Quando o assunto é dinheiro, os golpistas não perdem tempo e infelizmente temos um novo golpe do PIX no mercado. Agora, os criminosos estão mandando mensagens de texto (SMS) oferecendo falsos descontos para tentar roubar os usuários via pagamento instantâneo e gratuito, o PIX.
O golpe vem sendo bastante aplicado no mercado, no qual é oferecido um desconto na fatura do cartão de crédito ou do plano de celular, para que a vítima (usuário do PIX) faça uma transferência em dinheiro.
De acordo com os especialistas, nesse novo esquema, os golpistas ganham vantagem na tecnologia do PIX, pois por ser um pagamento instantâneo, ou seja, o dinheiro transferido cai no mesmo segundo na conta da outra pessoa e fica impossível recuperar a quantia enviada.
E, como sabemos, o PIX se tornou o sistema de pagamento preferido dos brasileiros, amplamente utilizado pelos consumidores, tanto os da classe baixa até a alta.
Como funciona o novo golpe do PIX
De acordo com relatos de vítimas do novo golpe do PIX, chega até o seu celular uma mensagem de texto, prometendo uma redução no valor de uma conta caso o cliente pague com PIX.
Segundo informou a empresa de cibersegurança Kaspersky, o primeiro golpe identificado foi um no qual os criminosos ofereciam R$35,90 de desconto na fatura do cartão a um cliente, bastava apenas que esse informasse sua chave PIX para realizar a transferência.
Já em outros relatos do novo golpe do PIX, foi informado que a mensagem de texto alertava o cliente sobre a união entre as bandeiras de cartão de crédito e com isso, o cliente ganharia o desconto de 40% em sua fatura mensal.
Nessa situação, na própria mensagem havia um link, onde o cliente era direcionado até um site falso, que teria a conta a ser paga com o desconto.
Já no site falso, o cliente deveria informar o número do seu CPF, o valor da fatura a ser paga, a bandeira e os quatro dígitos finais do seu cartão.
Após isso, o cliente era redirecionado para uma nova página, contendo o novo valor da fatura e devendo informar sua chave PIX para finalizar o desconto.
Cuidado com os golpes financeiros
Segundo Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky aqui no Brasil, em ambos os casos mencionados acima, o número remetente do SMS era curto, ou seja, um indicativo de mensagem falsa.
Por isso, é preciso sempre estar alerta, pois mesmo que grandes operadoras de celular e empresas renomadas no mercado utilizem esses números curtos para enviar SMS’s a seus clientes, ainda assim você não deve sair clicando em qualquer link.
E esse tipo de golpe é mais comum do que imaginamos, pois segundo um levantamento feito por essa plataforma de segurança cibernética, desde que o PIX entrou em funcionamento no Brasil, em novembro de 2020, já foram bloqueadas mais de 22 milhões de tentativas de golpes financeiros.
Dentre essas, mais de 80% utilizavam nomes de instituições financeiras respeitadas no mercado, como grandes bancos, empresas de cartão de crédito e até mesmo corretoras.
Dicas para se proteger contra o novo golpe do PIX
Por mais que os golpistas estejam cada mais espertos, ainda assim podemos prestar atenção a alguns detalhes importantes, que diminuem as chances de perder dinheiro, como:
- Na dúvida, a dica é sempre acessar ou entrar em contato diretamente com os canais oficiais de atendimento da empresa que está lhe oferecendo o desconto ou até mesmo cobrando alguma dívida
- Não clique no link enviado sem antes conferir o endereço, principalmente para sites suspeitos
- Jamais clique em links ou faça pagamentos se você não tem vínculo algum com a tal empresa
- Caso não tenha certeza de que a página é confiável e segura, jamais informe seus dados pessoais e tampouco realize pagamentos