Para quem está começando a investir (principalmente nos investimentos em renda variável), é fundamental saber como escolher uma corretora de valores, já que será ela quem irá administrar o seu dinheiro e fazê-lo se multiplicar, concorda?
Mas, na prática essa escolha não é tão fácil assim, uma vez que o assunto gera muitas dúvidas, especialmente com relação à segurança de seu dinheiro, pois você vai confiar seu capital e seus investimentos à uma instituição que não conhece.
E para piorar ainda mais a situação e nos deixar mais confusos, hoje em dia o que não faltam por aí são opções de corretora de valores no Brasil, surgindo cada vez mais novos nomes no mercado, com promessas diferentes e funcionalidades tentadoras…
Por isso, é preciso analisar bem todas as opções antes de decidir qual é a melhor corretora de valores para você e para sua sua carteira, justamente para ter cuidado na hora de confiar seu patrimônio a alguém, seja com relação ao risco de cair em golpes ou até mesmo para não fazer péssimos investimentos e perder seu tempo e dinheiro.
Então, para lhe ajudar nessa missão, separamos quatro pontos que você deve analisar para saber exatamente como escolher uma boa corretora de valores, isto é, que cobre as menores taxas possíveis, lhe transmita confiança e claro, faça seu dinheiro se multiplicar! Vamos conferir?!
Guia completo de como escolher a sua corretora de valores
Antes de começarmos a apontar os quatro segredos, é preciso entender o que é uma corretora de valores, certo? Bom, podemos dizer que uma corretora é uma empresa que atua no mercado financeiro, intermediando a compra e venda de ativos, negociando-os na bolsa de valores.
Em uma comparação mais clara, podemos dizer que uma corretora é o garçom dos seus investimentos, ou seja, quem irá lhe servir para ter a melhor experiência possível.
São as corretoras de valores que se encarregam de escolher os melhores investimentos para aplicar seu dinheiro, sempre visando um risco tolerável e uma boa rentabilidade.
Mas, uma coisa que poucos investidores iniciantes sabem é que o dinheiro investido não fica com a corretora.
Isso gera uma maior segurança, uma vez que seu capital ficará em posse de outras instituições, que têm várias regrinhas de segurança e proteção a seguir.
Então, agora que você já sabe como funciona a corretora de valores, é hora de aprender como escolher a melhor para o seu bolso!
Segredo número 1: Fiscalização e alerta
Até pouco tempo atrás, as corretoras eram empresas ligadas a muitos problemas, mas saiba que hoje em dia o mercado está bastante seguro e regulamentado.
Inclusive, é a própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quem fiscaliza as negociações e alerta os investidores brasileiros caso encontre alguma irregularidade com seu dinheiro.
Além disso, a busca por qual a corretora de valores mais segura meio que “obriga” essas instituições a andarem na linha.
Isso porque a concorrência é esmagadora e sendo assim, as corretoras sem preocupam em trazer o melhor serviço com o menor custo.
E graças a essa concorrência também que temos diversas opções de corretora de valores gratuita, no qual muitas deixaram de cobrar as famosas taxas de administração por causa dessa competição.
Mas, como saber se a corretora de valores é confiável? Basta pesquisar na internet, pois com certeza as melhores irão apresentar dados confiáveis e que comprovem sua reputação.
Segredo número 2: Diminuição de taxas
Hoje em dia é comum encontrar corretoras de valores que não cobram taxas para você investir seu dinheiro, principalmente nas aplicações em renda fixa.
Inclusive, muitos bancos estão deixando as taxas de lado, justamente para evitar a perda de investidores e assim, a concorrência aumenta.
Por essa razão, se você encontrar uma corretora que foge desse padrão, nem cogite a ideia de investir seu dinheiro com ela.
Um bom exemplo de que essa estratégia se aplica no mercado no dia-a-dia é com relação as corretoras de valores que não cobram mais as taxas de corretagem em investimentos como fundos imobiliários e ações.
- Fundos imobiliários: vantagens desse investimento e cuidados a tomar
- Vantagens que nunca lhe contam sobre investir em ações
Esse é um ótimo benefício para quem não tem muito dinheiro para investir, então avalie todas essas taxinhas na hora de escolher.
Segredo número 3: Objetivos financeiros
Quando for procurar a melhor corretora de valores para pequenos investidores, além de boa reputação no mercado e cobrar o menos de taxa possível, você deve avaliar se os seus objetivos são os mesmos da corretora em questão.
Isso porque, geralmente, cada corretora de valores foca em um determinado grupo de investidores, ou seja, indiretamente acaba delimitando o tipo de investimento.
Por exemplo, algumas corretoras trabalham apenas com o sistema Day Trade, que é a compra e venda de ações em um curto espaço de tempo.
Com isso, essas instituições oferecem taxas mais baixas para a corretagem no mercado de ações e em muitos casos zeram as taxas.
Contudo, normalmente, a plataforma dessas corretoras (conhecidas como Home Broker, é mais complicada de mexer.
Via regra geral, podemos fazer uma comparação entre a classe executiva com a econômica do avião, ou seja, onde se investe mais, se tem uma melhor experiência.
Pensando nisso, a melhor corretora de valores para investidores iniciantes é aquela que não cobra taxas de administração, porque é o momento de você levantar capital.
Mas, após começar a ter sucesso em seus investimentos, é interessante procurar uma corretora mais completa, mesmo que isso inclua pagar taxas.
Contudo, sempre escolhendo aquele que tem investimentos que se encaixem em seu perfil de investidor.
Segredo número 4: Disponibilidade de produtos
Na hora de procurar saber como escolher uma boa corretora de valores, outro segredinho é avaliar seus produtos disponíveis.
Há corretoras que destacam mais os investimentos em renda fixa, como os CDB’s. Já outras preferem trabalhar com renda variável, como com ações e fundos.
- CDB: Aprenda Tudo Sobre Esse Investimento De Renda Fixa
- Investir Em Ações: O Seu Passo A Passo Imperdível
E, para lhe ajudar a encontrar as melhores opções de investimentos para seus sonhos, conte com sites e aplicativos para visualizar as aplicações oferecidos pelas corretoras.
Uma boa dica nesse sentido é o site do Tesouro Direto. Nele você pode procurar a corretora ideal para seu perfil.
No site você tem acesso à uma lista com todas as corretoras de valores habilitadas pelo Tesouro Nacional, bem como as 10 instituições que mais têm negociações de títulos do tesouro.
Prontinho, esses são os quatros segredos na hora de saber como escolher uma corretora de valores!
Agora você já sabe como escolher sua corretora de valores, podendo assim contar com uma instituição que lhe ofereça o máximo de vantagem possível!