Promoção ou cilada? Reeduque seu desejo consumista

Quantas vezes achamos estar aproveitando uma promoção fantástica e depois descobrimos que na verdade não economizamos nada ou que era golpe? Veja aqui como se livrar dessa tentação!

cartão amarelo com palavras escritas, como promoção, desconto e etc.

É comum vermos alguma promoção na televisão ou internet e já querermos, não é mesmo? Ou até mesmo sairmos para comprar de um único item e acabar voltando com diversas sacolas não planejadas…

Mas, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, comprar não é o problema e sim pensar que está se fazendo uma economia e na verdade estar comprometendo o orçamento. 

Isso porque cada vez mais as lojas criam meios para conquistar novos clientes ou fidelizar os antigos e aí que surgem as falsas promoções

É preciso se certificar se essa promoção é realmente uma boa promoção, ou seja, se ela é real ou falsa, já que muitas vezes o desconto dado não compensa.

Pode parecer bobagem, mas saiba que para muitos brasileiros esse é um grande problema, considerando que segundo o SPC Brasil 25% das pessoas que compram por impulso são motivadas por impulso. 

Mas, será que realmente não podemos aproveitar nenhuma oferta? Será que todas as promoções são prejudiciais ao nosso planejamento financeiro?

Calma! Nem toda promoção é proibida. Contudo, é necessário saber como controlar seu dinheiro, isto é, não gastar só porque viu uma oferta que parece ser boa. 

O segredo é comprar aquilo que você realmente tem necessidade (entenda aqui melhor sobre consumo consciente). 

Entretanto, como sabemos que muitas pessoas têm dificuldades em identificar se uma promoção é realmente vantajosa ou não, preparamos este guia com dicas de ouro! Aproveite!

Promoção boa não é apelativa

É muito comum passarmos por vitrines ou anúncios na internet que prometem descontos de até 70% nos produtos e serviços, mas será que na prática isso realmente acontece?

Bom, via regra geral, descontos absurdos assim costumam não ser verdadeiros. Trata-se de uma estratégia de vendas. Semanas antes o preço do produto é elevado e na semana da oferta diminui-se, dando a falsa ilusão de que vale a pena comprar…

Por isso, sempre fique atento(a) as promoções, principalmente se ela parecer boa demais, pois embora algumas realmente sejam verdadeiras, a grande maioria é falsa.

Além disso, em muitos casos, preços muito abaixo do praticado no mercado indicam que o produto vendido não é o original. Esse tipo de golpe é bastante comum na internet.

Pesquise a loja antes de se jogar na promoção 

Hoje em dia com a facilidade do e-commerce, ou seja, fazer compras pela internet, o número de golpes contra o consumidor não para de crescer, como no caso de pagar e não receber o produto.

Mas, nas lojas físicas também é preciso prestar atenção na hora de aproveitar as grandes ofertas, visto que muitas vendem produtos do mostruário ou que não estão em estoque e acabam demorando uma eternidade para serem entregues. 

Sendo assim, para evitar dores de cabeça, sempre pesquise sobre a loja que você viu a promoção, a fim de garantir que estará bem amparado(a).

Para isso, o famoso boca a boca é ótimo, ou seja, pergunte a família e amigos se eles têm uma boa experiência de compra com a loja ou se conhecem algo que pode diminuir a credibilidade da mesma. 

Outra forma ótima também de fazer essa pesquisa é através da internet. O site Reclame Aqui. Nele você encontra informações das empresas, tanto sobre atendimento quanto experiência de compra e venda de produtos.

Além disso, uma rápida pesquisa no “Tio Google” lhe mostrará se a promoção é falsa ou não, já que se for furada você encontrará outras pessoas reclamando sobre terem disso enganadas. 

Só compre em lojas confiáveis

A internet é um meio perfeito para encontrar produtos que estão em promoção, contudo é preciso cuidado, especialmente nas compras online. 

Se você decidir comprar pela internet, é fundamental verificar se a loja realmente existe, já que as fraudes nesse sentido são muitas, afinal, não é difícil criar um site que pareça confiável hoje em dia…

Novamente, o site Reclame Aqui é um ótimo aliado para evitar cair em falsas promoções, considerando que é uma plataforma que reúne opinião de diversos usuários que já compraram.

Além disso, uma dica para avaliar se o site de compras é de confiança é notar se as fotos e logotipos estão em baixa resolução, se há alterações (mesmo pequenas) no endereço na barra superior do site.

E, se por acaso o endereço do site não começar com https:// (o cadeado verde) na página da compra, corra que é cilada.

Ah, e não se esqueça que grandes sites, como o do Magazine e Americanas, por disponibilizarem a criação de lojas virtuais dentro de sua plataforma, pode ser que você caia em fraudes. 

É comum no ato da compra o site indicar “Vendido por X e Entregue por Magazine Luiza”. Na verdade, a empresa não é responsável pela fabricação do produto.

Cuidado com promoções enviadas pelo WhatsApp 

É verdade que muitas empresas estão adotando o envio de mensagens através de redes sociais como forma de estreitar o relacionamento, porém é preciso cuidado. 

A grande maioria é golpe, sendo a intenção ter acesso aos seus dados. Muitas dessas falsas promoções começam da mesma maneira… Eles pedem que você forneça nome, RG, CPF, endereço, número de celular, e também pede para você convidar amigos para participar.

Por essa razão, se você receber algum tipo de promoção assim, vá ao site oficial da empresa e verifique se a oferta realmente é verídica. 

Caso você se sinta lesado(a) por alguma compra realizada, entre em contato com o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e registre sua denúncia.

Assim, além de você poder recuperar seu dinheiro de volta, também estará alertando futuros consumidores para possíveis fraudes.

Conclusão

Então, esse foi o nosso guia com dicas para identificar se uma promoção é boa de verdade ou se é cilada!

Essa é uma lição importantíssima não só para o planejamento e orçamento em tempos de crise, mas para o resto da sua vida.

Por isso, antes de sair comprando na primeira oferta que ver por aí, avalie se vale a pena e se você realmente precisa de tal item!