Todo mundo sabe que a educação financeira é o pilar básico para uma vida próspera, não é mesmo? Bom, quando temos controle de nosso dinheiro tudo fica mais fácil, as chances de se endividar diminuem, conquistamos mais planos, investimentos mais em nossa qualidade de vida em médio e longo prazo, enfim, temos mais realizações.
O problema é que mesmo sabendo disso tudo, no dia-a-dia, milhares de brasileiros ainda encontram dificuldades em organizar suas finanças, seja por pouco conhecimento ou simplesmente por já estarem sufocados “até o pescoço” com contas e dívidas.
Mas, saiba que é possível sim transformar a sua vida financeira, isto é, sair do vermelho e começar a adquirir tudo o que deseja, mesmo ganhando pouco. Qual o segredo? A boa e velha educação financeira… Isso mesmo, aquelas boas práticas que não nos ensinam na escola sobre como gastar nossos recursos.
Então, para que você dê um fim nesse desespero de ficar contando as moedinhas para chegar ao final do mês com algum dinheiro na carteira, preparamos este guia com 5 benefícios maravilhosos, mostrando tudo que a educação financeira pode fazer em nossa vida e na das pessoas à nossa volta! Vamos conferir?!
1. Ter educação financeira é não trabalhar só para pagar contas
Quem é escravo do dinheiro, se vê todo o mês em um beco sem saída, onde antes mesmo de ter o salário depositado na conta, já está com grande parte dele comprometido para pagar os gastos mensais.
Só que quando vivemos nesse estilo de vida, gastando mais do que realmente ganhamos, acabamos tendo que trabalhar somente para pagar as contas e isso é péssimo, pois é sinônimo de infelicidade e desânimo, deixando a vida pesada e sem sentido, não é mesmo?
Mas, isso pode mudar, pois com bons hábitos de educação financeira, você pode adquirir conhecimento para prosperar.
E, conhecimento sobre dinheiro leva ao desenvolvimento da inteligência financeira, que é quando aprendemos a lidar com o dinheiro.
Quando isso acontece, nos tornamos uma pessoa muito mais feliz e realizada, tanto pessoal quanto financeiramente.
2. Equilíbrio financeiro nos dá mais liberdade de escolha
No momento em que você possui uma estratégia de organização financeira pessoal, passa a ter mais liberdade de escolha.
Ou seja, deixa de viver o tempo todo preocupado com as contas que não estão batendo, pode deixar um emprego que não lhe faz feliz e pode ter uma qualidade de vida melhor, tanto para você quanto para sua família.
Então, ter uma vida financeira estável nos permite ter condições para desfrutar de uma vida cheia de possibilidades.
É simples, basta pensar o que você faria se tivesse R$1.000,00 sobrando… Com certeza faria uma viagem, investiria no futuro ou simplesmente iria comprar algo que deseja há tanto tempo.
Tudo isso podemos, mas só quando enxergamos a importância da educação financeira.
3. Quem tem controle de seu dinheiro pode fazer o bem com mais frequência
Há uma crença muito equivocada de que o dinheiro é algo “sujo” e não confiável… Bom, em algumas situações, o dinheiro realmente pode ser usado para fins indevidos.
Entretanto, o dinheiro também pode ser usado para fazer o bem, e essa é uma vantagem que apenas aqueles que são organizados financeiramente possuem.
Quando a nossa vida financeira vai bem, tendemos a ser mais realizados e consequentemente a pensar mais em ajudar o próximo.
Então, seja fazendo doações, comprando produtos e serviços de amigos ou emprestando dinheiro a quem amamos, estamos fazendo um bem comum.
Esse tipo de atitude e generosidade traz benefícios valiosos não só a quem recebe, mas a quem doa também.
Há uma energia impressionante por trás do ato de doar que faz com que o dinheiro circule e volte ao doador em maior quantia!
Inclusive, diversas pessoas que doam com frequência alegam terem testemunhado esse tipo de efeito tão benéfico.
4. Educação financeira nos possibilita realizar sonhos e objetivos
Todas as pessoas possuem sonhos e metas pessoais, não é mesmo? No caso dos brasileiros, os maiores sonhos são:
- Conquistar a casa própria;
- Ter um veículo próprio;
- Viajar com frequência;
- Ter liberdade financeira;
- Ter mais qualidade de vida.
Bom, tudo isso é possível, desde que você se preocupe em ter uma boa educação financeira.
Agora, se você não tiver controle de seu dinheiro, aí só verá problemas ao invés de soluções…
Então, não gaste mais do que ganha, siga um planejamento financeiro, procure criar uma reserva de emergência e até mesmo fazer investimentos para o futuro.
Seguindo essas dicas, sua vida financeira será mais saudável e a realização de seus sonhos e objetivos terá mais chances de acontecer.
Sendo assim, tenha em mente que com foco na sua felicidade, todas essas possibilidades podem se concretizar.
5. Organização nas finanças nos dá estratégias para a prosperidade
Com inteligência financeira, é possível desenvolver uma estratégia de relacionamento com o dinheiro completamente diferente, o que traz prosperidade.
Basicamente, temos o seguinte ciclo na vida quando somos bem educados financeiramente:
- Nos dedicamos mais ao trabalho, pois somos realizados no que fazemos e queremos crescer e ganhar mais dinheiro;
- Começamos a ter um consumo de qualidade, no qual a qualidade de vida está à frente de qualquer status, ou seja, comprar por prazer e não por pressão;
- Por fim, nos estimulamos mais a realizar nossos sonhos e objetivos, com a construção de uma renda futura que garante maior liberdade financeira.
Portanto, esperamos que com esses cinco benefícios você tenha conseguido perceber a importância da educação financeira em nossas vidas.
Não é sobre como gastar dinheiro, mas sim como! Pense: Onde você quer estar daqui há 10 anos? Será que com as atitudes que tem hoje em dia, conseguirá chegar onde deseja?
Se a resposta for não, então é hora de mudar! Não deixe para amanhã, tudo aquilo que você pode começar a conquistar agora mesmo!
Então, se inspire nesses benefícios e comece a planejar o seu futuro, pois tudo depende somente de você!