Prorrogado o prazo para a contestação do novo auxílio emergencial

O Governo Federal estendeu o prazo para que os beneficiários não contemplados na nova rodada do auxílio emergencial possam recorrer da decisão, fique atento!

família afrodescendente mexendo no tablet

A nova rodada do auxílio emergencial vem gerando atritos entre os brasileiros e o governo federal, seja pela diminuição no valor das parcelas a serem pagas, regras mais rígidas para os contemplados em 2021 e até mesmo com relação ao prazo de contestação, que ficou apertado.

Por isso, a União decidiu nesta terça-feira (13) que o melhor seria estender a data para que os brasileiros que não conseguiram o novo auxílio possam contestar a decisão, que era até ontem. Assim, com o novo prazo, quem não teve o benefício aprovado terá até o dia 22 de Abril para solicitar uma revisão nos dados cadastrados.

Lembrando que nesta nova rodada do benefício, só pode contestar a decisão quem recebeu ao menos uma parcela do auxílio emergencial em 2020, caso contrário nada feito, já que novos cadastros não foram permitidos pelo governo.

Entenda sobre o novo prazo de contestação do auxílio emergencial 2021

A notícia de que os brasileiros não aprovados para receber a nova rodada do auxílio prorrogado chegou em boa hora, considerando que muitas pessoas se sentiram prejudicadas com o prazo anterior.

Além disso, esta semana o governo federal anunciou que mais 236 mil famílias seriam contempladas com o benefício.

O problema foi que a data para recorrer acabou no mesmo dia que o anúncio foi feito, no qual muitos não conseguiram contestar a tempo. Mas, muita atenção com os 10 dias dados para recorrer caso o seu auxílio emergencial não tenha sido aprovado, pois as contestações só podem ser referentes ao lote liberado no último sábado (10).

Quem analisará os novos pedidos de revisão será o Ministério da Cidadania, no qual conta com um sistema que inclui as análises de elegibilidade mais recentes feitas pela Dataprev, responsável pelo cruzamento dos dados fornecidos pelos brasileiros e os que constam em órgãos públicos, como a Receita Federal.

Como contestar o auxílio negado?

Se você acredita se enquadrar nos requisitos e mesmo assim não foi contemplado para recorrer ao auxílio emergencial de 2021, saiba que o processo para pedir a revisão é simples e rápido.

A contestação pode ser feita pela internet mesmo, basta acessar o Portal de Consulta do Auxílio na página do Ministério da Cidadania.

No site, é preciso inserir alguns dados pessoais, como o seu CPF, nome completo e nome da mãe. 

Quando você estiver logado no site, se receber a mensagem “elegível ao benefício”, é só clicar na opção “Solicitar Contestação”.

Contudo, saiba que para contestar não pode ser qualquer pessoa, sendo permitido apenas o próprio beneficiário e que esse tenha recebido o auxílio no ano passado.

Além disso, o Ministério da Cidadania só aceitará os pedidos de contestação que forem considerados aptos, isto é, contestações que permitam a atualização na base de dados da Dataprev, como erros na data de nascimento, CPF incorreto ou não identificado, divergências sobre vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas.

Sendo assim, não espere até o dia 22 para fazer o seu pedido de contestação, pois quanto antes terminar, melhor. 

Até mesmo porque o calendário de pagamentos já está em andamento!