Saiu uma notícia hoje na mídia que chamou a atenção de muitos brasileiros, sobre uma possível volta do Auxílio Emergencial. Lembrando que o benefício foi encerrado em outubro, após sete meses de pagamento este ano.
A decisão de uma possível prorrogação do pagamento do auxílio foi dada a partir do Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que solicitou ao Ministério da Economia que consulte o Tribunal de Contas da União (TCU) para ver se há a possibilidade de pagamento.
A volta do Auxílio Emergencial em 2021 é estudada por meio de Medida Provisória (MP) e depende exclusivamente do aval do chefe do Poder Executivo e se caso for aprovada, tem vigência imediata.
Motivo da MP para a volta do Auxílio Emergencial
Após o fim das parcelas do auxílio, os planos do Governo Federal eram que a economia brasileira voltasse com força total devido o avanço da vacinação no Brasil, bem como começaria a ser feito o pagamento do Auxílio Brasil, o programa que substituiu o antigo Bolsa Família.
Contudo, sabe-se que o governo não tem verba para o orçamento do novo benefício, que terá o valor mensal de R$400,00.
Assim, para conseguir custear o pagamento do Auxílio Brasil, o Ministério da Economia está tendo que pleitear mudanças na correção do teto de gastos do governo, que não foi visto como positivo pela grande maioria dos políticos e investidores.
É diante deste cenário que surgiu a necessidade de estender novamente o pagamento do Auxílio Emergencial, tanto para não deixar o povo sem renda quanto por estratégia política, para que o governo tenha votos suficientes para aprovar a PEC dos Precatórios.
Segundo os defensores da volta do Auxílio Emergencial através de MP, seria possível a prorrogação do benefício, uma vez que não haveria mudança no teto de gastos do governo.
Então, se você recebeu o auxílio este ano, fique atento às notícias, pois o assunto está em pauta e logo sairá uma decisão!