Uma das maiores dificuldades de quem tem o próprio negócio é como comprovar renda sendo autônomo, afinal, os brasileiros que trabalham por conta própria não contam com um contracheque para comprovar seus ganhos mensais e muito menos com a carteira de trabalho assinada para mostrar, certo?
E por mais que no seu cotidiano você nem note a necessidade da comprovação de renda, saiba que para ter crédito no mercado é fundamental. Por exemplo, quando for solicitar um empréstimo, pedir um cartão de crédito, dar entrada no pedido do financiamento imobiliário ou até mesmo alugar um imóvel, em todos esses casos você precisa apresentar um comprovante de ganhos.
Isso porque os bancos e financeiras, normalmente, pedem o comprovante de renda como uma maneira de garantir de que você será capaz de pagar o crédito solicitado ou as prestações assumidas.
Além disso, o comprovante de rendimentos é importante para estabelecer o limite de crédito disponível, já que, na maioria dos casos, o crédito liberado não pode comprometer mais do que 30% do seus ganhos mensais, até mesmo porque se o valor da prestação for muito alta, as chances de se endividar são grandes.
Mas, então, como comprovar minha renda sendo autônomo? Bom, ao contrário do que muitos pensam, não é difícil comprovar seus ganhos. Por mais que você não tenha um contracheque, patrão ou uma renda fixa vinculada ao seu CPF, ainda assim é possível comprovar que você tem capacidade para pagar as contas que assumir!
3 dicas rápidas e fáceis de como comprovar renda sendo autônomo
Chega de se desesperar com relação a como ter comprovante de renda sendo autônomo, pois as instituições bancárias e financeiras podem lhe querer como cliente mesmo que trabalhe por conta própria, sendo MEI (Microempreendedor Individual) ou não.
Então, para que você não passe mais por esse tipo de “perrengue financeiro”, listaremos a seguir três maneiras simples de como comprovar renda sendo autônomo, para que mostre exatamente o quanto ganha por mês, mesmo sendo um profissional liberal! Confira!
1. Mostre seus extratos bancários
Mesmo que você tenha seu próprio negócio e esse não esteja regularizado como microempresa (MEI), ao menos uma conta bancária você tem, certo?
Sendo assim, uma das maneiras mais rápidas de comprovar seus rendimentos é utilizando o extrato bancário da sua conta.
Caso você receba boa parte do pagamento de seus clientes em dinheiro e não por depósito bancário, a dica é sempre depositar o valor em sua conta, justamente para que o banco conheça o quanto entra na sua conta todo o mês.
Assim, por meio da média de movimentação em dinheiro em sua conta corrente nos últimos seis meses será possível calcular qual é a sua renda e assim comprovar a sua capacidade de pagamento.
2. Comece a declarar seu imposto de renda, mesmo que seja isento
Uma ótima forma de como ter comprovante de renda sendo autônomo é fazendo a declaração anual do imposto de renda.
- Imposto de renda para iniciantes: 13 pontos que você precisa saber
- Desempregado Deve Fazer A Declaração Do Imposto De Renda?
O imposto de renda é a maneira perfeita de comprovar a sua situação financeira, pois mostra tanto os seus rendimentos quanto o seu poder de compra, já que você deve anexar comprovantes de despesas feitas no ano.
Por isso, mesmo que você não tenha renda suficiente para pagar o imposto (R$ 28.559,70 ao ano), ainda assim é interessante declarar o IR.
Essa tática é boa tanto para o melhor controle de suas finanças quanto para servir como comprovação de renda.
Contudo, atenção, pois a declaração do imposto de renda não serve para comprovação no caso de empréstimos.
Isso porque o IR é sempre declarado de um ano para o outro e quem trabalha por conta própria pode ver seu faturamento cair em poucos meses, não é mesmo?
Mas, de modo geral, dependendo da modalidade e do valor de crédito que você está solicitando, é um bom recurso para comprovar a renda.
3. Apresente contratos e recibos
Por fim, nossa última dica de como comprovar renda sendo autônomo é através de seus recibos de pagamento e contratos firmados em seu nome.
Esses comprovantes podem ser utilizado para mostrar qual é a sua renda média mensal, como para provar que você é um bom pagador.
Inclusive, emitir notas fiscais é bem útil nesses casos, pois é um documento que deixa o seu negócio mais sólido.
Então, se você tem contratos, recibos de pagamento assinados ou notas fiscais de seus clientes, pode usar tranquilamente para comprovar renda.
Conclusão
Portanto, com essas três formas de como ter comprovante de renda sendo autônomo, esperamos que a desculpa de não ter renda fixa não seja mais usada como empecilho para conquistar seus planos, certo?
Por mais que trabalhar de forma liberal seja uma missão e tanto no dia-a-dia, com muito trabalho e poucas garantias, ainda assim tem suas vantagens!
Então, agora que você já sabe como comprovar renda sendo autônomo, comece a usar essas dicas para ter crédito no mercado!