Guia definitivo sobre Score para cartão de crédito

Preparamos um guia completo para te ajudar a entender o que é e como funciona o Score para cartão de crédito

Score de cartão de crédito

O score para cartão de crédito é a ponte de ligação entre pessoas e um determinado desejo. Desejo por carros, motos, casas, apartamentos, celulares, cartões de crédito e outros que dependem da pontuação que você leva para a vida.

Score são pontos e esses pontos falam de como estão a sua vida financeira e velhos hábitos, para mudá-los só depende de cada um e é individual.

No texto de hoje, vamos abordar o quanto um score pode fazer a diferença até mesmo para fazer empréstimos. São hábitos e lições que levamos na vida que podem ou não influenciar nas decisões individuais ao adentrar numa loja, por exemplo. Boa leitura.

O que é score para cartão de crédito?

O score de cartão de crédito está relacionado com a pontuação do consumidor. É basicamente um cálculo que são averiguados fatores históricos de pagamentos em contas comuns de longo prazo.

Essa pontuação pode equivaler-se entre 0 a 1000 o que indica uma probabilidade do cliente atrasar ou não o pagamento de uma conta. Ou seja, quanto mais próximo de mil, melhor é o perfil financeiro e com isso as chances de aprovação são maiores. Próximo à zero menores são as chances.

O que é análise de crédito?

Com base nas informações do CPF é feito um “raio x” da vida pessoal financeira de cada cliente. Será por meio do CPF que as lojas, bancos, financeiras, concessionárias de carro e outros vão avaliar o perfil de cada usuário. O padrão vamos descrever abaixo e em casos de dúvidas pode entrar no site do SPC ou Serasa e digitar o seu CPF para consulta, é gratuito.

Como ela é feita?

  • Renda mensal;
  • Emprego fixo;
  • Dinheiro investido;
  • Bens como carros e casas;
  • Relacionamento prévio com o banco ou instituição financeira.

Para que serve?

Ele serve para indicar quais as reais chances de um cidadão com CPF ser ou não um bom pagador. Será por meio dessa análise de crédito que cartões de crédito são liberados para eventuais clientes de confiança e com score alto.

Como o score é calculado?

Tudo segue o histórico de créditos de cada consumidor. O limite perfeito são os mil pontos, conforme já destacamos. O dado para investigar a vida financeira de cada pessoa é o CPF. Nele que sabemos que são as pessoas do dito “nome sujo”.

Quais informações são levadas em conta para calcular o score de crédito?

  • Número de pedidos de empréstimos;
  • Movimentação em contas;
  • Empréstimos e financiamentos em aberto;
  • Cadastro positivo;
  • Participação em empresas;
  • Frequência em que contas ficam atrasadas.

Quais são as pontuações do score?

O ideal é chegar nos mil pontos. Quanto mais abaixo estiver, pior será a avaliação. O guia abaixo poderá indicar quais são os números levados em conta na hora de solicitar um serviço ou avaliar compras. Segue:

  • Score baixo: 0 a 300 pontos e significa um alto risco de inadimplência.
  • Score regular: 301 a 700 pontos e significa que existe chance de ser inadimplente.
  • Score alto: 701 a 900 1000 pontos e significa que existe baixo risco de inadimplência.
  • Score perfeito: 901 a 1000 pontos e significa que praticamente não existe risco de inadimplência.

Qual é o Score mínimo para conseguir um cartão de crédito?

A média a ser seguida é estar em 300-700 de score. A regra é sempre tem uma pontuação maior e melhor, traz mais confiança ao banco. E lembrar de sempre ter as contas em dia.

Como saber qual é o meu score?

Basta o cliente possuidor de um CPF entrar no site do Serasa e fazer a consulta por pontos gratuitos. No aplicativo do órgão também é possível. Ambos vão pedir um cadastro rápido e prático. Lembre-se de na hora estar com tudo em mãos e observar quais pontos estão ligados ao seu perfil e caso estejam bem abaixo do desejado siga as dicas que escrevemos neste guia.

Como e onde consultar seu Score?

Cada site ou aplicativo atuam de maneira diferentes mas que podem salvar na hora de tirar aquela que incomoda quando falamos na tal pontuação do CPF. No Serasa basta que o cliente acesse o site/aplicativo e preencha os dados solicitados na plataforma, feito todo o trâmite o score aparecerá já na primeira página após o login.

No SPC, após o cadastro, existe um pacote por R$ 16,90 que já faz uma leitura mais completa com dados jurídicos, histórico de créditos e relatos de inadimplência. Durante 30 dias é gratuito.

Boa Vista e Quod seguem o mesmo protocolo do Serasa com cadastro e consulta. A diferença é que no Quod as empresas são mais procuradas pelos usuários.

Dados necessários para consultar seu score

  • Dados cadastrais (CPF, nome completo etc);
  • Histórico de negativações;
  • Contratações de crédito;
  • Perfil de pagamento, entre outros itens.

É possível consultar o score de outras pessoas?

Sim. É possível fazer a consulta de CPF e CNPJ. Basta ter em mãos os respectivos números, nome completo, idade e o e-mail do usuário. Mas vale salientar que o valor é cobrado em R$ 35,00 por consulta. Além também de pedir dados sobre o cartão de crédito para realizar esse pagamento.

Como aumentar seu score?

Vai depender de cada perfil e hábitos. Mas é sempre bom salientar que pagar as dívidas, empréstimos e financiamentos são as regras mais claríssimas possíveis. Essas são sem dúvidas as regras que auxiliam no aumento do score de cada indivíduo. Abaixo, vamos falar sobre mitos e verdades. Confiram:

Mitos

  • Pontuação máxima;
  • Consultas frequentes;
  • Renda alta;
  • Pagamento de dívidas;
  • Colocar CPF na Nota Fiscal;
  • Nome limpo.

Verdades

  • Quitar dívidas;
  • Quitar empréstimos.

Qual o tempo de atualização do Score?

Não existe um tempo exato. O que realmente está em prática são o fato do usuário pagar as suas contas negativadas e em até cinco dias úteis a dívida e o nome ficarem “limpos”. E o score acompanha as movimentações financeiras de cada pessoa também, é dinâmico. O tempo será controlado por cada pessoa e a forma como ela lida com o seu dinheiro.

Por que as empresas consultam o Score dos clientes?

As lojas precisam de uma certeza de que o cliente é um bom pagador. Dessa forma, é necessário usar da consulta nos sites que citamos acima para que o histórico do cliente seja revelado. Algumas pessoas possuem dificuldades em falar sobre esse assunto e nada mais justo do que uma consulta para poder dizer um “sim” ou “não” sobre aquela possível compra.

Quem consulta meu score?

  • Bancos e instituições financeiras;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Lojas de departamento;
  • Seguradoras de automóveis;
  • Operadoras de internet e telefonia;
  • Financiamentos estudantis.

O que é birô de crédito?

Os birôs de créditos são empresas que registram o histórico pagador de cada pessoa. Elas possuem uma espécie de banco de dados de cada usuário. É por meio desses sistemas que elas ficam sabendo quando uma pessoa atrasa uma conta ou deixa de pagar. E são elas que entram em contato para efetivar empréstimos e cartões com base no seu histórico.

Quais são os principais?

O que é e como funciona o cadastro positivo?

Também conhecido como o “currículo financeiro”, o cadastro positivo também é uma forma de avaliação individual. É por meio dele que cada pessoa pode ou não conseguir empréstimos ou pedir o tão desejado cartão de crédito. Ele também avalia melhor o comportamento das pessoas como os pagamentos em dia, o que é uma forma de reconhecer os bons pagadores e oferecer oportunidades com base no histórico.

Por que o Cadastro Positivo é bom pro Score?

É uma forma de melhor ter os benefícios e aumentar o score com base no valor das compras, parcelas, e o cumprimento dos vencimentos. A regra é sempre pagar em dia para se ter uma melhor score.

Qual cartão de crédito aprovado com score baixo?

A lista é grande. Mas o Banco Inter, Digio, Santander, Neon, entre outros, costumam melhor avaliar as oportunidades para eventuais clientes. Mesmo que ofereçam um cartão mais simples e pouquíssimos benefícios, são marcas que estão atentas a todo tipo de consumidor.

Existe também uma classe de cartões de crédito que está disponível para qualquer pessoa e tem aprovação garantida. Trata-se dos cartões pré-pagos, que possuem as mesmas funcionalidades dos cartões tradicionais, porém sem a vantagem do parcelamento.

Você pode descobrir qual é o melhor cartão de crédito pra você, é respondendo nosso quiz de cartões, clique no botão abaixo que te levaremos até lá.

DESCOBRIR O CARTÃO IDEAL

Conclusão

O score ideal não são os números, são os hábitos. Independente de ter mil de score ou não será você que deve melhorar os seus hábitos financeiros. Cartão de crédito não é para todo mundo, mas manter as contas em dia é um dever e não trará dores de cabeça no futuro.