Buscando Cartão

0%

Tudo o que você precisa saber sobre parcelamento com cartão de crédito

Tem dúvidas sobre como funciona, quais as vantagens de parcelar suas compras com o cartão de crédito? Então, continue conosco que vamos te explicar tudo!

imagem de calculadora, lupa sobre contas e dois cartões de crédito ao lado simulando oparcelamento com cartão de crédito

O cartão de crédito é um meio cada vez mais usado para pagamento de compras, principalmente pela praticidade e segurança que oferece.

Além disso, ele acaba sendo um recurso bastante útil para cobrir imprevistos e em muitos casos o único meio de comprar aquele item de valor mais alto, que sua renda mensal não consegue, ou seja, sendo preciso recorrer ao parcelamento com cartão de crédito.

Mas, muito cuidado, pois o parcelamento com o cartão de crédito pode também se tornar uma armadilha para sua vida financeira, tendo em vista que a ilusão de pagar apenas pequenas quantias por mês pode levar a gastos desnecessários e se tornar uma bola de neve.

Por isso, se você quer entender mais sobre o assunto e aprender boas práticas para não comprometer sua renda usando seu cartão, siga conosco neste guia exclusivo do Notícia Oficial!

O que é parcelamento com cartão de crédito?

O parcelamento com cartão de crédito é uma prática simples e cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. Usando essa opção, você pode dividir o valor de uma compra em parcelas iguais, pagando em duas ou mais vezes, tanto em lojas físicas quanto em lojas online.

Dependendo do estabelecimento, as parcelas podem vir ou não acrescidas de juros. Mas, isso, explicaremos mais adiante.

Quais tipos de parcelamentos os cartões de crédito possuem?

Os cartões de crédito podem oferecer a possibilidade de duas formas de parcelamento: de compras e de fatura do cartão. Confira abaixo!

Compras

O parcelamento de compras, como explicamos acima, é quando você compra um produto ou serviço e divide seu valor em duas ou mais vezes, dependendo das condições oferecidas pela loja.

Por exemplo: ao fazer uma compra de 1.000 reais, você opta por dividi-la em 4x de 250 reais. Assim, nos próximos quatro meses, serão cobrados 250 reais em sua fatura, até que o valor da compra seja totalmente pago.

Parcelamento da fatura

O parcelamento da fatura do cartão de crédito é para aqueles meses em que você percebe que não conseguirá pagar todas as suas contas. Assim, é possível optar por parcelar a fatura do seu cartão de crédito, para aliviar a situação.

Porém, é preciso estar atento, pois nesse caso são cobrados juros que podem, até mesmo, piorar as coisas num futuro próximo.

Os juros para esse tipo de negociação são muito altos, portanto, analise bem e veja se um empréstimo ou outro tipo de crédito com juros menores para pagar a fatura integralmente podem ser opções menos maléficas à sua saúde financeira.

Além disso, de acordo com a legislação brasileira, a opção de parcelamento da fatura do cartão só é permitida após um mês no crédito rotativo, ou seja, após um mês do pagamento do valor mínimo da fatura.

Mas, é importante frisar que, na maioria dos casos, sai mais barato parcelar a fatura do cartão do que ficar no crédito rotativo.

Como funcionam as compras parceladas?

O parcelamento de compras funciona da seguinte forma: vamos supor que você quer comprar um produto no valor de 1.000 reais, mas não tem toda a quantia disponível naquele momento.

Alguns estabelecimentos e lojas online oferecem a possibilidade de parcelar aquele valor no cartão de crédito, de acordo com o seu limite.

Sendo assim, o montante total será dividido em parcelas iguais, que podem ou não ser acrescidas de juros, dependendo da situação.

Nesses casos, ao invés de pagar 1.000 reais de uma só vez, você pode dividir e pagar, por exemplo, em 4 parcelas de 250 reais.

Mas, apesar de ser uma boa opção para adquirir produtos ou serviços de um valor mais alto, é bom lembrar que acumular muitas parcelas no cartão pode acabar se tornando uma grande bola de neve. Portanto, cuidado!

Qualquer cartão pode parcelar compras?

Não! A opção de parcelamento de compras só está disponível para os cartões de crédito. Se você tem um cartão híbrido, ou seja, que funciona para débito ou crédito, o parcelamento também só estará disponível na função crédito.

Isso porque pagar com cartão de débito é o mesmo que pagar com dinheiro, no momento em que você passa o cartão o valor é retirado imediatamente da sua conta corrente.

Ao contrário do que acontece no crédito, em que o valor da compra é acrescido a uma fatura que só chega no mês seguinte.

Em quantas vezes é possível parcelar uma compra no cartão de crédito?

Depende do estabelecimento em que a compra será realizada, mas, normalmente, a quantidade máxima de parcelas oferecida pelas lojas é de até 12x sem juros ou até 24x com juros.

Quais taxas podem ser cobradas em compras parceladas no cartão de crédito?

Quando você parcela suas compras com o cartão de crédito, deve estar ciente de que, dependendo do estabelecimento e da quantidade de parcelas, podem ser cobrados juros na sua compra, fazendo com que o valor aumente consideravelmente.

Mas, a vantagem é que, caso você parcele uma compra sem juros, nenhuma taxa extra é cobrada.

Como funciona o parcelamento com e sem juros?

Ao parcelar algo no cartão de crédito, dependendo da loja em que você está comprando, pode ser que juros incidam sobre o valor da sua compra.

Alguns estabelecimentos cobram juros mesmo ao parcelar em apenas 2x, outros apenas quando se opta por uma quantidade maior de parcelas.

Por outro lado, em outros estabelecimentos você consegue parcelar sem que seja acrescido nenhum valor ao preço inicial do produto, tudo depende muito da empresa e da maquininha de cartão usada pela loja.

Parcelamento sem juros

O parcelamento sem juros é um parcelamento comum, em que o valor do produto ou serviço é dividido em parcelas iguais e sem adicionar nenhuma taxa ao preço que seria pago à vista.

Ou seja, compra-se um produto de 500 reais, parcela em 10x de 50 reais e no final para os mesmos 500 reais, sem nenhum acréscimo.

Parcelamento com juros

Existem também os estabelecimentos que cobram juros para parcelar suas mercadorias. O valor dessa taxa extra pode variar muito de acordo com a loja.

Portanto, é muito importante ver se realmente vale a pena optar pelo parcelamento nesses casos, pois ele pode fazer uma grande diferença e aumentar muito o preço final. Sendo assim, se puder, tente negociar um desconto e pague à vista.

Como fica o meu limite em compras parceladas?

Quando você faz uma compra parcelada, deve estar ciente de que seu cartão precisa ter limite para que a transação seja aceita.

No entanto, esse limite pode funcionar de duas maneiras, dependendo do tipo de cartão. Entenda abaixo mais detalhes a seguir!

Limite que considera o valor total da compra

Essa é a forma mais comum. Nesse caso, ao realizar a compra, todas as parcelas são consideradas no seu limite de uma só vez.

Quer dizer, se seu limite é de 1.000 reais e você realiza uma compra no valor de 300 reais parcelada em 3x de 100 reais, seu limite restante passa a ser 700 reais, e será liberado aos poucos após o pagamento de cada parcela.

Limite que considera somente o valor da parcela ao mês

Nessa outra forma, o valor descontado no seu limite será apenas o valor de cada parcela.

Por exemplo: se você tem o limite de 1.000 reais e faz a mesma compra de 300 reais, parcelada em 3x de 100 reais, o seu limite será de 900 reais, descontando não o valor total da compra, mas apenas a parcela daquele mês. Essa opção é muito usada pelas lojas que têm um cartão próprio.

Se você não sabe em qual modalidade o seu cartão de crédito se encaixa, basta consultar sua fatura ou entrar em contato com a Central de Atendimento do banco emissor.

É possível antecipar o pagamento das parcelas de uma compra no cartão de crédito?

Sim, é possível! Para isso, basta entrar em contato com seu banco e solicitar a antecipação. Dessa forma, a parcela antecipada virá na próxima fatura do seu cartão.

Caso você tenha o dinheiro disponível, essa pode ser uma boa opção para não prorrogar dívidas e, consequentemente, liberar o limite do seu cartão.

Como saber o meu limite?

Para saber o limite do seu cartão, basta consultar sua fatura. Esse valor deve, obrigatoriamente, ser informado no documento. Mas, caso você não encontre, basta entrar em contato com a central de atendimento do banco emissor.

Como aumentar o limite do cartão

Existem algumas maneiras de conseguir um aumento de limite do cartão de crédito. Manter sua fatura sempre paga em dia e fazer um bom uso do cartão são algumas delas.

Quer saber mais? Veja as cinco melhores estratégias para aumentar o limite do seu cartão em pouco tempo!

Como fazer compras parceladas no cartão de crédito?

Fazer compras parceladas no cartão de crédito é algo bastante simples e corriqueiro. No caso de lojas físicas, basta solicitar ao vendedor no momento do pagamento.

Já no caso das lojas online, basta solicitar a quantidade de parcelas desejadas ao inserir o número do cartão de crédito e o CVV na página de pagamento.

Lembrando que, em ambos os casos, as lojas não são obrigadas a aceitar o parcelamento, portanto, informe-se antes.

Vale a pena fazer compras parceladas no cartão de crédito?

O parcelamento pode ser uma alternativa muito interessante em alguns casos, mas deve ser usado com parcimônia. Isso porque, ao acumular parcelas, você pode acabar comprometendo sua renda e “embolando” suas contas.

Além disso, o hábito de dividir suas compras com frequência pode gerar um grande descontrole financeiro, já que a ilusão de pagar apenas um pouco a cada mês pode levar à prática de fazer compras sem necessidade.

Sendo assim, podemos dizer que fazer compras parceladas vale a pena quando você deseja comprar um bem de valor mais alto ou em um momento de imprevisto, desde que esteja ciente de que poderá arcar com esses gastos nos próximos meses.

Portanto, nossa dica é: sempre que puder, pague à vista, pois além de poder conseguir bons descontos, também evita dívidas intermináveis e dores de cabeça futuras!

DESCOBRIR O CARTÃO IDEAL