10 passos rápidos para aumentar seu score de crédito

Precisa aumentar seu score de forma rápida e gratuita? Neste guia nós vamos te mostrar como turbinar a sua pontuação!

10 passos rápidos para aumentar seu score de crédito

Se tem uma coisa que tira o sono de muitos brasileiros é pensar sobre como aumentar o score de crédito, afinal, essa pontuação é avaliada em praticamente toda a nossa vida financeira.

É por meio do score que bancos e financeiras decidem se vão liberar um empréstimo a nós, se irão aprovar o financiamento tão sonhado, se nos concederão um cartão de crédito e com limite alto, se vamos poder parcelar nossas compras em determinada loja, enfim.

Por isso, se a sua pontuação está baixa e você quer turbiná-la, então veio ao lugar certo! Separamos 10 dicas de ouro que vão te ajudar a melhorar seu score de crédito em pouco tempo e o melhor, sem precisar pagar nada por isso! Vamos conferir?!

1 – Atualize seus dados

Um dos fatores mais importantes considerados pelos birôs de crédito são seus dados pessoais e financeiros, como a sua renda mensal, seu endereço, seu estado civil e etc.

Então, para aumentar seu score de crédito mais rápido, a dica é manter seus dados sempre atualizados nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.

2 – Quite as dívidas pendentes

Com o novo Score Serasa 2.0, os bons hábitos estão pesando mais do que os maus hábitos.
Por exemplo, você ganha mais pontos por pagar suas contas em dia do que perde se contrair dívidas.

Assim, para acelerar o aumento do seu score de crédito, a dica é quitar os débitos o quanto antes, pois contará mais pontos para você.

Para a quitação das suas dívidas, a regra é sempre a mesma: negociar e regularizar a situação e de preferência fazendo acordo pagando os juros.

Isso porque se o valor do acordo for baixo, você entrará em um status de quitação com perda, e dificilmente irá obter um novo crédito nessa instituição.

3 – Tenha contas em seu nome

Ter uma ou mais contas de consumo próprio em seu nome é importantíssimo para aumentar o score de crédito.

Isso mostra aos birôs de crédito que você paga suas contas em dia e também é uma forma de comprovar seu endereço (que influencia na nota).

Então, busque registrar em seu nome e no seu atual endereço pelo menos uma conta básica, como a conta de luz, água, telefone, internet e etc.

4 – Abra e movimente o seu Cadastro Positivo

Participando do Cadastro Positivo, suas informações sobre pagamentos que você realizou ficarão disponíveis na hora da consulta em seu CPF e isso pode aumentar seu score.

Além disso, lembre-se de que não basta apenas criar seu cadastro, é preciso movimentá-lo, ou seja, registrar seus pagamentos lá.

5 – Faça a limpeza de consultas em seu CPF

Um CPF com histórico de muitas consultas é visto de uma maneira negativa e pode impactar na pontuação do seu score.

Quanto mais consultas forem realizadas em seu CPF, mais os birôs entendem que você está solicitando crédito no mercado, o que pode ser um alerta de que está com as finanças sem controle.

Por isso, para aumentar sua pontuação de crédito, o ideal é entrar em contato com o birô e pedir uma limpeza nas consultas em seu CPF.

6 – Use o cartão de crédito de forma sábia

Muitas pessoas acreditam que quanto mais cartões de crédito na carteira melhor e que quanto maior o valor da fatura, mais o score vai aumentar, mas não é bem assim.

O ideal é ter, no máximo, três cartões ativos em seu nome e fazer compras com moderação, para não atrasar o pagamento da fatura do cartão, entrar no crédito rotativo ou até mesmo acabar se endividando.

7 – Tenha crediário em lojas

Fazer um crediário em lojas como Magazine, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Carrefour e etc. pode ser bom para aumentar o seu score.

Cartão de Crédito

Magazine Luiza

  • Com Cashback
  • Sem anuidade
VER COMO SOLICITAR

Normalmente, essas lojas aceitam abrir crediário para quem tem score baixo e, conforme você for comprando e pagando tudo em dia, seu score voltará a subir.

8 – Coloque seu CPF em compras

Informar sempre seu CPF em compras, seja em mercados, postos, lojas e farmácia vai ajudar a aumentar sua pontuação, pois movimenta seu histórico de compras.

Além disso, poucas pessoas sabem, mas incluir o CPF na nota fiscal pode ser muito vantajoso para o bolso, pois muitos estados brasileiros têm programas de benefícios, como sorteios em dinheiro, prêmios, descontos em IPVA e IPTU e muito mais.

9 – Só solicite crédito quando necessário

Pedir empréstimos com frequência ou tentar aumentar o limite do cartão todos os meses pode ser péssimo para quem está tentando aumentar o score de crédito.

Isso porque os birôs de crédito na hora de avaliarem sua pontuação, entendem que se você está precisando de mais dinheiro, é sinal que não está com as finanças em dia, ou seja, está correndo o risco de se endividar.

Por essa razão, só solicite crédito no mercado quando realmente for necessário, como no caso de ter um imprevisto financeiro e precisar de dinheiro extra para cobrir uma despesa de emergência.

10 – Pense na situação financeira da sua família

Se você é casado(a) e seu cônjuge está com o nome sujo, então, saiba que infelizmente isso pode prejudicar o seu score.

Por isso, o ideal é que ambos entrem nesse projeto de melhorar a nota de crédito juntos, isto é, ambos quitem as dívidas, paguem suas contas em dia, informem endereços iguais e etc.

Conclusão

O score de crédito é uma ferramenta poderosa para nos ajudar a ter crédito no mercado e não só isso, pois quanto maior for a sua nota, menores serão as taxas de juros cobradas de você.

Então, se preocupe em manter a sua pontuação pelo menos na faixa entre 600 e 800 pontos, pois assim terá mais facilidade em aprovar pedidos de crédito e sem pagar juros altíssimos!