Em momentos de inflação em alta é preciso saber como economizar na alimentação, afinal, não tem salário que dê conta de tanta despesa, não é mesmo? E para piorar a situação, além dos gastos com supermercado, temos a conta de luz que está um absurdo, o aluguel que virou um pesadelo, o preço do combustível que tem novos reajustes a cada semana, enfim.
E nesse sentido, os gastos com comida aumentaram quase 20% no último ano. Inclusive, segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, o preço dos alimentos subiu muito mais rápido aqui no Brasil do que comparado a outros países ao redor do mundo, ou seja, um problema e tanto no orçamento dos brasileiros.
Assim, com tudo mais caro, milhões de pessoas desempregadas e outras milhares com renda reduzida fica cada vez mais difícil botar comida na mesa. De acordo com pesquisas do IBGE, 30% das famílias brasileiras estão vivendo atualmente com algum nível de insegurança alimentar, isto é, não tendo dinheiro para comprar comida.
Então, saber como economizar dinheiro no supermercado é fundamental, tanto para quem tem pouca grana e não consegue comprar tudo, quanto para quem está precisando diminuir essa despesa no orçamento para sobrar mais dinheiro para pagar outras contas.
Não sabe como economizar na comida? Fique tranquilo, pois preparamos este guia completo para você! Confira a seguir como aproveitar melhor seu dinheiro na hora de ir às compras, ou seja, como diminuir um pouco a conta quando for ao supermercado para comprar comida, na feira para aproveitar o dia da hora, enfim! Vamos lá?!
Para saber como economizar na alimentação é preciso fazer a gestão da sua dispensa
O primeiro passo e grande dica de como cortar gastos e economizar dinheiro com a alimentação é fazer um balanço na sua dispensa. Isso significa que antes de ir às compras, você deve saber exatamente o que precisa comprar e a quantidade, sem exageros.
Um erro comum dos brasileiros é fazer grandes estoques de comida, aproveitando promoções. Mas, dependendo do alimento, talvez seja mais interessante comprar apenas o que você irá consumir de imediato, visto que algumas opções entram em oferta praticamente toda a semana, como açúcar, café, feijão, entre outros.
Então, vá até sua despensa ou armário onde guarda os alimentos e faça uma lista do que precisa comprar no momento.
Lembrando que o ideal é ir ao supermercado a cada 15 dias, pois ir toda a semana é um gatilho para cair em tentação e acabar gastando mais.
Com uma lista de compras é muito mais fácil se controlar e saber como economizar dinheiro no supermercado, pois você só irá comprar o necessário.
Inclusive, se a grande maioria dos brasileiros agissem dessa forma, a inflação sobre o preço dos alimentos seria menor.
O motivo é simples: quando o consumidor deixa de comprar certos produtos ou diminui o valor gasto no estabelecimento, automaticamente, o supermercado entende como uma retração na economia e se vê obrigado a buscar estratégias para aumentar seu faturamento, seja criando promoções mais interessantes, oferecendo marcas alternativas de menor preço ou até mesmo diminuindo o preço cobrado nos produtos.
É matemática básica, é a lei da oferta e da demanda. Se a oferta está alta, a demanda diminui. Mas, se a demanda cai muito, somos obrigados a melhorar a oferta.
Comprar em atacado é mais interessante para o seu bolso
Supermercados que vendem por atacado, normalmente, conseguem diminuir bastante o preço dos alimentos.
Assim, a segunda dica de como economizar na alimentação é mudar o local onde você está comprando, dando preferência para redes de atacado.
Isso porque comprando em grande quantidade você consegue aliviar o aumento dos preços, economizando na hora de pagar a conta.
Mas, lembre-se de sempre comprar com moderação, pois estocar produtos que você não consome com tanta frequência pode ser um tiro no pé.
Além disso, lembre-se da lei da oferta e demanda. Se todo mundo começar a estocar arroz, o mercado irá entender que o produto está em alta e consequentemente elevará o preço nas prateleiras.
Para isso, o ideal é comprar por atacado quanto o preço cobrado realmente for interessante e caso seja demais para o consumo da sua família, uma boa alternativa é dividir a compra com amigos ou parentes.
Por exemplo, se comprando 10 quilos de açúcar no fardo você economiza cerca de R$5,00, mas só consome 4 quilos por mês, compre em conjunto com outras pessoas e dividam o valor por igual, todos saem ganhando.
Para saber como economizar na alimentação é fundamental analisar suas prioridades
Tem gente que não passa um santo dia sem comer carne durante as refeições, assim como existem pessoas que só compram determinado item de uma marca famosa e até mesmo quem compra alimentos que ficam guardados meses e meses no armário na espera de fazer aquela receita que viu na internet…
Esses podem ser péssimos hábitos de consumo e com certeza saber como economizar no dia-a-dia inclui fazer uma revisão nisso.
Para realmente saber como economizar dinheiro no supermercado é preciso abrir mão de algumas “manias e luxos”.
Por exemplo, os produtos importados sofreram reajuste este ano devido ao alto valor do dólar, assim como os alimentos de marcas conhecidas.
Por isso, para sobrar mais dinheiro, comece a pensar em trocar alguns produtos por marcas mais baratas e por alimentos nacionais e que estejam em época de safra.
Tempos de inflação em alta é necessário ser mais flexível e adaptar o seu padrão de consumo, pois caso contrário o seu salário não dará conta de todas as despesas.
Sendo assim, avalia suas prioridades. Você prefere comprar aquele iogurte grego todos os dias e não ter como pagar a conta de luz ou acha melhor diminuir o consumo ou trocar por um mais barato e sobrar mais dinheiro para pagar as contas?
Fique de olho nas ofertas e promoções
Com a atual crise, onde grande parte dos brasileiros está apenas sobrevivendo, isto é, comprando o básico para viver, muitos produtos estão empacados nas prateleiras.
Para evitar esse tipo de situação, os supermercados estão apostando em promoções e ofertas exclusivas.
Por isso, a dica de como economizar na alimentação é ficar atento, para conseguir comprar alguns itens com um preço mais acessível.
E nesse sentido, vale de tudo, desde ofertas que são disponibilizadas apenas em aplicativos do estabelecimento até programas de fidelidade e cashback.
Inclusive, muitos supermercados estão adotando o sistema de acúmulo de pontos para o consumidor.
Assim, quanto mais você compra no super, mais pontos junta e depois consegue trocar por produtos na loja com descontos especiais.
Então, procure fazer suas compras em supermercados e estabelecimentos que ofereçam boas vantagens para seu bolso.
Além disso, aproveite os dias promocionais, como dia da horta, dia do pão, dia da carne, pois estes oferecem preços mais em conta.
Conclusão
Portanto, agora você já sabe como economizar na comida, certo? Pode ser pouca diferença, mas com certeza sua carteira agradecerá.
Aproveite essas dicas para poupar seu dinheiro com a alimentação, que é uma despesa necessária, mas que está pesando no orçamento devido a alta da inflação!