Pagamento por aproximação: Saiba tudo sobre essa tecnologia

Entenda aqui o que é, como funciona e onde usar a tecnologia de “aproximou, pagou”, que traz mais praticidade aos consumidores no dia-a-dia!

Pessoa que paga com seu aplicativo de carteira para smartphone, simbolizando a tecnologia de pagamento por aproximação do cartão

Impossível falarmos de pagamento por aproximação com crédito ou débito e não mencionarmos que a “bola da vez” tem sido as grandes marcas do momento como Google, Apple e Samsung, que possuem carteiras digitais próprias, bem como os bancos que criaram suas pulseiras facilitadoras na hora de sair à rua com mais dinamismo para pagar.

Sim, pagar por contactless utilizando da tecnologia Near Field Communication (NFC) tornou-se prático e seguro, principalmente em tempos epidêmicos, onde as pessoas evitam tocar em objetos com risco de contaminação. É moderno, para todo o tipo de faixa etária e fácil de usar.

Consequentemente, é o século 21 mostrando que utilizar papel impresso nos pagamentos tem ficado cada vez mais para trás e que o boom dos bancos, financeiras e fintechs que utilizam essa forma de pagamento é a melhor maneira de atrair pessoas para serviços com mais conforto e segurança.

Então, se você quer saber como usar seu cartão de débito ou crédito, sua pulseira ou seu celular para pagar por aproximação, continue conosco que vamos lhe explicar tudo sobre essa inovação no mercado, que tem facilitado e muito a vida do brasileiro! Vamos lá?!

O que é pagamento por aproximação?

O famoso sistema de pagamento por aproximação é mais uma tecnologia voltada para o bem-estar dos clientes, que passam a ter mais facilidade e rapidez na hora de pagar por qualquer produto ou serviço, desde que a forma de pagamento seja o cartão de crédito ou débito.

Basicamente, basta que a loja tenha uma máquina de cartão moderna que atenda a essa função com tecnologia NFC, no intuito de aproximar o cartão, pulseira, relógio ou smartphone.

Assim, você deixa de lado a necessidade de um contato manual, onde é preciso introduzir o cartão para que depois tenha que digitar sua senha, visto que ao pagar por aproximação é muito mais prático, rápido e comum, principalmente em países do primeiro mundo.

Como o pagamento por aproximação funciona?

Pagamento por aproximação, tecnologia NFC ou Contactless estão totalmente interligados nos cartões, celulares, pulseiras e também nos relógios, que possuem ações digitais voltados para esse tipo de serviço.

Caberá ao cliente apenas ter que escolher se vai pagar no formato tradicional com senha manual ou digital, que é apenas “encostar na maquininha”.

Vale também trazer uma dica que muitos desses acessórios que compartilham de tal tecnologia precisam do aval do banco ou da ativação no próprio aplicativo da instituição para funcionar.

E no caso de ainda preferir digitar sua senha conforme costume, permanece habilitado do mesmo jeito, ou seja, você pode realizar seus pagamentos de ambas as formas ao mesmo tempo.

Funcionamento para quem paga

Caberá ao titular do cartão ou de acessórios que contenham tal tecnologia, estar habilitado na hora de utilizar o formato de aproximação para pagamentos em lojas físicas.

No formato digital é o mesmo padrão de cadastro em site ou via carteira digital, para cobrar de maneira automática.

Funcionamento para quem recebe

O dono do estabelecimento necessitará ter maquininhas modernas que já contenham esse tipo de tecnologia e acesso à internet, para melhor facilitar o serviço na hora de receber dos seus clientes. Basta apenas reconhecer o ícone que está presente nos cartões ou nas máquinas.

Qual é o limite de valor para pagar por aproximação?

Cada banco trabalha com um limite de segurança e para isso é necessário consultar a sua instituição sobre quanto poderá ser pago via contactless.

Os bancos trabalham assim justamente por segurança, para evitar que aconteçam extravios. Passando do limite do seu emissor, os valores altos necessitam de senha para aprovar a transação.

Normalmente, o mais comum é que as maquininhas aceitem pagamento de compras por aproximação no valor de até R$200,00.

Quais meios existem para pagar por aproximação?

É necessário que a pessoa tenha uma conta num banco com tecnologia digital moderna e que consiga utilizar de pagamentos por aproximação no seu cartão PJ ou pessoal.

Outra opção é ter mecanismos no celular, pulseira ou relógio que faça isso de uma maneira independente, como é o caso das carteiras digitais Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Vejamos abaixo um passo a passo:

Cartão de crédito e débito

O mundo moderno pede praticidade e agilidade e por isso não existe mais a necessidade de ter que inserir o cartão na hora de pagar.

Assim, o pagamento por aproximação do cartão é muito simples, basta apenas que o cartão esteja habilitado para esse formato, onde a habilitação e desabilitação da tecnologia pode ser feita em poucos segundos no próprio aplicativo do seu banco.

Para saber se o seu cartão possui a tecnologia contactless, é só reparar se há o ícone de três ondas estampado perto do chip, geralmente ilustrado na frente do cartão, perto da bandeira.

Celular smartphone

Os aparelhos que possuem a tecnologia NFC utilizam carteiras digitais próprias de marcas já consagradas no mercado como Google, Apple e Samsung.

O que precisa ser observado são os tipos de cartões que as empresas dos celulares aceitam e suas plataformas.

Na prática, basicamente, basta que o usuário do cartão cadastre-o nessas carteiras virtuais e assim, no momento de pagar o celular precisa estar conectado a internet e próximo a maquininha.

Smart Watch | Relógio

Seguindo a lógica dos celulares atuais, os smartwatches também necessitam que o cliente tenha uma conta nas lojas de carteiras digitais das grandes marcas de aparelhos que já listamos.

É preciso também conhecer quais os tipos de cartão são aceitos e isso é informado no sistema da loja. A logística para pagar é a mesma, por aproximação.

Pulseira (Brand)

As pulseiras também possuem sistemas de pagamentos por aproximação devido a que muitas delas são oriundas dos próprios bancos.

Muitas instituições em nosso país já oferecem essa opção aos seus clientes. Algumas das pulseiras de pagamento mais conhecidas ficam em destaque a Band da Trigg, Santander Pass, Visa Bradesco, Bpp Tag e Pulseira Ourocard.

Vale a pena fazer pagamento por aproximação?

Depende! Quando falamos da praticidade o resultado é bastante positivo e como bem dizem por aí, é uma forma de agilizar a vida das pessoas na hora de fazer compras.

Isso porque se trata de um meio de pagar sem ter que se preocupar em lembrar da senha ou receio de digitar e temer que alguém esteja vendo os números secretos para clonar o cartão de crédito, por exemplo.

O que precisa ficar claro na utilização do pagamento por aproximação é o cuidado na hora de sair de casa, principalmente em situações de perda do cartão ou dos acessórios que contenham esse tipo de tecnologia.

Mesmo que para certos valores exija-se uma senha padrão e de difícil acesso, todo cuidado ainda é pouco.

Vantagens

Devido aos tempos em que estamos vivendo por causa da pandemia, é mais do que interessante usar desse tipo de pagamento para controle e higienização das mãos – mesmo sabendo também que é preciso limpar utensílios eletrônicos que ficam nas mãos no dia-a-dia.

Outra grande vantagem do pagamento por aproximação é a comodidade que o serviço oferece, pois é melhor do que ficar carregando o cartão a todo o momento e preocupando-se em ter que digitar senhas.

Sem falar que esse processo nos dá tempo, visto que o pagamento é muito mais rápido, já que basta literalmente só aproximar o meio da maquininha e pronto.

Desvantagens

Pessoas mal-intencionadas existem em todos os cantos e por isso, uma das desvantagens da tecnologia contactless é a possibilidade de cair em golpes no cartão, em casos de furtos ou roubo.

Para isso, a dica é sempre que sair do estabelecimento desligue a função por aproximação e não vá a ambientes lotados com o NFC habilitado, para não ter prejuízos.

É seguro usar o pagamento por aproximação?

Sim! O pagamento é apenas feito com base nas informações do cartão do usuário e ele funcionará com uma carga limite na hora de efetivar a cobrança com um método confiável feito exclusivamente para os amantes do digital.

Além disso, vale reforçar que o pagamento é concretizado com apenas 3cm de aproximação, ou seja, é preciso estar realmente bem próximo da maquininha para aprovar a transação.

Inclusive, pensando em oferecer mais segurança aos clientes, muitas empresas de tecnologia vendem no mercado carteiras com películas em alumínio, que trabalham com a função de bloquear o sinal NFC no caso de estar na rua.

Há também pessoas que optam por utilizar papel alumínio caseiro no cartão, para que não ocorra contato e transferência, tudo é válido para ficar seguro.

Como evitar golpes

A principal dica para se proteger nos pagamentos por aproximação é ao sair de casa não ativar a função, por motivos óbvios de segurança.

O ideal é ativar o contactless apenas quando estiver no local em que fará compras e no momento do pagamento.

Leia mais: Seguros do cartão de crédito: Seu guia completo sobre o assunto

No caso da perda, furto ou roubo do cartão, entre imediatamente em contato com o seu banco e também com as plataformas de contas digitais, para bloquear pagamentos feitos indevidamente.

Quais bancos possuem pagamento por aproximação?

Acompanhando o boom tecnológico pelas empresas financeiras e de comunicação, ficou evidente que atrelar a sua vida ou meios que o cercam ao cartão de crédito ou débito ficou mais fácil na hora de pagar via contactless.

As marcas sabem bem que quanto mais simples o serviço, o cliente é impactado positivamente e com isso ainda não mudou a forma como o consumidor vê o mundo. Praticidade é tudo nessas horas.

Por isso, a grande maioria dos cartões hoje em dia já conta com tal tecnologia. Confira a seguir os principais bancos que oferecem esse tipo de serviço:

  • Santander
  • Itaú
  • Bradesco
  • BMG
  • Banco Pan
  • BV
  • Nubank
  • Neon
  • C6 Bank

Como desativar o pagamento por aproximação?

Ao querer desativar o pagamento por aproximação o cliente poderá seguir o passo a passo abaixo de maneira simples e prática e reativar também com facilidade.

Veja logo abaixo quais são as duas maneiras de desabilitar o pagamento por aproximação do seu cartão quando precisar!

No internet Banking

Aqui é o site oficial do seu banco e para isso é necessário que o usuário da conta faça o login de maneira digital com o e-mail/CPF/CNPJ e senha digital cadastrada – não é a senha do cartão.

Procure em seguida pela aba do seu cartão de crédito ou débito e veja a opção de pagar por aproximação, contactless e NFC, desabilite-o. Para reativar o mesmo processo.

No aplicativo do banco ou cartão

Uma das maneiras mais simples de desativar o contactless é por meio do app do seu banco, basta acessar sua conta ou informações do cartão, procurar pela tecnologia de pagamentos por aproximação e apertar para desabilitar. Para ativar é o mesmo caminho.

Conclusão

Portanto, esperamos que ao final desta leitura você tenha entendido tudo sobre como funciona essa tecnologia que vem facilitando a vida do consumidor brasileiro nos pagamentos do dia-a-dia.

Essa é uma forma de garantia à praticidade e rapidez na vida cotidiana e, embora muitos ainda fiquem receosos, saiba que é seguro sim usar o pagamento por aproximação. Então, pode ficar tranquilo para ativar a função, seja no seu celular, relógio ou pulseira!