Prova de vida INSS 2021: Benefício será bloqueado para quem não comparecer

Os beneficiários da previdência social que não fizerem a prova de vida do INSS este ano terão o pagamento suspenso!

Mulher asiática idosa sentada no sofá está chamando uma chamada de vídeo no smartphone simulando a prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS tinha sido parcialmente suspensa no ano passado, em decorrência das medidas de isolamento social. No entanto, no início deste ano um novo calendário de retomada foi anunciado, para que os beneficiários da previdência retomassem o serviço de forma presencial.

Por isso, o INSS divulgou nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União que começará a bloquear o pagamento dos benefícios de aposentados e pensionistas que precisam comprovar que ainda estão vivos, mas não estão comparecendo nas agências para fazer a prova de vida.

A suspensão temporária, o bloqueio ou a cassação dos benefícios por falta de comprovação de vida dos beneficiários que estão morando no país entre em vigor a partir do pagamento do mês de Maio.

Isso significa que se você precisa realizar o serviço até o final deste mês e não agendar a sua prova de vida INSS, poderá ficar sem o pagamento já no próximo mês, pelo menos até regularizar a sua situação. 

Já a partir do mês de Junho, o bloqueio dos benefícios sem comprovação de vida começará a ser feito em escala, conforme o beneficiário não cumprir o calendário de prazos divulgado. 

Mas, lembrando que essa medida vale para a prova de vida do INSS de 2021, quem não fez em 2020 deve seguir o calendário abaixo:

Mês de vencimento da prova de vida

Retomada para a prova de vida em 2021
Março e Abril de 2020

Junho 

Maio e Junho de 2020

Julho

Julho e Agosto de 2020

Agosto

Setembro e Outubro de 2020

Setembro

Novembro e Dezembro de 2020

Outubro

Janeiro e Fevereiro de 2021

Novembro

Março e Abril de 2021

Dezembro

Como fazer a prova de vida do INSS?

Para realizar a comprovação de vida junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é muito simples e rápido. 

O processo pode ser feito pelo próprio aposentado ou pensionista ou por seus responsáveis, no caso de haver uma procuração.

Além disso, não é necessário mais ir agendar uma data e ir até uma agência do INSS para realizar o serviço.

Atualmente já está sendo feita a prova de vida por reconhecimento facial, na própria instituição bancária que o beneficiário recebe o pagamento do seu benefício ou através do aplicativo do banco mesmo.

Essa tecnologia da prova de vida INSS pelo celular também pode ser feita através dos apps “Meu INSS e “Meu gov.br”. 

Então, não tem desculpa para não comparecer a sua prova de vida anual, pois com a pandemia, você pode realizar todo o serviço sem sair de casa, basta ter acesso a internet!