marcas parceiras, por exemplo, fazendo seu dinheiro render mais do que pagando à vista.

Mas, para lhe provar que é muito bom ter um cartão de benefício em sua vida, confira a seguir as principais vantagens de seu uso!

Segurança nos pagamentos

Assim como os cartões de débito e crédito, os cartões de benefícios contam com dispositivos de segurança, tanto nas versões tradicionais físicas, quanto aqueles que disponibilizam suas versões digitais para compras realizadas online.

Além disso, muitos deles já estão oferecendo tecnologias como pagamento por aproximação e acompanhamento dos gastos pelo aplicativo.

Isso facilita o controle dos gastos e diminui as chances de golpes com o cartão, como compras indevidas, por exemplo.

Maior flexibilidade

Com vários tipos de serviços disponíveis para as empresas, esses cartões possibilitam um maior número de opções e mais flexibilidade no momento de conceder os benefícios aos colaboradores.

Atualmente, a maioria das empresas de cartões oferecem diversas possibilidades de benefícios, desde os modelos mais tradicionais, como os vales, até aqueles que possibilitam comprar em qualquer ponto comercial ou em segmentos diversos escolhidos pelo RH.

Descontos em parceiros

Além da facilidade para realização das compras, alguns cartões de benefício oferecem vantagens em lojas e redes parceiras, sejam para compras online ou em estabelecimentos físicos.

Já deu uma olhada se é o caso do seu cartão? Confira, pois às vezes o seu benefício pode ser usado de forma ainda mais vantajosa, através de descontos, aumentando a sua capacidade de compra.

Zero custos

Os cartões de benefícios são isentos de taxas e tarifas, tanto para os funcionários que recebem os benefícios quanto para as empresas, instituições e órgãos públicos que contratam o serviço.

A aquisição dos mesmos é grátis e não há taxa de manutenção e nem para utilização dos cartões, ou seja, sem anuidade.

E aí, está utilizando bem o seu cartão?

Agora que já conhece melhor o funcionamento e os tipos de cartões de benefícios, você conseguirá utilizar o seu da melhor forma possível.

Lembre-se de que cada vez mais esses cartões são vistos como atrativos na hora de uma vaga de emprego, pois é uma maneira que as empresas encontraram de tentar manter a satisfação e fidelização dos seus funcionários.

Então, se a sua empresa oferece, tire o máximo de proveito do seu cartão benefício, pois se usado da maneira correta, pode ser um ótimo complemento do seu salário!