De acordo com dados do Datafolha, cerca de 42% dos brasileiros economicamente ativos investem seu dinheiro em algum produto financeiro, sendo a caderneta de poupança a principal aplicação dos investidores aqui no país, representando 88% dos investimentos. Depois, 6% investem em planos de previdência privada, 5% em títulos privados (como debêntures) e 4% em fundos de investimento. Mas, e quanto a você, qual é o seu perfil de investidor?
Bom, conhecer o perfil de cada investidor é muito importante no mercado financeiro, visto que cada um tem características específicas e consequentemente tipos de investimentos mais recomendados. Por exemplo, se você tem uma pequena reserva de emergência, provavelmente, não investirá todo o seu dinheiro em investimentos de renda variável, como em ações, não é mesmo? Isso porque, por mais que a rentabilidade seja maior, os riscos também são.
Além disso, quando falamos em “poupança”, logo nos vem à mente a imagem da conta de poupança, que é a forma mais comum de se guardar dinheiro, mas essa não é a única. Existem numerosas maneiras de guardar nosso dinheiro, de protegê-lo contra a corrosão inflacionaria e, ainda, ganhar juros pelas aplicações que fizermos.
No mercado, quando estamos guardando dinheiro, dizemos que estamos fazendo um investimento. Mas, qual o motivo de investir? Qual o melhor perfil de investidor? Bom, primeiramente, investir significar planejar o futuro. Segundo, não há um perfil melhor ou pior, existe um tipo que é mais apropriado para determinada pessoa, sempre avaliando o capital que tem disponível e o quanto precisa que aquele dinheiro renda.
Assim, escolhendo o melhor investimento para seu bolso, será muito mais fácil comprar uma casa, trocar de carro, fazer uma viagem em família, pagar uma boa faculdade para nossos filhos, manter nosso padrão e qualidade de vida após nossa aposentadoria e etc. Então, se você vive se questionando sobre “Qual meu perfil de investidor?”, faça o teste a seguir e veja exatamente quais são as formas de investimento recomendadas para você! Pronto?!
Descubra qual é o seu perfil de investidor
A maneira mais adequada de identificar as melhores alternativas de investimento para você é fazendo uma análise de perfil de investidor, ou seja, conhecendo seu perfil em relação ao risco. Assim, respondendo ao teste abaixo, você poderá descobrir se é conservador, moderado ou agressivo em relação às formas de investimento. Vamos lá?!
1 – Qual é sua faixa etária?
- a) Menos de 30 anos
- b) Entre 31 e 40 anos
- c) Entre 41 e 50 anos
- d) Acima de 51 anos
2 – Quantas pessoas dependem economicamente de você?
- a) Nenhuma
- b) 1 ou 2
- c) 3 ou 4
- d) 5 ou 6
- e) Acima de 6
3 – Ao investir no mercado financeiro, você pretende:
- a) Preservar seu capital (protegê-lo da inflação)
- b) Obter um crescimento moderado de seu capital
- c) Buscar um crescimento rápido e/ou significativo de seu capital (muito acima da poupança/inflação)
4 – Em relação a suas aplicações no mercado financeiro hoje:
- a) Seus investimentos sempre ficaram restritos ao mercado de renda fixa.
- b) Você já investiu em outros mercados (ações/fundos de ações, derivativos, mercado futuro, opções).
- c) Você tem investido regularmente em outros mercados (ações/fundos de ações, derivativos, mercado futuro, opções).
5 – Investindo hoje, você pretende iniciar os resgates de suas aplicações:
- a) Em menos de 1 ano
- b) Entre 1 e 2 anos
- c) Em mais de 2 anos
6 – Como você reagiria a flutuações em seus investimentos?
- a) Sua renda é fundamental para o seu dia a dia. Precisa de tipos de investimentos que tenham rentabilidade previsível.
- b) O dia a dia do mercado financeiro o deixa desconfortável. Quer ter investimentos que eventualmente rendam pouco, mas de forma consistente.
- c) Suporta algumas flutuações, mas não pode perder capital.
- d) Tem preocupações de ganho real em longo prazo e acredita que oscilações maiores podem ocorrer no curto prazo. Sabe que perdas no curto prazo fazem parte do negócio.
- e) Grandes oscilações no curto prazo não o preocupam. Pode até perder dinheiro no mercado, mas sempre dentro de uma estratégia de investimento na qual acredite.
7 – Quando contrata um seguro para seu carro, você:
- a) Opta pela menor franquia, garantindo a máxima cobertura possível, mesmo que o prêmio seja maior.
- b) Opta por uma franquia intermediária, de forma a reduzir o custo do prêmio.
- c) Escolhe uma apólice com franquia elevada para pagar um prêmio menor, mesmo que tenha que arcar com parte dos custos em caso de alguns sinistros.
- d) Não faz seguro de automóvel, pois não acha necessário.
- e) Não tem automóvel.
Como saber meu perfil de investidor?
Agora que você já respondeu as sete perguntas do teste, é hora de interpretá-las, isto é, saber exatamente quantos pontos acumulou e em qual perfil você se encaixa.
Para isso, some a pontuação de cada uma das perguntas, de acordo com a tabela de pontos abaixo:
Então, feito isso, é só conferir a média de pontos que acumulou no perfil de investidor teste!
- 35 – 90 = Perfil de investidor conservador: Você quer proteger suas economias, justamente por não se sentir confortável para assumir riscos. Por isso, prefere aplicações que tenham um rendimento baixo, mas que não deixem seu coração aos pulos em momentos de crise.
- 95 – 115 = Perfil de investidor moderado: Além de proteger seu dinheiro da inflação, você quer que suas aplicações financeiras o ajudem a aumentar seu patrimônio. Para isso, está disposto a correr riscos, mas sem exageros.
- 120 – 175 = Perfil de investidor arrojado: Você está disposto a assumir riscos, pois quer aumentar bastante seu patrimônio com as aplicações financeiras que realiza. Sua situação financeira atual lhe permite arriscar mais, e você consegue encarar com frieza os momentos de crise financeira.
Sabendo seu perfil de investidor, é só começar a procurar os melhores investimentos para você!
Aqui você encontra uma lista com os principais tipos de investimentos do mercado, com suas características, vantagens e desvantagens! Aproveite!