Seguro DPVAT: saiba como solicitar sua indenização pelo aplicativo

A Caixa Econômica Federal lançou essa semana um aplicativo para os brasileiros solicitarem o seguro DPVAT online, veja como fazer neste guia completo!

Dois homens envolvidos em acidente de trânsito, um falando ao celular e outro acessando a internet

O seguro DPVAT tem dado o que falar nos últimos tempos, uma vez que a antiga administradora (Seguradora Líder) está sendo investigada pelo mau uso do valor das indenizações. Justamente por essa razão que o pagamento do imposto foi suspenso em 2021 (leia mais aqui), pois segundo dados da Susep, há dinheiro suficiente em caixa para cobrir as despesas deste ano. 

Além disso, o governo federal passou a gestão do seguro DPVAT 2021 para o Banco Caixa Econômica Federal, que já tinha anunciado no início do ano algumas mudanças na maneira como os brasileiros poderiam solicitar e receber o valor devido das indenizações. 

Uma das primeiras mudanças então foi com relação à forma de solicitação do seguro, que agora pode ser feito online. Isso porque a nova gestora do lançou neste domingo (31/01/2021) o aplicativo para smartphones chamado de “DPVAT CAIXA”, sendo uma medida para facilitar a vida dos segurados, visto que todo o processo pode então ser feito através do app, sem que a pessoa precise sair de casa. 

Mas, cabe lembrar que mesmo os proprietários de veículos motores não precisando pagar o imposto DPVAT este ano (talvez para 2022 também não), ainda assim o seguro continua valendo, ou seja, as indenizações continuam a serem pagas.

Por isso, seja você a vítima, o motorista, passageiro, pedestre ou beneficiário, saiba que agora tudo ficou mais fácil e é sobre isso que falaremos no tema de hoje. Confira a seguir mais sobre o aplicativo lançado pela Caixa e como dar entrada no seguro DPVAT através dele, caso precise. Vamos lá?!

Conheça o aplicativo para o seguro DPVAT

O aplicativo lançado neste domingo pela nova gestora do seguro se chama “DPVAT CAIXA” e está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. De modo geral, os envolvidos em acidentes de transito poderão fazer praticamente tudo através do app, tornando assim o atendimento as solicitações 100% digital.

Por meio do aplicativo, será possível fazer o envio dos documentos referentes à solicitação da indenização (seja por morte, invalidez ou reembolso das despesas médicas e hospitalares) e o acompanhamento do andamento do pedido.

Na opção “Acompanhar minha solicitação”, o usuário poderá verificar se há algum documento pendente, por exemplo, assim como quando seu pedido foi deferido, ou seja, quando o pagamento da indenização é liberado.

Se ficar comprovado que a pessoa realmente tem direito ao pagamento do seguro, o valor é depositado para a vítima ou seu beneficiário em até 30 dias no aplicativo Caixa Tem, que é a conta poupança digital da Caixa Federal.

A Caixa acredita que este novo recurso possibilitará o melhor acesso ao seguro DPVAT, pois é uma forma de ampliar e facilitar as solicitações.

Isso porque agora não será mais preciso ter que enfrentar filas em pontos de atendimento ou até mesmo contratar um advogado para encaminhar no pedido.

Vamos aprender então como dar entrada no seguro DPVAT através do novo aplicativo?!

Como solicitar a indenização pelo DPVAT CAIXA

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o app, que está disponível na loja de aplicativos de seu smartphone. 

Quando o download for concluído, será preciso fazer o seu cadastro Caixa para poder acessar as funcionalidades do app.

Se você tem cadastro em outros aplicativos da Caixa, como Caixa Tem, Habitação e FGTS, o login e a senha de acesso é o mesmo. 

Para encaminhar o seu pedido do seguro DPVAT 2021, basta acessar a opção “Quero solicitar minha indenização DPVAT”, onde será necessário informar todos os dados relativos ao acidente. 

Neste passo, você deve preencher informações como os dados pessoais da vítima do acidente de transito e logo em seguida enviar os documentos que comprovem o fato. 

Basicamente, serão precisos os seguintes documentos:

  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cópia do Boletim de Ocorrência do acidente (B.O.);
  • Laudos médicos;
  • Certidão de óbito (caso seja um caso de indenização por morte);
  • Relatórios referentes ao tratamento médico (nos casos de invalidez permanente);
  • Notas que comprovem as despesas médicas.

Prontinho, após anexar todos os documentos é só aguardar a análise do pedido do seguro DPVAT

Ah, e como o valor será depositado na poupança digital da Caixa, é interessante enquanto seu pedido é avaliado, já ir criando a sua conta, para agilizar o processo. 

Tanto a criação quanto a manutenção dessa conta são gratuitas e todas as movimentações são feitas através do aplicativo Caixa Tem.

Então, se você se envolver em um acidente de trânsito, saiba que já pode começar a usar o aplicativo DPVAT CAIXA, pois o mesmo já está disponível para download e pode facilitar e muito o encaminhamento da indenização!