Empréstimo consignado INSS poderá exigir confirmação por biometria

Medida de usar biometria para a contratação de empréstimo consignado INSS irá beneficiar os consumidores e evitará a solicitação de crédito não autorizada!

agência do INSS e pessoas na frente esperando a entrada
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta quinta-feira (24 de junho) que está estudando a possibilidade da utilização de biometria durante as contratações de empréstimo consignado INSS.

A medida é uma forma encontrada para diminuir o assédio que vem sendo praticado pelas instituições financeiras e correspondentes bancários do mercado, que, frequentemente, acabam disponibilizando linhas de crédito consignado sem que o cliente tenha solicitado

Esse problema acontece principalmente porque instituições financeiras e bancárias têm acesso não autorizado aos dados dos beneficiários do INSS, como aposentados, pensionistas, militares e funcionários públicos, por exemplo.

Assim, Leonardo José Rolim Guimarães, presidente do INSS, acredita que com o uso de tecnologia biométrica esse tipo de desconforto e problema diminua consideravelmente, evitando consequentemente o vazamento de informações da previdência social.

Uso de biometria para contratar empréstimo consignado INSS

A proposta da necessidade da utilização de biometria durante a contratação de empréstimos consignados foi lançada durante uma audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, pelo próprio presidente do instituto.

Durante a reunião, os parlamentares da Câmara deram como exemplo os casos em que o sistema telemarketing de algumas instituições bancárias acabaram sabendo de surpresa sobre a concessão de aposentadorias, inclusive, antes mesmo que os próprios beneficiários contemplados pelo INSS. 

Esse é um exemplo clássico, e preocupante, do assédio que essas pessoas vêm sofrendo, tendo informações confidenciais vazadas.

Assim, a melhor solução encontrada no momento para proteger os beneficiários do INSS nesses casos é o uso da biometria, que atualmente já é utilizada para fazer a prova de vida.

Assim, será obrigatório que o aposentado, pensionista, militar ou servidor público confirme o empréstimo consignado.

O que diz o Banco Central?

De acordo com Francisco José Barbosa da Silveira, chefe adjunto do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central, no ano passado teve-se um grande aumento no número de reclamações relativas aos empréstimos consignados.

Grande parte disso foi devido ao novo limite para empréstimo consignado INSS, que aumentou 5% em 1° de outubro de 2020.

Assim, com esse aumento na margem do consignado (35%), tanto a oferta quanto à demanda no mercado cresceu, ou seja, mais instituições oferecendo e mais pessoas contratando.

Esse “aquecimento” no mercado trouxe alguns problemas e um deles foi exatamente essa ampla divulgação dos dados dos beneficiários, fazendo com que as instituições fiquem oferecendo incessantemente a linha de crédito.

Com isso, muitas pessoas acabam contratando o empréstimo sem precisarem, devido à pressão da oferta constante…

Inclusive, há casos em que a instituição financeira faz o empréstimo sem a aprovação do beneficiário do INSS, o que é mais grave ainda.

Nesses casos, o Banco Central alerta que é uma estratégia para ganhar mais dinheiro em cima do consumidor, pois os vendedores das financeiras fazem o empréstimo consignado sem autorização, depois solicitam o cancelamento, para que possam substituí-lo por outro, somente para receber novamente a comissão.

Mas, saiba que, se você não reconhecer o empréstimo consignado ou quiser desistir da contratação (prazo de até 7 dias), pode solicitar à instituição financeira o cancelamento, sem qualquer custo.

Além disso, se o correspondente bancário praticar tal ato, saiba que você pode pedir o bloqueio parcial ou total de atividades da empresa, bem como a aplicação de multa indenizatória.

Por isso, o Banco Central acredita que com a implementação da leitura biométrica como obrigatoriedade para a contratação de um empréstimo consignado INSS, o número de reclamações sobre esse tipo de situação irá diminuir drasticamente.

Além disso, a medida trará mais segurança ao procedimento, principalmente ao empréstimo consignado INSS online.

Mas, na dúvida, para não passar por esse tipo de situação, se precisar solicitar crédito consignado no mercado, escolha empresas confiáveis, que ofereçam condições de pagamento justas e transparentes. 

DESCOBRIR O EMPRÉSTIMO IDEAL