5 hábitos que te impedem de poupar dinheiro

Cansou de tentar e não conseguir poupar dinheiro? Um dos motivos que estão te empobrecendo pode estar aqui!

mão de mulher calculando conta na calculadora do celular e notas de dinheiro ao fundo

Poupar dinheiro é uma das metas de início de ano mais lembradas, afinal, nada melhor do que começar um novo período gastando menos e guardando mais, concorda? Bom, na teoria é assim, mas nem na prática nem sempre funciona…

Os brasileiros têm uma péssima educação financeira e não se culpe por isso, pois basicamente não fomos ensinados a economizar dinheiro e investir para ter um futuro mais confortável.

No entanto, sempre podemos melhorar! Por isso, preparamos este guia exclusivo com 5 hábitos que provavelmente você tem e estão dificultando a sua vida na hora de poupar dinheiro mensalmente! Vamos conferir e se livrar deles?!

1 – Gastar por impulso

Se existe uma lista de desafio para poupar dinheiro, com certeza as compras por impulso estão no topo… Não acredita? Bom, segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e CNDL, quase 60% dos consumidores brasileiros admite fazer compras não planejadas ao longo do mês.

Os principais itens e momentos que levam às compras por impulso são:

  • Roupas, calçados e acessórios (19%)
  • Compras em supermercado (17%)
  • Perfumes e cosméticos (14%)
  • Idas a bares e restaurantes (13%)

O problema desse hábito é que perdemos o controle do orçamento mensal, aumentando assim as chances de endividamento.

Mas, a boa notícia é que temos como mudar esse comportamento, basta:

  • Avalie a necessidade do gasto e se essa nova conta cabe no seu orçamento, sem ficar no vermelho
  • Crie o hábito de sempre pesquisar preços e opções antes de finalizar a compra
  • Cheque o limite do seu cartão de crédito e o saldo da sua conta antes de fazer uma compra não planejada, para ter certeza de que pode comprar e pagar

2 – Não planejar as compras parceladas

Outro levantamento feito pelo CNDL que mostra a dificuldade dos brasileiros em poupar dinheiro por mês revelou que apenas 31% dos consumidores fazem as contas para decidir a quantidade ideal de parcelas de acordo com seu orçamento.

Essa falta de planejamento financeiro pode bagunçar totalmente as contas, levando você a se endividar. 

Esse é um grande problema para quem compra desenfreadamente no cartão de crédito sem se planejar…

Uma parcela aqui, somada a outra parcela ali e mais todas as despesas mensais podem se tornar um verdadeiro pesadelo ao final do mês.

Com isso, você se vê obrigado a ter que procurar alternativas para cobrir todos esses gastos.

Entrar no cheque especial, ter que pagar o valor mínimo da fatura (crédito rotativo) e até mesmo pedir um empréstimo são algumas das consequências.

Só que todas essas medidas cobram taxas de juros altíssimas e acabam prejudicando ainda mais as suas finanças.

Por isso, antes de parcelar uma compra, seja no cartão ou no crediário, veja se o valor da parcela mensal cabe em seu orçamento.

Além disso, a dica é parcelar em menos vezes possível, pois assim os juros diminuem e você se livra desse compromisso antes.

3 – Pagar o mínimo do cartão de crédito

Não é novidade para ninguém que o cartão de crédito é um dos principais motivos de endividamento no Brasil, certo?

Além de ser uma falsa ilusão de dinheiro (compramos parcelado mesmo sem ter aquela quantia), também é um crédito com juros altos.

Quando você paga apenas o valor mínimo da fatura, não consegue poupar dinheiro e também aumenta a sua dívida. 

Isso porque entrar no rotativo do cartão de crédito significa rolar a dívida para o futuro e pagá-la com muitos juros depois, virando uma bola de neve.

Então, pagar apenas o mínimo só deve ser uma opção caso você realmente não consiga juntar todo o valor integral da fatura.

Inclusive, dependendo dos juros do seu cartão, é melhor pedir um empréstimo para pagar toda a fatura, pois as taxas são menores.

4 – Não negociar as dívidas

Outro péssimo hábito que consome o nosso dinheiro e nos impede de prosperar financeiramente é deixar as “dívidas caducarem”.

É possível sim saber como poupar dinheiro ganhando pouco, mas para isso é preciso pagar suas contas em dia. 

Segundo um levantamento feito pelo birô de crédito Serasa, aproximadamente 40% dos brasileiros maiores de 18 anos têm ao menos uma conta em atraso, sendo o cartão de crédito o principal motivo.

Mas, porque esse hábito é um problema em sua vida financeira?

Bom, toda dívida em aberto leva a cobrança de juros. Assim, enquanto você não a quita, o valor só vai aumentando.

Contudo, calma, pois você pode mudar isso mesmo que seu salário não seja alto. 

Para isso, a primeira coisa a se fazer é negociar a dívida em aberto. Se tiver mais de uma, dê prioridade para as com taxas de juros mais altas.

A maioria das instituições credoras está aberta a negociar com seus clientes. Por isso, busque as melhores condições de pagamento, principalmente com relação aos juros e prazos. 

5 – Não controlar os pequenos gastos do dia-a-dia

Outro hábito sanguessuga das nossas finanças e que dificulta o processo de economizar e juntar dinheiro é com relação aos pequenos gastos diários.

É irreal imaginar que todas as pessoas conseguem (ou querem) registrar cada um dos seus gastos ao longo do dia.

Mas, saiba que é preciso fazer isso se você deseja poupar dinheiro, pelo menos para ter uma ideia do quanto essas pequenas despesas pesam em seu orçamento mensal.

Uma ótima forma de fazer isso é controlar os gastos no seu cartão de crédito. Por exemplo, aquele cafezinho da tarde no intervalo do serviço, a sobremesa pós-almoço, o serviço de entrega de restaurantes e farmácias que você solicita com frequência, enfim.

Além disso, usar uma planilha para poupar dinheiro também é uma ótima solução, pois durante um mês você vai registrar todos esses “gastinhos” e ver o quanto eles lhe custaram ao final de 30 dias…

Assim, dá para garantir que o que parece um pequeno gasto esporádico não se torne um rombo de algumas centenas de reais em seu orçamento.

Conclusão

Viu só quantos hábitos nos impedem de poupar dinheiro e nem percebemos?

Conseguir juntar dinheiro é muito mais fácil do que você imagina, mas é preciso mudar esse tipo de comportamento, caso contrário você estará sempre no zero a zero, ou pior, no vermelho. 

Além disso, entenda que ter um planejamento financeiro não significa deixar de gastar com aquilo que você gosta, muito pelo contrário.

Valorizar seu dinheiro e dar prioridade aos seus gastos é apenas uma forma de não perder o controle de suas despesas!