Como educar financeiramente os filhos?

educar financeiramente criancas

Educar financeiramente os filhos é importante para que eles não se tornem adultos que não sabem lidar com dinheiro.

Contudo, para que isso seja mais fácil para as crianças, o recomendado é abordar o assunto desde cedo dentro do âmbito familiar.

Ao conversar sobre finanças com os pequenos, as chances de eles crescerem mais responsáveis com relação ao dinheiro são grandes. 

Dessa forma, para ajudar, abaixo estão algumas dicas importantes sobre como educar financeiramente os filhos.

Logo, se você é mãe ou pai e ainda não pensou sobre o assunto, as recomendações abaixo serão bastante úteis. Confira!

Por que ensinar educação financeira aos filhos?

Só para se ter uma ideia, em junho de 2020, mais de 67% das famílias brasileiras estavam endividadas.

Portanto, esse é uma informação preocupante e que revela a necessidade da educação financeira urgente.

Afinal, todos os adultos endividados já foram crianças um dia e se tivessem entrado em contato com a importância de poupar desde cedo, dificilmente estariam passando por esse tipo de situação.

Ora, o brasileiro é mesmo uma população endividada e que tem poucas noções sobre o dinheiro.

No entanto, isso pode ser solucionado a partir do momento que se passa a educar financeiramente os filhos.

Assim, eles se tornarão adultos mais responsáveis sobre as suas finanças e não terão que lidar com esse tipo de situação de endividamento no futuro.

E como começar a educar financeiramente as crianças?

Agora que você já compreendeu a importância, abaixo estão algumas dicas importantes de como começar a educar financeiramente os seus filhos. Veja!

Converse sobre a mesada

A mesada ainda é a maneira mais tradicional e efetiva de inserir os filhos no mundo das finanças.

Isso porque, ela é uma excelente alternativa para ensinar as crianças a administrarem o dinheiro.

Além disso, a mesada ajuda especialmente no momento em que forem receber seu próprio salário, evitando que gastem todo o valor por impulso e em um curto espaço de tempo.

Desenvolva o hábito de fazer o registro dos gastos

É bem provável que você, como adulto, sabe que uma das principais recomendações para se organizar financeiramente é criar uma planilha e fazer a anotação de todos os gastos, certo?

Então, esse tipo de comportamento é também indicado para se educar financeiramente os filhos.

Portanto, encoraje as crianças a sempre anotarem as suas despesas da mesada como uma maneira de visualizarem melhor no final do mês o quanto eles conseguiram economizar e o que foi gasto.

Sem sombra de dúvidas esse será um aprendizado bastante importante para o futuro, uma vez que estimulará a criança a ter uma poupança.

Estabeleça objetivos claros

Além das dicas acima, outra recomendação bastante importante é estimular as crianças a realização os sonhos delas.

Caso a sua filha deseje uma boneca, por exemplo, busque incentivá-la a poupar o valor ou parte dele para a compra do brinquedo.

Assim, ao fazer isso, a criança sentirá na pele a vantagem de se organizar financeiramente e economizar.

Isso porque, no final de tudo, ela terá a boneca que desejou, conseguindo assim realizar aquele sonho com esforço e planejamento.

Delegue tarefas

Dê um dinheiro para o seu filho e peça que ele vá, por exemplo, comprar algo no supermercado e retorne com o troco ou, ao comprar um presente para ele, dê autonomia no momento de ir até o caixa fazer o pagamento.

Parecem coisas simples e que realmente são, mas que ajudam a criança a se sentir importante, já que é uma maneira de ele entrar em contato com as finanças pessoais.

Além disso, é uma forma de fazer com que ela tenha uma certa noção sobre o preço das coisas e assim será capaz de entender que sim, tudo tem um custo.

Em muitos casos, as crianças não dão valor as coisas simples, como a alimentação, por acreditarem que elas estiverem ali desde sempre.

Desse modo, ao compreender, mesmo que de maneira básica, sobre os custos e pequenas transações financeiras, o senso de responsabilidade é criado de forma positiva.

Ensine brincando

Educar financeiramente os filhos brincando é uma excelente dica para que eles aprenderem lidar melhor com o dinheiro.

Assim, aposte em jogos de tabuleiro que envolvem o mundo do dinheiro, como Banco Imobiliário ou Jogo da Vida, por exemplo.

Além disso, no caso do Banco Imobiliário, por exemplo, é uma excelente maneira de mostrar um pouco sobre investimentos e poupança.

Esteja receptível aos erros

E se o filho quiser gastar a mesada com algo que você não concorda? Tente não dar opiniões sobre o assunto! 

Pode ser complicado ver a criança utilizando o dinheiro com algo que você não considera interessante, mas até isso é importante para que ela aprenda a fazer as suas próprias escolhas.

Apesar das escolhas ruins, isso fará com que eles se policiem melhor nas outras vezes e amenizará a probabilidade de que cometam erros ao longo da vida adulta.

Conclusão

Essas são algumas das dicas importantes de como educar financeiramente os filhos e que você pode aplicar desde cedo, pois assim eles serão capazes de conquistarem seus objetivos mais facilmente quando adultos.

E aí, gostou das dicas? Então compartilhe com mais pessoas!