A Serasa anunciou, no dia 9 de setembro, uma nova ferramenta que irá facilitar o aumento do score de pontos dos consumidores. A ferramenta, chamada de Score Turbo, estará disponível para todos a partir do dia 21 de setembro.
A Serasa é o um dos principais órgãos de proteção do país. Uma de suas funções é manter um banco de dados com informações referentes ao crédito dos consumidores brasileiros. Esse banco de dados é consultado por bancos e instituições financeiras, para facilitar as decisões relacionadas às concessões empréstimos e financiamentos.
Sendo assim, quando um consumidor faz uma solicitação de crédito, o banco ou a instituição financeira consulta a base de dados da Serasa para verificar a reputação do consumidor. Essa reputação é medida por meio de uma pontuação, que recebe o nome de score.
Veja a seguir, como o score é calculado e como a nova ferramenta da Serasa, o Score Turbo, irá facilitar o aumento do score dos consumidores.
Como score é calculado?
Para entender como o Serasa Turbo irá funcionar, é preciso compreender antes o funcionamento do cálculo do score feito pela Serasa.
O score é uma pontuação que vai de 0 a até 1000 pontos. Ele funciona assim: se a pontuação do consumidor for alta, maiores serão as chances de conseguir um empréstimo, cartão de crédito ou um financiamento com sucesso e, ainda, taxas de juros menores. Para os bancos e instituições financeiras, um score alto significa que o consumidor possui chances baixas de inadimplência.
Os consumidores com um score baixo, terão uma dificuldade maior em conseguir qualquer tipo de crédito e, se conseguir terão de arcar com taxas de juros mais caras. Isso ocorre porque o score baixo significa, para as financeiras e os bancos, que o risco de inadimplência é alto.
Os critérios utilizados para o cálculo do score são o valor total das despesas de um consumidor e a porcentagem total dos pagamentos feitos pelo consumidor. A Serasa leva em consideração, principalmente, compras feitas através do cartão de crédito.
Dessa forma, se o consumidor paga todas ou, pelo menos a maior parte, de suas contas e faturas, a sua pontuação será maior. Caso o consumidor possua contas atrasadas ou tiver o CPF negativado, a sua pontuação será menor. Dessa forma, a cada despesa não paga, a pontuação do score diminui, e a cada dívida paga, o score aumenta.
Os consumidores inadimplentes podem aumentar o seu score de diversas maneiras. Pagar as dívidas em aberto é a principal delas. E é aqui que o Serasa Turbo entra em cena. Veja, a seguir, como o Score Turbo vai funcionar.
Como o Score Turbo irá funcionar?
Como você viu anteriormente, quando um inadimplente paga uma dívida, o seu score aumenta. No entanto, esse aumento demora um tempo para ser computado pela Serasa. Com o Score Turbo, essa demora não será mais um problema, pois o score do devedor irá aumentar logo após a quitação da dívida.
Além da demora para alterar o score, o consumidor não sabia quantos pontos ganharia com o pagamento da dívida. O Score Turbo também irá acabar com esse problema, pois com a ferramenta, será possível saber quantos pontos serão ganhos com o pagamento da dívida.
O Score Turbo será uma ferramenta gratuita, que poderá ser usada na plataforma Serasa Limpa Nome. O único requerimento para utilizar a ferramenta é ter o cadastro atualizado no Portal Serasa.