Milhas do cartão de crédito: O seu guia sobre o assunto

As milhas do cartão de crédito oferecem condições incríveis para que você troque os pontos acumulados por viagens, produtos e muito mais!

foto de avião decolando ao fundo desfocado e a frente mão segurando cartão de crédito simbolizando o programa de milhas aéreas

Você já ouviu falar sobre o famoso Programa de Milhas Aéreas do cartão de crédito? Se a resposta foi sim, você sabe bem como utilizar esse benefício que o seu cartão lhe oferece?

Outra questão: Você sabia que o programa de milhas oferece muito mais do que troca de pontos por viagens ou passagens aéreas? Suas milhas podem ser trocadas por viagens, passagens aéreas e até mesmo eletrodomésticos, ingressos para shows e muito mais.

Então, quer saber mais sobre o que é o programa de milhas do cartão de crédito, como ele funciona e se há prazo para trocar os pontos? Siga conosco que neste guia exclusivo que vamos responder essas questões sobre o assunto para você! Vamos juntos nessa?

O que são milhas do cartão de crédito?

As milhas ou pontos são uma espécie de compensação a você cliente que é fiel aquela companhia, seja as bandeiras de cartão de crédito, as lojas ou as companhias aéreasNo que tange às empresas de cartões de crédito, elas oferecem milhas de acordo com o que você cliente gastou na fatura do mêsDessa forma, quanto mais você gasta, mais pontos acumula ao final do mês.

Como funcionam os programas de milhas dos cartões de crédito?

Com os pontos acumulados com o programa de milhas dos cartões de crédito, você pode converter os pontos conquistados em passagens aéreas. Ao acumular pontos ou milhas suficientes, basta transferi-los para um programa de fidelidade de alguma das companhias aéreas que a empresa de seu cartão tenha parceria.

Vale lembrar que, antes que você transfira suas milhas, é preciso que esteja inscrito em um programa de fidelidade de alguma companhia aérea.

Os programas mais famosos são o Smiles, da GOL Linhas Aéreas e Multiplus Fidelidade, da Latam Linhas Aéreas.

Vale destacar, ainda, que os pontos ou milhas só podem ser transferidos para o titular do cartão de crédito.

Você pode fazer sua inscrição em uma ou mais companhias que ofereçam as milhas do cartão de crédito, uma vez que não é preciso pagar nada para que você possa se associar aos programas de fidelidade das companhias aéreas.

Caso você tenha uma preferência por um programa específico de fidelidade, verifique se o seu cartão oferece a transferência para ele.

Quem oferece este benefício: o banco ou a bandeira?

Na verdade, o banco ou a empresa emissora do seu cartão são os responsáveis pelo programa de milhas do cartão de crédito. Portanto, se você se cadastrou em um programa de milhas ou deseja obter mais informações, recorra a estes.

Para que serve?

É fundamental que você saiba como utilizar seus pontos do programa de milhas do cartão de crédito, para não perder oportunidades únicas! Com suas milhas, você pode desfrutar de muitos produtos e/ou serviços bastante interessantes!

O que posso fazer com as milhas?

Sabia que você não precisa trocar suas milhas apenas por passagens aéreas? Além delas, no site da Smiles (Gol) ou da Multiplus (Latam), você pode trocar seus pontos acumulados (milhas) por produtos, tais como: diárias em hotéis, eletrodomésticos, roupas e até mesmo ingressos para shows! Não é muito bacana isso?!

Quando fazer o resgate?

Você pode fazer o resgate de suas milhas quando estiver com muitos pontos acumulados. Além disso, quando não possuir pontos suficientes para o produto que deseja trocar, é possível ainda pagar apenas a diferença da passagem com o cartão de crédito, por exemplo.

Mas, fique atento apenas para não perder o prazo de validade (caso haja), oferecido pelo seu programa de milhas.

Prazo de validade

O prazo de validade varia de acordo com cada companhia aérea. Portanto, ao entrar em um destes programas de fidelidade, fique bastante atento ao contrato e não perca o prazo para resgatar seus pontos e aproveitá-los da melhor maneira possível.

Entre os maiores programas de fidelidade do país, destacam-se:

Múltiplus Fidelidade (Latam Companhia Aérea)

Os pontos deste programa, que podem ser trocados por viagens e outros produtos e/ou serviços, tem um prazo de validade de dois anos e não são cumulativos. Ou seja, de acordo com o regulamento, caso a primeira pontuação vença, em dois anos, a segunda pontuação passa a ser considerada a primeira e assim, sucessivamente.

Smiles (Gol Companhia Aérea)

No caso da Smiles da Gol, a validade é um pouco maior: três anos. As milhas expiradas serão excluídas, de forma automática, do seu programa de milhas.

Diferentemente do que ocorre com o Multiplos, o programa Smile da Gol informa, por meio do extrato mensal, quando as milhas estão vencendo.

Vale lembrar que, independentemente de qual seja seu programa, é preciso ficar bastante atento ao seu prazo de validade, para que você não perca pontos importantes de seu programa de milhas!

Quais os benefícios de ter milhas no cartão de crédito?

Quando você utiliza seu programa de milhas do cartão de crédito, estando bem informado das regras e, é claro, cumprindo os prazos, você pode obter benefícios incríveis. Melhor ainda se você utiliza seu cartão para fazer compras com frequência, pois todo o valor gasto será convertido em pontos, ou seja, quanto mais você gasta, mais pontos você acumula.

Outro detalhe: você pode utilizar seus pontos quando e como quiser, desde que esteja no prazo de validade para o resgate destes pontos.

Vantagens

Com os pontos acumulados, você pode trocar por:

  • Milhas e adquirir passagens aéreas
  • Eletrodomésticos
  • Diárias em hotéis
  • Produtos eletrônicos
  • Viagens

Então, basicamente, com o seu programa de milhas, você pode trocar seus pontos por estes produtos e/ou serviços, conseguindo grandes descontos ou, ainda, sem pagar nada, dependendo de sua pontuação.

Desvantagens

Como em toda negociação, há também desvantagens neste processo. Dentre elas, destacam-se:

  • A perda do desconto em pagamentos à vista: ao pagar com seu cartão de crédito, a todo instante é possível acumular pontos, mas, o porém é que você pode perder aquele descontinho básico em um pagamento à vista, que é ofertado pela maioria das lojas. Dessa forma, acumular milhas a qualquer custo possui um valor alto
  • Com o dólar alto, você acumula menos pontos: como a maioria dos programas de fidelização utiliza o dólar como moeda base, com a moeda norte-americana desvalorizada por aqui, fica mais difícil se acumular pontos, com suas compras sendo realizadas em reais
  • A anuidade do cartão pode não compensar os pontos: antes de fechar sua fidelidade, faça bem as contas e veja se você vai, de fato, conseguir atingir uma pontuação legal para obter o desconto ou até mesmo ganhar aquele produto e/ou serviço. Caso contrário, você pode pagar uma anuidade alta e ainda não atingir seu objetivo com o programa de milhas
  • A compra por impulso: cuidado para não sair comprando de maneira desenfreada, apenas para acumular pontos em seu programa de milhas. Apesar de ter a sensação de que o dinheiro não “desaparece” com os pontos, na prática não é bem assim que funciona

Como ganhar milhas usando cartão de crédito?

Para que você consiga acumular pontos ou milhas em seu cartão de crédito, faça compras com ele. Apesar disso, compre o que realmente precisa e não utilize seu cartão de maneira descontrolada, apenas para somar os pontos.

Outro toque importante: se você tem um cadastro em uma rede de fidelidade, e precisa adquirir algum item, ao invés de comprar diretamente na loja, compre o produto com este parceiro. Fazendo assim, além de acumular seus pontos em seu cartão de crédito, você ainda os acumula no site da loja parceira.

Ainda é possível que você acumule milhas viajando. Ao voar por uma companhia aérea, você acumula milhas e, no futuro, após acumular os pontos, poderá trocar por outras passagens e viajar com um bom desconto ou até mesmo de graça!

Outra dica: a rede de fidelidade, que o seu programa de milhas pode estar incluso, oferece um bônus de transferência que pode chegar a até 30%. Ou seja, caso você transfira dez mil pontos para esta rede e seu bônus estiver ativo, o saldo final vai ficar em 13 mil pontos. Fique atento, no entanto, no momento certo para realizar a transferência!

Como saber se tem milhas no cartão de crédito?

Para que você saiba se, de fato, possui milhas em seu cartão de crédito, faça uma consulta junto a seu banco, conversando com o gerente ou mesmo pelo site ou aplicativo de sua instituição financeira.

Por lá, você acompanha como fazer e quais os passos a serem dados para a transferências de seus pontos (caso haja), para que você possa desfrutar de seus benefícios.

Quantos pontos ou milhas acumulo por gasto?

A pontuação do programa de milhas varia de acordo com cada banco, bandeira de cartão de crédito ou operadoras. De forma geral, funciona assim: a pontuação costuma está atrelada ao dólar, ou seja, a cada um dólar gasto, você soma um ponto para a troca por benefícios.

Dessa forma, quanto mais você gasta, mais pontos você soma para trocar, mais para frente.

Como utilizar as milhas acumuladas do cartão de crédito?

Primeiramente, é importante que você fique bastante atento às condições do programa de milhas do cartão de crédito que entrou. Depois, observe bem os prazos para a troca de seus pontos, para que você não os perca e nem fique sabendo disso!

Feito isso, você pode trocar suas milhas acumuladas não apenas por passagens aéreas (o que é muito bom, né?), mas também por diárias em hotéis, eletrodomésticos, eletrônicos, roupas ou até mesmo ingressos para shows! Não é bastante interessante?!

Vale demais conferir o que é ofertado em seu programa de milhas de cartão de crédito.

Como transferir os pontos do cartão?

Como já citamos aqui no Site Notícia Oficial, grandes clubes de fidelidade, como o Multiplus (Latam) e Smiles (Gol), aceitam a transferência de pontos do cartão de crédito e outros meios para o seu banco de pontos.

Dessa forma, você consegue acumular milhas aéreas e os pontos obtidos com a compra no cartão de crédito em um só lugar. A gente pode considerar esta tática muito mais vantajosa, não é mesmo?

Como transformar pontos em milhas?

Para que você consiga suas milhas, não basta ir juntando os pontos. Após ter uma quantia considerável de pontos, você terá que transferi-los para o programa de milhagem da companhia aérea que você escolheu. Nos exemplos citados aqui, a Multiplos (da Latam) ou a Smiles (da Gol).

Após isso, basta é necessário acessar o site ou o aplicativo de sua instituição financeira e seguir alguns passos, para reverter seus pontos em milhas.

Troca

Como

Você se cadastra no programa de fidelidade de sua preferência, seja o Multiplos, o Smiles ou outro que você quiser.

A ideia aqui é a seguinte: opte por aquele que trabalhe com parceiros de sua preferência. Dessa forma, você acumula mais pontos.

Ao realizar sua escolha, faça o cadastro no site do programa de milhas que você determinou.

Onde

Dois dos maiores programas de fidelidade são: o Multiplos, da Latam Linhas Aéreas e o Smiles, da Gol. Cada um deles tem suas peculiaridades e cabe a você escolher o que se encaixa melhor em seu perfil.

Venda

Como

Ao contrário do que muitos pensam, a venda de milhas é uma prática legal, uma vez que as milhas pertencem a você cliente e não aos programas de fidelidade. Muitas empresas, no entanto, procuram esconder isso do consumidor.

Dessa forma, você pode vender suas milhas que estejam vencendo, por exemplo, e você não pretende viajar agora ou trocá-las por outros produtos e/ou serviços.

Onde

A forma como a venda de milhas funciona varia de acordo com cada empresa. Há dois tipos de sites especializados no assunto:

  • O que compra suas milhas e vende para outros
  • Aquele que faz a intermediação entre compradores e vendedores de milhas

Sendo assim, antes de vender seus pontos, compare os termos e condições dos principais sites de venda de milhas.

Compra

Como

Para adquirir milhas pela Internet, você necessita:

  • Estar cadastrado em um programa de milhas
  • Acessar uma loja de milhas
  • Selecionar a quantidade de milhas que você deseja comprar
  • Conferir o preço total e confirmar os dados de compra
  • Efetuar o pagamento

Onde

Em sites especializados em compra e venda de milhas.

O que posso fazer com as milhas do meu cartão?

Você pode, dentre outras coisas, trocar suas milhas por:

  • Produtos: você poderá trocá-las, por exemplo, em eletrodomésticos ou eletrônicos, de acordo com cada programa de fidelidade
  • Crédito: você pode vender suas milhas e revertê-las em crédito para você, especialmente se elas estiverem vencendo ou você não pretender viajar naquele momento
  • Passagens aéreas: esta é a modalidade mais comum. Você acumula suas milhas e, após somar um número considerável de pontos, pode trocá-las por grandes descontos ou até mesmo conseguir passagens gratuitas para realizar aquela viagem dos sonhos

Quais cartões de crédito acumulam milhas?

Basicamente, aquele cartão de crédito que possuir alguma parceria com programas de fidelidade acumulam milhas que retornam para você cliente.

Melhores cartões de crédito para acumular milhas aéreas

A seguir, o Site Notícia Oficial te mostra alguns dos melhores cartões de crédito que acumulam milhas. Acompanhe:

Credicard

O cartão Credicard trabalha com uma pontuação, onde a cada compra ou uso de determinado serviço, geram-se pontos, que podem ser utilizados para a troca de produtos e/o serviços. A pontuação no cartão Credicard Exclusive funciona assim:

  • Gold: US$ 1,00 gasto = 1,5 pontos
  • Platinum: US$ 1,00 gasto = 2 pontos

Os pontos do cartão Gold possui uma validade de 24 meses para serem utilizados. Já o cartão Platinum possui uma validade maior, de 36 meses para seu uso.

Santander AADVANTAGE

Esse cartão tem parceria com o Programa da AAdvantage® da American Airlines. Além disso, com o cartão Santander AADVANTAGE, você faz compras online, antes mesmo de seu cartão chegar em sua casa, tendo a seguinte pontuação:

  • Você ganha 1 milha AAdvantage® da American Airlines a cada dólar gasto
  • Ganhe 1 milha extra em compras em moeda estrangeira

Com o Santander / AAdvantage® Gold suas compras na American Airlines acumulam milhas em dobro, que não expiram no programa AAdvantage®.

Clientes Santander Van Gogh e Select tem 50% de redução na parcela mensal da anuidade do AAdvantage® Gold (anuidade de R$1.236), no qual cada dólar gasto em compras gera uma milha.

ITAUCARD LATAM PASS

O cartão ITAUCARD LATAM PASS exige renda mínima de R$800. Mas, a anuidade é grátis, desde que se gaste no mínimo R$1000 por fatura (caso isso não ocorra, a anuidade fica em R$324 ou 12 vezes de R$27). Funciona da seguinte forma:

  • Ganhe 2,5 pontos a cada dólar gasto
  • Passagens aéreas LATAM Airlines em até 10 vezes sem juros

Banco Pan VISA PLATINUM

Banco Pan VISA PLATINUM possui vários benefícios. Além de possuir a bandeira Visa, ele conta com outros pontos bastante benéficos.

Com o Programa Pan Mais, você junta pontos para trocar por produtos e/ou serviços. Além disso, o clube de ofertas Banco Pan lhe oferece descontos em lojas parceiras e mais pontos no programa Pan Mais.

A anuidade é de 12 vezes de R$41,66, mas que pode ser zerada, dependendo dos pontos que você somar no Use Mais, Pague Menos. A renda mínima para solicitar esse cartão de crédito é de R$5 mil.

ITAUCARD PÃO DE AÇÚCAR VISA e Mastercard GOLD

O ITAUCARD PÃO DE AÇÚCAR existe nas bandeiras Visa e Mastercard.

O Mastercard oferece as seguintes vantagens:

  • Um ponto a cada um real gasto, que podem ser trocados por descontos ou milhas
  • 20% de descontos em vinhos
  • Benefícios Itaucard com até 50% de desconto em cinemas e teatros

O Visa oferece as seguintes vantagens:

Renda mínima de R$ 2500;

  • Anuidade de 12 vezes de R$33,75 (ou R$405)
  • Pontuação: a cada um real, ganhe um ponto
  • Frete grátis em compras acima de R$149

Programas de milhas: Qual escolher?

Para você saber qual é o melhor programa de milhas para seu bolso e suas necessidades, verifique aspectos como maior gama de lojas parceiras, aquele que lhe oferta melhores condições para somar pontos, maior transparência possível na hora da negociação, dentre outros tópicos.

Como ter um cartão de crédito com milhas?

Para você saber como obter o melhor cartão de crédito com milhas, acesse o Site Notícia Oficial e descubra aquele que melhor se encaixa em suas necessidades de consumidor!

Conclusão

Agora que você acompanhou tudo sobre o programa de fidelidade e o programa de milhas no cartão de crédito, fica mais fácil colocar na balança e verificar se, de fato, vale a pena para você optar por este tipo de negócio, certo?! Caso você descubra que é interessante para você e para seu bolso, opte por aquele programa que melhor se encaixe em suas condições.

Lembre-se de observar bem as condições do contrato e se atentar ao prazo de validade de suas milhas, para que possa desfrutá-las da melhor maneira possível!