A economia doméstica engloba diversos conceitos de administração financeira, nutrição e até mesmo de educação. O seu objetivo é fazer com que as pessoas tenham consciência de seus hábitos financeiros e que possam poupar dinheiro e ainda evitar o desperdício.
Se você possui dificuldades para colocar a economia doméstica em prática, então o post de hoje é para você. Selecionamos algumas dicas com o objetivo de fazer com que você e sua família poupem um bom dinheiro e consuma de forma consciente.
Organize o orçamento familiar
Fazer um orçamento familiar é o primeiro passo para quem quer economizar! Isso pode dar um certo trabalho, mas o esforço será recompensador, já que você saberá tudo sobre a movimentação do seu dinheiro e, portanto, poderá saber onde a economia deve começar.
Sugerimos que seja utilizado uma planilha para fazer a organização. Pode ser em uma folha de papel, uma planilha eletrônica ou mesmo um aplicativo com essa função. Utilize a opção que for mais prática para você.
Na planilha, você deve registrar toda a movimentação financeira da sua família, ou seja, todas as receitas e gastos de cada um. Se for necessário, reúna a sua família para entender melhor os gastos de cada um. Lembre-se que para que haja uma boa economia doméstica, é preciso cooperação entre todos que moram na mesma casa.
Certifique-se de que nenhuma despesa deixe de ser registrada no orçamento. Para que haja uma boa organização, é necessário transparência e precisão.
Corte as despesas desnecessárias
Agora que todos os seus gastos estão registrados e você sabe como é a movimentação financeira da sua casa, chega a hora de analisar cada gasto para saber o que deve ser cortado.
Corte, preferencialmente, aqueles serviços que você assina e não utiliza, como TV por assinatura ou mesmo algum serviço de streaming.
Economia doméstica também implica em reduzir os gastos com supermercado e alimentação, além de buscar meios para gastar menos energia e água, para que as contas fiquem mais baratas. Falaremos detalhadamente sobre essas despesas mais adiante.
Gaste menos no supermercado
As compras domésticas no supermercado podem ser um dos maiores gastos do orçamento familiar. Por isso, economizar nas compras pode ser uma ótima ideia.
Primeiramente, faça uma lista com tudo que é preciso comprar. Mantenha o foque nos produtos que realmente são necessários. Além disso, tente experimentar marcas mais baratas, para garantir a economia.
Evite fazer compras quando estiver com fome. Se você ir com fome, poderá comprar alguma coisa desnecessária simplesmente por causa da vontade de comer. Fazer compras quando se está com pressa também é uma ideia ruim, já que a tendência é comprar sem olhar os preços com a devida atenção.
Reduza os gastos com alimentação
Um dos principais gastos presentes no orçamento das famílias brasileiras é, sem dúvida, a alimentação. Para começar a economizar, conheça os hábitos alimentares de sua família e compre apenas o que for realmente necessário.
Evite comer em restaurantes e tente comer em casa, assim você pode economizar um bom dinheiro. Se a sua rotina não permite que você almoce em casa, considere fazer uma marmita.
Outra dica valiosa é dar preferência às frutas e verduras colhidas na estação. Além de serem frescas, o seu custo é bem menor.
Economize energia e água
Algumas medidas simples devem ser tomadas para que as contas de luz e água fiquem mais baratas. A primeira dica é sempre deixar as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados apagadas. Você também pode utilizar lâmpadas mais econômicas, como é o caso das lâmpadas de LED.
Os chuveiros elétricos consomem muita energia, portanto, reduzir o tempo do banho pode ser uma boa para economizar tanto na energia quanto na água. Você também deve evitar deixar as torneiras abertas e deve verificar se há algum vazamento para economizar no consumo de água.
Além disso, busque meios para reaproveitar a água que você usa no seu dia a dia.
Pesquise antes de comprar
Antes de comprar qualquer coisa, sejam as compras no supermercado ou algum eletrodoméstico, faça uma pesquisa de preços, já que eles podem variar bastante de loja para loja.
Há inclusive sites especializados nesse tipo de pesquisa, o que pode deixar a busca mais fácil e rápida, contribuindo para economizar o seu tempo e os seus gastos domésticos.
Tenha metas
Traçar metas para serem atingidas com o dinheiro economizado pode ser um ótima incentivo para que haja economia doméstica. Essas metas devem ser de médio e de longo prazo, que podem envolver viagens e até mesmo um carro novo ou um imóvel.
Já que a economia doméstica implica em uma boa cooperação familiar, é ideal que todos as metas envolvam os desejos de toda a família.
Faça uma reserva de emergência
Parte do dinheiro economizado também deve ser investido em uma reserva de emergência. Para quem não sabe, a reserva é um fundo utilizado para cobrir as despesas causadas por algum imprevisto. A reserva de emergência evita que dívidas sejam feitas para suprir esses gastos.
O ideal é que a reserva financeira de sua família tenha o equivalente a pelo menos três meses do total de despesas.