Segundo informou o Banco Central (BC) nesta quinta-feira (20), o PIX foi lançado em novembro de 2020 e no mês de abril completou seis meses de uso no país. A novidade é que mesmo com pouco tempo no mercado, já se tornou a forma preferida dos brasileiros para pagar contas e receber dinheiro.
As transferências de dinheiro através do PIX superaram as feitas via TED, DOC, cheque e boleto, comprovando que esse é o meio de pagamento mais utilizado atualmente entre os consumidores brasileiros.
Ainda de acordo com o BC, o sistema de pagamentos instantâneos PIX foi o que teve a adaptação mais fácil e rápida ao redor do mundo e isso se deve a praticidade em transferir dinheiro, sem toda aquela burocracia dos outros sistemas.
Até o mês de Maio, o Brasil ficou na frente de países como Austrália, Suécia, Singapura e Reino Unido, quando comparado a adesão do PIX pela população. Somente o Chile e a Dinamarca tiveram um crescimento semelhante ao nosso.
Além disso, o levantamento feito pelo Banco Central mostrou que 45% dos consumidores brasileiros adultos já utilizaram o PIX ao menos uma vez para realizar pagamentos e transferências.
PIX é um meio de pagamento muito mais prático e rápido
Que o PIX já está funcionando a maioria das pessoas já sabem, mas algumas ainda têm receio de usar, por receio no compartilhamento de seus dados pessoais, visto que para cadastrar a chave PIX pode-se escolher entre CPF, e-mail ou número de telefone.
No entanto, o PIX é seguro e é uma das melhores formas de lidar com o seu dinheiro, devido a praticidade e rapidez que oferece.
Estamos falando de um sistema de pagamentos instantâneo, onde basta informar a chave PIX da pessoa que deseja transferir a quantia e pronto.
Só para ter uma noção da alta aceitação no mercado, segundo o BC, já temos mais de 240 milhões de chaves PIX cadastradas aqui no país.
Essa quantia é referente a cerca de 83 milhões de pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.
Assim, todos saem ganhando! O consumidor tem mais praticidade e o vendedor mais opções para oferecer a seus clientes.
O brasileiro movimenta seu dinheiro de maneira mais fácil em seu dia-a-dia e as empresas dispõem de mais um meio de pagamento para seus clientes.
Inclusive, desde que o sistema entrou em vigor no mercado, a taxa média de pagamento cresce cerca de 60% ao mês.
Por isso, essa praticidade em como usar o PIX tem favorecido o comércio nacional, tanto para os microempreendedores quanto as lojas de maior porte.
Consequentemente, o mercado de pagamentos se torna mais competitivo, eficiente, inclusivo e seguro, oferecendo melhores condições e menores taxas para os brasileiros.