Suspensão do benefício auxílio-doença: Veja se você pode perder e como evitar

O INSS informou que a partir de amanhã irá suspender milhares de benefícios do auxílio doença. Veja se você está na lista!

Suspensão do benefício auxílio-doença para quem não agendou a perícia médica

Em comunicado oficial nesta quarta-feira (10 de novembro), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que nesta quinta (11 de novembro) ocorrerá a suspensão do benefício auxílio-doença de milhares de brasileiros.

O auxílio atualmente é conhecido como benefício por incapacidade temporária e o pagamento será bloqueado daqueles brasileiros que não realizaram o agendamento da perícia médica, conforme o INSS havia já previamente solicitado.

Confira a seguir com o Notícia Oficial todos os detalhes dessa ação do INSS e veja se você faz parte deste grupo e como evitar o bloqueio do seu benefício!

Suspensão do benefício auxílio-doença a partir de amanhã

No dia 27 de setembro, a partir de uma ação de pente-fino, o INSS havia comunicado mais de 95 mil beneficiários do antigo auxílio-doença a agendarem perícia médica para a renovação do benefício, de acordo com a real necessidade do segurado.

Contudo, até esta segunda (8 de novembro), pouco menos de 10 mil pessoas haviam marcado o exame, que era a exigência do INSS para a continuidade do pagamento.

O INSS garante que enviou notificação aos endereços registrados pelos beneficiários e aqueles não encontrados, foram convocados via Diário Oficial.

As convocações de 170 mil beneficiários que precisam de nova perícia começaram em julho e as perícias marcadas começaram a partir de agosto.

Após ser notificado, o beneficiário do auxílio tem até 30 dias para agendar o procedimento, que a partir de laudo médico irá determinar se há a necessidade da continuidade do pagamento ou não.

Então, quem não agendou a perícia, poderá ter a suspensão do seu benefício a partir de amanhã!

Como saber se estou entre os convocados?

Se você recebe o benefício por incapacidade temporária do INSS e tem dúvidas se precisa ou não agendar sua perícia médica, pode ver se está na lista de convocação oficial (clique aqui para ter acesso, basta procurar pelo seu nome ou número do seu benefício previdenciário).

Se você está acessando este material pelo computador, basta clicar em “CTRL+F” que abrirá uma aba de busca para você digitar. Já se está acessando pelo celular, geralmente, há a opção de busca no canto superior da tela, aí basta clicar em “Encontrar na página”.

Caso você tenha dificuldade em encontrar seu nome pelos atalhos acima, também não tem problema, pois a lista de convocados está em ordem alfabética e assim, basta rolar a página para baixo para ver se seu nome está listado.

Ah, e caso encontre seu nome, confira se o número do benefício auxílio-doença é o mesmo, pois pode ser um homônimo (pessoa com nome exatamente igual).

E lembre-se de que em muitas situações, o número do benefício é semelhante ao do PIS/Pasep.

Como agendar a perícia?

Quem precisa agendar a perícia médica do INSS pode solicitar o atendimento através de três meios:

  • Site do INSS
  • App Meu INSS (Disponível para sistemas Android e iOS)
  • Central de atendimento do INSS pelo telefone 135

Quais documentos é preciso levar para a perícia?

Após ter agendado a sua perícia médica, no dia previamente marcado é necessário levar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade ou CNH) e CPF (caso o número do seu CPF não esteja incluso no seu RG ou CNH)
  • Exames médicos que você tenha e que comprove a incapacidade para continuar a realizar suas atividades no trabalho
  • Laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), código da doença/CID (classificação internacional de doenças) e a descrição da doença

Então, para não ter a suspensão do seu benefício a partir desta quinta-feira, confira o quanto antes a lista de convocação e se estiver nela, agende sua perícia ainda hoje!