Dicas práticas de como economizar no dia-a-dia

Com o salário está cada vez mais apertado para dar conta de todas as nossas despesas, preparamos este guia com dicas incríveis de como economizar no dia-a-dia!

mulher organizar e juntando moedas e dinheiro

Nós brasileiros não pensamos muito sobre como economizar no dia-a-dia, tampouco temos o hábito de poupar dinheiro, não é mesmo? É uma questão cultural e a principal desculpa que ouvimos por aí é a de que nunca sobra para guardar. Mas será que não sobra mesmo ou não nos esforçamos para que isso aconteça? A resposta mais provável é a segunda, pois todo mundo pode economizar, por menor que seja a quantia. 

Se tivermos um bom planejamento financeiro e controle sobre nossas finanças pessoais, fica muito fácil saber como economizar dinheiro ganhando pouco. Para isso, bastam algumas atitudes simples e pequenas mudanças de comportamento, que com certeza esses novos hábitos saudáveis podem garantir sobrevida ao nosso suado dinheiro. 

Então, se sua vida financeira vive no vermelho, é hora de transformá-la! Seja para evitar o endividamento ou simplesmente para começar a guardar dinheiro para criar sua reserva de dinheiro e posteriormente investir em seu futuro, este guia será a sua salvação! Confira a seguir algumas dicas para economizar no dia a dia que irão lhe ajudar a poupar um pouquinho cada dia e de forma constante. Embora sejam pequenas dicas, elas farão uma grande diferença em seu orçamento! Sendo assim, aproveite-as e se surpreenda com quanto conseguirá poupar!

Como economizar no dia-a-dia nas tarifas bancárias

Negocie as tarifas bancárias

Uma das melhores formas de como economizar dinheiro é negociando com o seu gerente a isenção das tarifas mensais cobradas por seu bando e, caso não seja possível, pense em criar uma conta em um dos inúmeros bancos digitais disponíveis no mercado atualmente, considerando que esses oferecem produtos e serviços financeiros totalmente gratuitos. 

Se você já é cliente há um bom tempo no banco que possui conta e não quer perder o vínculo, a ideia é mudar para uma Conta de Serviços Essenciais. Nessa modalidade, os bancos são proibidos de cobrar tarifas, tais como as taxas de manutenção mensais. Ah, e já aproveite o momento para negociar também a anuidade do seu cartão de crédito. Se o banco se mostrar irredutível, ameace mudar para o concorrente, afinal de contas, ninguém quer perder um bom cliente, certo?!

Utilize o internet banking 

Os aplicativos para economizar no dia a dia também são muito úteis para gerenciar e poupar nosso dinheiro. Dessa forma, hoje em dia é possível fazer quase todas as transações bancárias através da internet. 

Além do mais, é muito mais prático usá-lo do que enfrentar trânsito para ir ao banco e ainda ter que pegar filas nos caixas, ou seja, é uma economia de tempo, dinheiro e paciência.

Não atrase suas contas 

Deixar contas vencerem por um ou dois dias pode não significar muita diferença em seu orçamento mensal, afinal são cobrados apenas alguns centavos de multa. 

Porém, ao somar todos esses centavos no fim do ano, você vai perceber que poderia ter economizado uma boa quantia. 

Mas, fique atento principalmente com a fatura do cartão de crédito, carnês de crediário, limite do cheque especial e os empréstimos pessoais, pois esses têm os maiores juros. 

Como economizar dinheiro nas compras

Compre à vista

Não há um economista que não indique o pagamento à vista para as compras de menor valor e isso tem motivo: economia e a diminuição do risco de se endividar. 

Além disso, quem tem paciência e disciplina para guardar dinheiro e realizar suas compras à vista pode ser premiado com um bom desconto.

Então, se deseja economizar, junte dinheiro até o valor que precisa, pois assim poderá negociar com o vendedor mais benefícios antes de realizar a compra.

Compare preços na internet

Outra das nossas dicas de como economizar dinheiro é usando a internet a nosso favor, afinal, ela está aí para facilitar nossas vidas.

Sendo assim, antes de comprar qualquer coisa, faça uma pesquisa em sites comparadores de preço e de ofertas para encontrar o melhor preço.

Não compre com garantia estendida 

Uma maneira de como economizar dinheiro é evitando a garantia estendida, isto é, aquele serviço que os vendedores lhe empurram durante compra de um produto.

A dica é fugir dela, pois não vale a pena! Se o produto não der defeito de fabricação durante o prazo normal, dificilmente dará depois. 

Outro erro é pagar pela instalação de móveis, afinal todo mundo tem um tio, um primo ou vizinho que é craque nisso, não é mesmo? 

Além disso, mais uma vez, nossa amiga internet também oferece ajuda com tutoriais para lhe ensinar a montar e assim economizar um dinheirinho.

Abra mão das roupas de grife 

Você precisa mesmo comprar roupas de marcas? Pelo preço de uma camiseta de grife, dá para comprar três ou quatro peças de marcas menos “badaladas”.

Não se trata de abrir mão da qualidade, mas é possível encontrar uma melhor relação custo-benefício.

Evite a tentação nos shoppings

Se deseja saber como economizar dinheiro ganhando pouco, tenha em mente que é preciso mudar a rota, especialmente se o caminho lhe levar as compras…

Então, evite aqueles passeios ao shopping, visto que é muito fácil cair na tentação de comprar o que não precisamos só porque estava em promoção.

Uma dica para evitar tal situação é convidar a família para uma atividade que não envolva consumo, como um passeio no parque, por exemplo.

Use a criatividade com as crianças 

Uma das melhores dicas de como economizar dinheiro é evitando ir às compras com as crianças…

Como elas ainda não entendem muito bem o valor e a importância do dinheiro é mais difícil dizer não, ou seja, você acaba cedendo e gastando mais. 

Além disso, não é preciso comprar brinquedos caríssimos para agradar a criançada. Dedicar tempo aos seus filhos é muito mais valioso do que qualquer presente. 

Por essa razão, use a sua criatividade e invente brincadeiras junto com eles, pois assim verá que não precisa gastar um centavo para fazê-los sorrir.

Economizando em casa

Substitua as lâmpadas antigas

A conta de luz é uma das despesas que mais tem pesado no orçamento dos brasileiros e por isso, é preciso poupar. 

Uma das maneiras mais eficientes de como economizar no dia-a-dia na energia elétrica é trocando todas as lâmpadas incandescentes de sua casa pelas fluorescentes.

Elas são mais caras, mas em longo prazo o investimento se paga. Além da maior durabilidade, elas geram uma economia de até 75% na conta.

Seja o marido de aluguel 

Uma das coisas que deve estar na sua lista de como economizar dinheiro é: aprenda a fazer as coisas sozinho(a).

Por isso, descubra como fazer pequenos reparos em casa, visto que a maioria deles é extremamente simples, como, por exemplo, trocar o chuveiro ou a resistência, as tomadas ou torneiras, consertar a descarga, enfim.

E se você não tiver a mínima noção de como se faz, recorra aos tutoriais na internet, pois eles ensinam a fazer qualquer reparo doméstico.

Reduza planos de telefonia e internet 

Analise com atenção suas faturas de telefonia, internet e TV a cabo, pois é através delas que conseguirá saber como economizar dinheiro no dia-a-dia.

Pense se você realmente faz uso de todos os minutos que tem, assiste a todos os canais que assina ou se precisa da velocidade mais rápida de internet. 

Se a resposta for não, mude para um plano mais básico ou até mesmo cancele o serviço, seu bolso agradece!

Organize a faxina da casa

Os custos para manter uma empregada doméstica aumentaram muito nos últimos anos e com cooperação e organização, você pode evitar esse gasto em seu orçamento. 

Por isso, uma das nossas dicas de como economizar no dia a dia é discutir com a sua família se esse gasto é realmente necessário.

Além disso, vocês podem se dividir para realizar as tarefas domésticas entre todos os familiares. 

Essa economia pode ser usada para pagar aquela tão sonhada viagem de férias. Além do mais, algumas responsabilidades da casa fazem bem para os filhos.

Como economizar dinheiro no dia-a-dia na alimentação

Comece o dia com um bom café da manhã 

Tomar um café da manhã completo, com pães, frutas e frios, além de fazer bem para a sua saúde e contribuir para começar o dia com mais disposição, ainda ajudará para ter um almoço mais leve. 

Essa dica é ótima, principalmente se você almoça fora todo dia, pois com certeza vai economizar muito no buffet.

Leve o seu almoço de casa

Outra maneira de como economizar dinheiro é levando de casa a sua refeição para o trabalho, caso não seja possível almoçar em casa.

Outra dica é aproveitar o fim de semana para preparar a comida da semana inteira e congelar. Assim fica bem mais fácil e barato.

Aproveite melhor os alimentos 

Aprender a cozinhar e fazer receitas que aproveitem os alimentos por completo, sem desperdício, é uma ótima forma de como economizar no dia-a-dia

O que sobrar de um prato que você preparou no almoço, por exemplo, pode virar um mexido ou uma torta para o jantar. 

As frutas podem ser utilizadas em sobremesas e doces caseiros, principalmente as cascas. Então, use sua criatividade para inovar o cardápio e ainda poupar!

Economizar dinheiro com o lazer e entretenimento 

Faça exercícios

Fazer atividades físicas não traz benefícios apenas para o seu corpo, mas também para o seu orçamento mensal

Afinal, quem leva uma vida saudável gasta menos com remédios e tratamentos médicos, concorda? Por isso, comece hoje mesmo a se exercitar!

Faça atividades físicas gratuitas

Decidiu seguir a dica anterior? Ótimo, temos mais uma de como juntar dinheiro em 6 meses ou mais! 

Saiba que você não precisar pagar mensalidade de uma academia para praticar exercícios ou aquelas aulas de pilates caríssimas. 

Correr no parque, andar de bicicleta, fazer abdominais, barra e outros exercícios em casa não custam nada e ainda ajudam a levar uma vida saudável.

Vá ao cinema no dia mais barato

Todos os cinemas têm um dia de promoção durante a semana e sendo assim, aproveite esses dias para assistir os filmes que lhe interessa.

Inclusive, nos dias de semana, as entradas costumam sair pela metade do preço e ainda há condições e pacotes especiais para assistir em família.

Aproveite eventos gratuitos 

Mais uma das nossas dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco é acompanhar o calendário de eventos na sua cidade.

Com toda certeza existem atrações gratuitas, como shows, dança, teatros, orquestras, feiras… Fique atento à agenda cultural local para se divertir gastando pouco ou nada.

Planeje as férias com antecedência 

É possível também saber como economizar dinheiro para viajar, principalmente na hora de comprar passagens e pacotes de viagem.

Então, planeje suas férias e pesquise os preços antes de comprar, pois com bastante antecedência você pode garantir melhores preços. 

Além disso, você também pode optar por passeios mais econômicos, em vez de grandes e caras viagens.

Faça parte de programa de vantagens

Cartões de crédito, companhias aéreas, postos de combustíveis, farmácias e muitos outros segmentos oferecem programas de fidelidade e vantagens.

Sendo assim, se você usa alguns destes serviços com frequência, vale a pena participar dos programas e aproveitar os benefícios oferecidos.

Seja mais caseiro(a)

Comer em restaurantes custa caro, principalmente para quem tem uma família numerosa. 

Por essa razão, uma das nossas dicas de como economizar no dia-a-dia é fazer reuniões em casa, assim como dar preferência para pratos mais econômicos. 

Deixe a ida ao restaurante apenas para ocasiões especiais, pois com toda a certeza é um gasto que pesa no orçamento do mês. 

Como economizar no dia-a-dia com transporte

Economize gasolina

Quer saber como juntar dinheiro rápido? Bom, comece a deixar o carro em casa, afinal existem outros meios de locomoção, como o transporte público ou a bicicleta. 

Mas, se não tiver jeito de abandonar o automóvel, assim que possível troque o seu modelo por um que consuma menos combustível. 

Existe ainda a possibilidade de dar carona para colegas que moram no caminho do trabalho, dividindo as despesas.

Porém, fique atento também para não ultrapassar os limites de velocidade, assim economiza-se com a gasolina e ainda evita as multas!

Faça manutenção regularmente

A manutenção do carro é um gasto que ninguém deve evitar e por isso, faça revisões, troque de óleo e o que mais for necessário.

Assim, além de prezar pela sua segurança e de sua família, você evita que o automóvel quebre, obrigando-o chamar um guincho. 

Aliás, dependendo da distância, um guincho pode custar muito mais caro do que a manutenção periódica.

Abasteça no início da manhã 

A gasolina tem um alto coeficiente de dilatação, ou seja, os líquidos aumentam o seu volume quando são aquecidos, mas mantêm sua massa. 

Mas, o que isso quer dizer? Bom, se ao abastecer você paga pelo volume e não pela massa de combustível, é mais vantajoso abastecer quando a massa de gasolina ocupa o menor volume possível, ou seja, no início da manhã, quando o dia está mais frio. 

Dicas de como economizar dinheiro em família

Conscientize seus filhos

Quanto antes você ensinar seus filhos sobre a importância de economizar, mais cedo ganhará um aliado para poupar. 

Sendo assim, fale com seus filhos e oriente-os para não deixar a TV ligada, apagar as luzes quando sair dos cômodos, não desperdiçar água, enfim.

Aprenda a dizer não

Antes de comprar qualquer coisa, pergunte para si mesmo se aquilo é realmente necessário, sendo esse um exercício de autocontrole fundamental para quem quer poupar. 

Então, se precisa saber como juntar dinheiro rápido ganhando pouco, entenda que necessita aprender a dizer não para seu(ua) parceiro(a), filhos e, principalmente, para si.

Conclusão

Viu só como é fácil economizar? Todo mundo pode aproveitar estas dicas e começar a poupar agora mesmo!

Por essa razão, comece a mudar sua atitude no dia a dia e acabe com aquela velha ideia de que nunca sobra dinheiro para guardar. 

Com essas dicas de como economizar dinheiro no dia-a-dia você verá que é possível sobrar dinheiro, sim, e que esse pode ser usado para comprar um carro, uma casa ou realizar o seu maior sonho. Então, mãos à obra e boa economia!