Pirâmide financeira: Entenda o que é e como se proteger deste golpe

Saiba tudo sobre o golpe mais praticado no Brasil e quais são as dicas para evitá-lo!

pirâmide no formato de dinheiro e no topo queimando, simbolizando o golpe

Por fatores como ingenuidade, ganância e negligência, algumas pessoas são iludidas por promessas de lucros grandes e rápidos e acabam caindo ou até optando em entrar em alguma pirâmide financeira. Com isso, muitas acabam perdendo dinheiro nestes esquemas fraudulentos.

Pelo menos 11% dos brasileiros assumem já terem caído em algum golpe financeiro, sendo que 62% destes não conseguiram recuperar nenhuma parte do dinheiro. Do total, 55% destas pessoas tiveram problemas com pirâmides financeiras. Estes dados são de pesquisa realizada em parceria entre o Sebrae, SPC Brasil e CNDL.

Na mesma pesquisa, as pessoas responderam sobre os principais motivos de terem caídos em pirâmides e outros golpes financeiros e as respostas mais vezes repetidas foram:

  • Promessas de rendimento alto (44%)
  • “Garantia” de que não precisava entender de investimento para lucrar (36%)
  • Certa “garantia” de risco baixo (32%)

No texto de hoje te ajudaremos a identificar o que é uma pirâmide financeira, explicaremos como elas funcionam e traremos informações valiosas para que você, seus amigos e familiares não sejam as novas vítimas deste golpe. Vamos nessa?!

O que é pirâmide financeira?

Pirâmide financeira é o nome do modelo de negócio fraudulento que depende do recrutamento de várias pessoas para gerar lucro para algumas.

Inclusive, embora seja muito comum no Brasil, saiba que essa é uma prática fraudulenta e se enquadra como crime contra a economia popular.

As pirâmides financeiras se baseiam no poder de sedução de promessas de multiplicação do dinheiro de forma rápida e sem riscos.

Assim como vários golpes, as promessas são “boas demais para serem verdade, por, de fato, serem promessas mentirosas, isto é, um golpe.

Diferente de empresas e negócios legítimos, que têm sustentação e crescem quando têm sucesso em vender seus serviços ou produtos, as pirâmides crescem e geram lucros para poucos.

As perdas são muito maiores que os ganhos, principalmente quando mais pessoas entram no esquema, sem que de fato algo seja comercializado.

Além das falsas promessas de lucros fáceis e de ser “grande oportunidade” que você não deve deixar passar, quem idealiza e convida as pessoas para participar do esquema, costumam negar que seja pirâmide e muitas vezes chama de investimento ou de marketing multinível, que, diferente das pirâmides, é um negócio legítimo.

Diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível

Diferente das pirâmides financeiras, o sistema chamado de marketing multinível ou marketing de rede, se baseia na venda de produtos reais e seus lucros são sustentados pela comercialização destes.

Por isso, a principal diferença entre pirâmide e marketing multinível é que o último se trata de um negócio legítimo e com base de sustentação.

No marketing multinível as pessoas recebem pelas vendas realizadas, existindo um lucro tanto sobre as vendas pessoais quanto pelas vendas da equipe, dependendo do tipo de compensação da empresa.

É isso que gera confusão, pois, às vezes, os vendedores convidam mais pessoas para sua rede, porque se sua equipe vender mais, seus lucros aumentam.

Para ser marketing multinível, é necessário haver o produto que sustente o sistema e que todos os revendedores sejam pagos proporcionalmente pelo o que comercializam.

Por outro lado, quando o sistema depende única e exclusivamente dos aportes financeiros feitos por novas pessoas que entram no esquema, isso é uma pirâmide financeira e não tem sustentação em médio e longo prazo.

Como funciona uma pirâmide financeira?

Começa com falsas promessas de lucro fácil, grande esforço de recrutamento de pessoas para o sistema em um negócio insustentável em que só quem o cria ou os primeiros a entrarem realmente ganham dinheiro, à custa de muitos que perdem.

Entenda o funcionamento de uma pirâmide financeira passo a passo:

  1. A pirâmide é criada por uma pessoa, um grupo ou uma empresa de fachada
  2. Com promessas de lucro grande e rápido, alguns membros são recrutados
  3. Para cada um desses membros lucre, além de pagar sua cota para entrar, eles têm que recrutar um número mínimo de pessoas cada um
  4. Essas novas pessoas pagam sua parte, que é embolsada quase integralmente pelo grupo inicial e parte por quem os convidou
  5. Cada nova pessoa que entrar paga e tem que chamar mais pessoas para entrar. Dessa forma, é formada a pirâmide
  6. Quanto mais pessoas entram, mais longe ficam do topo e menor a chance de ganhar ou mesmo recuperar o dinheiro alocado
  7. As pessoas recrutadas neste caminho não conseguem o lucro prometido e nem recebem o dinheiro de volta, que fica concentrado quase integralmente com as pessoas do topo da pirâmide

Sinais para identificar um esquema de pirâmide financeira

Normalmente, não é difícil identificar um esquema de pirâmide financeira. Muitas das vezes as pessoas se deixam levar por promessas de dinheiro fácil, tanto por ingenuidade quanto por desespero.

Esse tipo de golpe costuma ganhar mais força em tempos de crise, pois no momento em que mais precisam de dinheiro, as pessoas se tornam menos criteriosas e se abrem para “soluções mágicas” para os problemas financeiros.

Alguns esquemas investiram (e investem) pesado em propaganda, divulgando sua pirâmide em grandes eventos, na internet, através de sites e influenciadores digitais, e até mesmo na mídia tradicional, como jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão.

Essa publicidade passa uma ideia de confiabilidade e aumenta o potencial do golpe dar certo, mas é preciso analisar com cautela.

Para evitar cair nessa e também não permitir que pessoas próximas sofram esse tipo de golpe e piorem ainda mais a situação financeira, fique atento aos principais sinais de que uma proposta de investimento é, na verdade, um golpe. Confira!

Investimento inicial

Desconfie quando há o pedido de um investimento inicial para entrar no negócio, sem que haja maiores explicações para o que será usado aquele dinheiro.

Veja se há um produto ou serviço sendo disponibilizado e qual garantia legal você terá para, pelo menos, receber aquele dinheiro de volta.

Se não houver nenhum tipo de contrato, seguro ou garantia real, não entregue seu dinheiro nas mãos de terceiros de forma alguma.

Desconfie ainda mais caso o dinheiro seja solicitado em espécie, pois, desta forma, você não terá nem como provar que realmente repassou a quantia.

Ganhos altos e rápidos

As promessas costumam ser de grandes lucros e de forma rápida. Não tem aquele ditado de que “quando a esmola é demais, o santo desconfia?

Então, seja cético e desconfie, pois, quando algo parece “muito bom para ser verdade”, normalmente não é verdade mesmo.

Os golpistas ou mesmo as pessoas que entraram no esquema de pirâmide acreditando em ganhos, estão pressionadas a conseguir mais gente

Ou seja, farão de tudo para te convencer a entrar também e o ganho fácil, com retorno rápido, é a ferramenta mais utilizada nas pirâmides.

Sempre tenha um pé atrás e lembre-se, se houvessem formas mágicas de ganhar muito dinheiro em pouco tempo, todo mundo estaria com grana sobrando, que não é o caso.

Pouca informação sobre o negócio

Como o negócio é fraudulento, é normal ter poucas informações sobre ele ou serem informações que não podem ser conferidas em nenhum órgão.

Se você observar isso no momento da oferta, fuja! A chance de ser golpe é enorme.

Algumas vezes, inclusive, os golpistas falam que as informações são “confidenciais para a segurança do negócio e tentam desconversar quando as pessoas buscam comprovações do que é permitido.

Se você não tiver certeza da lisura do negócio, não corra o risco, por mais que as promessas de ganhos possam ser tentadoras.

Sensação de urgência ou oportunidade única

Outra estratégia usada de forma corriqueira pelos golpistas é fazer a pessoa acreditar que aquela é uma oportunidade única e que ela vai perder dinheiro se não entrar naquele exato momento.

Mas, pense conosco, se é tão bom assim, porque a pessoa quer tão desesperadamente e precisa insistir tanto para você colocar seu dinheiro?

Ao perceber que as pessoas estão fazendo um esforço muito grande para te convencer do quão importante é você entrar naquele negócio, redobre sua atenção.

Eles fazem isso porque quanto mais rápido você colocar seu dinheiro na pirâmide, menos tempo terá de pesquisar sobre, pensar e conversar com pessoas que possam te mostrar que é golpe.

Necessidade de recrutamento

Se a premissa quase que exclusiva para você conseguir ganhar dinheiro é colocar uma quantia inicial e, posteriormente, ter que recrutar mais pessoas, a chance de ser uma pirâmide financeira é quase de 100%.

Além disso, se há a necessidade de você trazer pessoas e estas mesmas terem que fazer o mesmo, o que está sendo oferecido para você é exatamente o que é uma pirâmide financeira, mesmo que eles deem outro nome para tentar passar a imagem de algo seguro e legal.

Atraso nos pagamentos

Se você ou algum conhecido infelizmente já entrou em um negócio deste tipo, os atrasos de pagamentos são outro sinal claro de que provavelmente se trata de uma pirâmide financeira.

Quando a pirâmide começa a ruir, com algumas acontece de forma bem rápida, os pagamentos prometidos não acontecem ou são feitos de forma atrasada.

Isto ocorre porque o dinheiro do topo está chegando, mas para quem está um pouco abaixonão chega mais nenhuma parte.

Em muitos casos, a pessoa pode nunca ver a “cor do dinheiro ou nem mesmo uma pequena porcentagem do valor investido inicialmente.

Dificuldade de contato com os donos

Algumas vezes você já não consegue contato com “os cabeças do negócio desde o início, sendo a pessoa que te convidou o seu contato. Isso já é um motivo para você desconfiar desde o primeiro momento.

Pois além de não ter segurança jurídica, nem mesmo contato com a suposta empresa ou investidores você tem.

Em outros casos, os idealizadores da pirâmide são bem abertos no primeiro momento, estão disponíveis no WhatsApp, telefone, redes sociais, o que torna mais difícil no primeiro momento verificar o golpe, pois estão na fase de convencimento.

Depois disso, quando eles já pegaram muito dinheiro e a pirâmide não se sustenta, eles somem.

Quanto tempo dura um esquema de pirâmide financeira?

Varia bastante! Há pirâmides que duram pouquíssimo tempo e logo o topo do esquema some com o dinheiro, enquanto há outras mais sofisticadas que podem durar por meses e até mesmo por anos, enganando mais e mais pessoas.

Quanto mais tempo uma pirâmide durar, mais pessoas entram e mais distante do topo quem entra no esquema vai ficando.

Com isso, além de maiores chances de perder, mais cobrada a pessoa pode ser diretamente.

As pirâmides, além de serem um crime contra economia popular e, por meio de golpe, trazer problemas financeiros, também trazem problemas pessoais para as pessoas que entram.

Isso porque elas perdem seu dinheiro e ainda convidam mais pessoas a entrar, que também são vítimas do mesmo golpe.

Imagine só, por exemplo, que você é recrutado, coloca seu dinheiro e o perde. Já é horrível, não é mesmo?

Mas pode ser ainda pior quando você convida colegas de trabalho, amigos e parentes que também perdem dinheiro…

Além do desfalque financeiro, você ainda será cobrado por estas pessoas e cobrará quem te convidou, formando um círculo vicioso.

Falta de novos membros

O principal motivo para o fim de uma pirâmide financeira é a falta de novos membros. Quanto mais tempo passa e níveis da pirâmide, mais difícil fica para conseguir recrutar novos participantes.

Para que elas pudessem ser sustentáveis, o número de pessoas teria que ser infinito e todas deveriam topar entrar.

As pirâmides financeiras são insustentáveis na teoria e na prática. Se uma pirâmide começa com uma pessoa ou um grupo que convida oito pessoas e cada uma delas têm que trazer mais oito no segundo nível, quando chega em seu quarto nível (que ainda é bem perto do topo), já serão necessários 4096 participantes.

Para se ter ideia, seguindo este mesmo exemplo, já são necessárias mais de 16 milhões de pessoas no oitavo nível. É algo totalmente insustentável!

E no meio deste caminho, este tipo de golpe faz com que as pessoas, que às vezes nem sabem que estão atraindo amigos, parentes e conhecidos para um golpe, crie indisposição ao fazê-los perder dinheiro.

Manobra rug-pull

Outra forma de uma pirâmide financeira acabar é quando os criadores daquele golpe atingem o número que desejavam e aplicam a manobra rug-pull.

Essa é uma expressão em inglês e que se pode traduzir como “puxar o tapete”. Neste momento os golpistas desaparecem com o dinheiro dos investidores.

Muitos golpistas estão envolvidos com outros negócios ilegais e usam contas de laranjas, identidades falsas e conhecem maneiras de lavar o dinheiro, tornando muito difícil a recuperação.

Neste momento, eles não serão cobrados, mas as pessoas que caíram no golpe vão cobrar umas as outras, criando um problema social, além do financeiro.

Pirâmide financeira é crime?

Sim, a pirâmide financeira é um crime e está caracterizada na Lei 1.521/51, que dispõe sobre os crimes contra a economia popular.

Além de multa, é prevista a detenção de 6 meses a 2 anos para as pessoas que se utilizem deste golpe financeiro para tirar dinheiro de terceiros.

Em seu artigo 2ª, inciso IX, a Lei prevê o chamado crime de “pirâmide” ou “esquema de pirâmide”, que consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas.

Veja o que diz a normativa:

Art. 1º. Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes e as contravenções contra a economia popular, Esta Lei regulará o seu julgamento.

Art. 2º. São crimes desta natureza:

IX – obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes.

Tipos de esquemas de pirâmide mais comuns no Brasil

Existem os esquemas mais tradicionais, que são inspirados no Esquema de Ponzi, que são as pirâmides onde as pessoas colocam seu dinheiro e precisam convidar um número específico de pessoas e, em alguns casos, com promessas de maiores ganhos, tendo que recrutar muitos.

Como vimos anteriormente no texto, é um modelo insustentável e que só beneficia quem criou a pirâmide ou entrou no começo.

Outras formas são empresas ou grupos que usam produtos de fachada para mascarar sua pirâmide se passando por marketing multinível e, mais recentemente, se aproveitando de golpes com Forex e envolvendo criptomoedas.

Então, separamos para você os principais tipos de pirâmides financeiras hoje em dia, para conhecer e fugir desse golpe. Confira!

Golpe com criptomoedas

Sendo novo e com potencial de ser lucrativo, o mercado das criptomoedas, infelizmente, está sofrendo com a atuação de muitos golpistas.

Existem vários tipos de golpes envolvendo as moedas digitais e NFTs, entre eles estão uns que atuam como os esquemas de pirâmides tradicionais.

O que é e como funciona

Funciona de forma bem parecida com a pirâmide tradicional, com a diferença que ao invés da vítima entrar com dinheiro e convidar outras pessoas para fazer o mesmo prometendo ganhos, a promessa é de que a moeda terá grande valorização e que ela será potencializada se mais pessoas entrarem.

Com isso, as vítimas pagam um valor acima do mercado pela criptomoeda (que às vezes podem nem ter um valor real e ser um esquema de Scam) e recrutam outras para fazerem o mesmo. Dentre os modelos que utilizam esses golpes se destaca o Forex.

Nos esquemas com moedas digitais, assim como com dinheiro real e produtos de fachada, quem ganha são apenas os criadores da pirâmide.

Podem ser os criadores da moeda em si ou os golpistas, que apenas utilizam uma moeda digital legítima como um meio para o golpe.

Como identificar

O conhecimento é o melhor remédio e também prevenção para tudo. Então, se uma oferta como essa chegar até você, pesquise, converse com pessoas que conhecem o mercado e busque saber da credibilidade da pessoa que te oferece a “oportunidade”, antes de pensar em investir.

Se as promessas de lucro estão muito fora da realidade média do mercado e se houver a necessidade de recrutar pessoas para que você tenha lucro, muito provavelmente se trata de uma pirâmide usando as criptomoedas como meio para o golpe.

Esquemas Ponzi

Apesar de esquemas semelhantes existirem ao redor do mundo, o ítalo-americano Charles Ponzi, na década de 1920, nos Estados Unidos, ficou conhecido como autor de uma fraude gigantesca, tida como a primeira pirâmide financeira em grande escala e dando origem às que vemos hoje em dia.

O que é e como funciona

Esquemas Ponzi é a base das pirâmides que vemos hoje em dia, em que as pessoas são recrutadas para o esquema, colocam seu dinheiro com promessa de grandes lucros e que, para tal, devem recrutar mais pessoas e estas devem fazer o mesmo e assim sucessivamente, alimentando um sistema insustentável, onde se quem o criou lucra.

Como identificar

  • Ofertas de lucros desproporcionais e rápidos
  • Pouca ou nenhuma informação concreta sobre o negócio
  • Ausência de oferta de produto ou serviço
  • Necessidade de investimento inicial sem ter qualquer garantia de retorno
  • Necessidade de recrutar mais pessoas para, supostamente, obter lucro

Esquemas famosos de pirâmides no Brasil

Alguns esquemas de pirâmide em larga escala enganaram milhares de brasileiros e renderam bilhões de reais aos golpistas.

Confira a seguir algumas das principais pirâmides a lesar brasileiros!

Fazendas Reunidas Boi Gordo

Nos anos de 1990, se utilizando de muita propaganda, os golpistas faziam crer que as pessoas estavam investindo dinheiro na criação de gado em Goiás, com promessa de lucro mínimo de 46% em um ano e meio.

Mas, na verdade, não passava de pirâmide e mais de 20 mil pessoas perderam, somadas, quase 4 bilhões de reais.

TelexFREE

A empresa, que oferecia ligações telefônicas via internet e dizia lucrar muito com isso, foi condenada pela justiça brasileira pelo crime de pirâmide financeira.

A TelexFREE se vendia como um modelo de marketing multinível, em que as pessoas investiam dinheiro e divulgavam o sistema, além de recrutar outras para fazer o mesmo.

Avestruz Master

Prometendo lucros excelentes em pouco tempo, o esquema era baseado na aquisição e venda de títulos de avestruzes.

A empresa dizia ter mais de 600 mil animais, mas não passava de 30 mil. Mais 50 mil pessoas foram prejudicadas, perdendo mais de 1 bilhão de reais.

Como sair de um esquema de pirâmide financeira?

Tudo depende do quão envolvido você está. Caso tenha participado de forma efetiva no recrutamento de pessoas, pode ser necessário comprovar que você não sabia que se tratava de um golpe ao convidar terceiros, que também foram lesados.

Para conseguir reaver o dinheiro gasto, provavelmente será necessária a ajuda de um advogado.

Através de uma ação individual ou coletiva, será acionada a empresa ou pessoas responsáveis pela fraude para denunciá-los, como forma de buscar que não sigam aplicando o golpe, assim como de reaver o seu dinheiro.

Como denunciar uma pirâmide financeira?

Para denunciar um esquema de pirâmide financeira é importante juntar o maior número de provas possíveis contra os golpistas.

Dessa forma, preferencialmente com o auxílio de um advogado, faça uma denúncia concreta na justiça. Também abra um boletim de ocorrência contra os golpistas.

Podem ser usadas como provas transferências bancárias, ofertas por panfletos, propostas e propaganda enviadas e-mails, conversas via WhatsApp, testemunhas, entre outras formas de comprovar que houve a configuração da pirâmide como objeto do negócio feito que lesou você ou outras pessoas.

Dicas para não cair em um esquema de pirâmide

Para evitar ao máximo cair em um esquema de pirâmide financeira, vale reforçar as principais dicas que demos ao longo do texto, como:

  • Desconfiei de promessas de lucros rápidos e muito acima do convencional
  • Busque saber a procedência da empresa ou grupo que oferece a “oportunidade”
  • Não entre em um negócio que o retorno financeiro se dará somente mediante ao recrutamento de mais pessoas
  • Veja se há um produto ou serviço que possibilite o lucro prometido
  • Busque em sites de reclamações e na justiça o nome da empresa e pessoas envolvidas
  • Pesquise por instituições reguladas e auditadas
  • Sempre tenha um pé atrás e nunca faça negócios com pressa