Quando pensamos na economia brasileira, um dos fatores que mais influencia o mercado nacional e internacional é a política. Assim, em qualquer lugar do mundo, ano de eleição costuma representar bastante volatilidade na carteira dos investidores, bem como afeta os preços para os consumidores.
Por isso, seja você um assalariado (veja aqui o novo valor do salário mínimo em 2022) ou um investidor da poupança ou outra aplicação da renda fixa ou variável, saiba que precisa ficar atento ao mercado este ano.
Indiretamente, as candidaturas e as intenções de votos mexem com o bolso de todos os brasileiros, seja pelo aumento da inflação, variações no dólar, reajustes na Selic, enfim.
Então, continue conosco que vamos te mostrar como proteger seu dinheiro em ano de eleição, para fazer bons investimentos e sofrer o mínimo impacto possível!
Porque proteger seu dinheiro em ano de eleição?
Muitos brasileiros não sabem, mas sim, as eleições são um dos pontos que mais afetam a nossa carteira, seja na hora de gastar ou economizar dinheiro.
Segundo um relatório apresentado pelo Banco Bradesco, ações negociadas na bolsa de valores, taxas de juros incidentes e a cotação do dólar começam a apresentar mais variações a partir de maio do ano eleitoral.
É geralmente a partir deste período do ano em que as candidaturas são lançadas oficialmente e isso repercute na economia como um todo.
Inclusive, segundo os dados do Bradesco, a bolsa de valores costuma registrar queda acentuada até o final da corrida eleitoral.
Então, seja na renda fixa ou variável, saiba que de alguma forma você será influenciado e, dependendo das projeções de mercado, é preciso saber fazer escolhas assertivas, para evitar perder dinheiro, isto é, fazer investimentos que estarão com baixa rentabilidade.
Dicas para proteger seu dinheiro em ano de eleição
Agora que você já sabe por que deve ficar atento às flutuações do mercado neste ano de 2022, onde teremos eleição presidencial, continue conosco que te mostraremos como blindar os seus investimentos deste cenário, de acordo com dicas de especialistas financeiros! Aproveite!
1 – Diversifique na renda fixa
A renda fixa com a taxa Selic em alta está bem promissora, visto que é um tipo de investimento seguro e que tem boa remuneração.
Como a inflação no país continua em alta e a tendência é que não baixe em ano eleitoral, saiba que as aplicações da renda fixa continuarão bem valorizadas.
Por isso, a nossa dica para proteger seu dinheiro em ano eleitoral é diversificar sua carteira de ativos escolhendo alguns investimentos de renda fixa.
Boas sugestões, que estão com excelente rentabilidade são os títulos pós-fixados, tais como Tesouro Selic, Tesouro IPCA e CDB’s.
2 – Priorize títulos atrelados à inflação
Como mencionado, a inflação continuará alta, mesmo com o governo federal tomando medidas para tentar diminuir os preços no mercado.
Mas, ao contrário do que muitos brasileiros pensam, não é rentável deixar seu dinheiro aplicado na poupança, pois você literalmente perde dinheiro para a inflação, visto que a remuneração é menor que a inflação acumulada no ano.
Assim, a dica para proteger seu dinheiro em ano de eleição é dar prioridade aos investimentos atrelados à inflação, com vencimento em quatro anos, no caso dos pré-fixados.
Já no caso de investir nos pós-fixados, a sugestão dos especialistas é apostar nas aplicações com vencimento entre dois e quatro anos.
3 – Pense em negociar ativos no exterior
Outra forma para proteger seu dinheiro em ano de eleição é buscar investimentos negociados fora do Brasil.
Para isso, o aconselhado é investir através de BDR’s, fundos de BDR’s, fundos multimercados e ETF’s de índices globais, por exemplo.
E não pense que esse tipo de investimento é um bicho de sete cabeças, pois hoje em dia existem excelentes corretoras de valores capacitadas e até mesmo a custo zero para orientar os investidores iniciantes.
Além disso, os bancos digitais também estão trazendo opções de investimentos em seus aplicativos, como é o caso do Nubank que tem a plataforma Nu Invest e o Banco Inter que tem a Inter Invest para os seus clientes.
Conclusão
Prontinho, agora você já sabe como proteger seu dinheiro em ano de eleição, certo? Este é um ano de muito cuidado e atenção para os investidores, visto que a política estará influenciando muito a economia no país.
Então, seja para continuar investindo bem seu dinheiro ou começar a investir em 2022, siga as dicas aqui mencionadas para criar uma carteira protegida do risco eleitoral!