Como escolher o melhor cartão de crédito para você?

Preparamos este guia exclusivo ensinando tudo o que você precisa saber para escolher o cartão de crédito que mais combina com você!

mulher com pontos de interrogação acima da cabeça pensando em vários cartões de crédito ao fundo

Saber escolher o melhor cartão de crédito pode ser o diferencial para o seu bolso e é notório que as ditas fintechs ou startups financeiras, muitas delas de cunho digital, estão em moda. Afinal, são elas que oferecem novas soluções de cartões de crédito/débito, contas digitais e benefícios exclusivos nos empréstimos e planos de seguro. 

Afinal, quem poderia imaginar há 10 ou 15 anos que seria possível abrir uma conta bancária 100% digital, sem burocracia e valores cobrados em anuidades, não é mesmo? Pois bem, agora isso não é mais um sonho, se tornou realidade e trouxe mais comodidade aos consumidores.

Assim, por meio do seu smartphone é possível fazer todos os tipos de serviços bancários, tais como pagamentos, transferências, pedidos para aumento de crédito no seu cartão, entre outros privilégios que surgem de acordo com o perfil do usuário.

Além disso, outro fator curioso e muito chamativo feito pelas fintechs é o cashback. O termo em inglês significa “dinheiro de volta”, numa tradução livre. Ou seja, nada mais é do que devolver certa porcentagem de um valor de compra ao cliente. 

É possível? Sim! São essas novidades que estão mudando os hábitos de consumo do brasileiro e neste guia exclusivo nós vamos te mostrar tudo o que pode ser feito com um cartão de crédito na vida moderna e como escolher o que mais combina com você. Vamos nessa?!

O que é cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma das formas existentes para pagamentos e o segundo meio mais utilizado entre os brasileiros. Basicamente, esse produto financeiro possui um limite de crédito pré-estabelecido, o que facilita a compra de produtos e serviços em lojas físicas ou virtuais. Com relação ao pagamento, o usuário paga uma fatura mensal, com vencimento estabelecido pelo banco ou financeira.

De modo geral, os cartões físicos com função de crédito possuem as seguintes características: 

  • São feitos de material plástico
  • Possuem impresso o nome do dono
  • Apresentam a marca do emissor, que pode ser um banco ou financeira
  • Têm uma sequência de números de identificação
  • Possuem números da conta/agência do cliente
  • Têm data de validade com o mês e ano impresso
  • Podem ser de chip ou tarja magnética
  • Mostram na frente a bandeira do cartão de crédito (Visa ou Mastercard, por exemplo)
  • No verso, ficam visíveis os telefones de contato para atendimento, código de segurança e o emissor que ofertou o cartão.

Como o cartão de crédito funciona

Quando falamos de cartão de crédito e o seu funcionamento, existem duas formas: presencial e digital

Nos pagamentos presenciais, o cliente vai até uma loja, insere seu cartão na maquininha, digita a senha secreta ou aproxima-o para o pagamento (cartões que tem a tecnologia contactless) e pronto, a compra é finalizada em poucos segundos. No mesmo instante, chega uma mensagem via SMS, e-mail ou no aplicativo do banco/financeira/loja, informando sobre a compra.

Já na opção de pagamento digital, você terá que se cadastrar em algum site de compras – Lojas Americanas, por exemplo, utilizar o aplicativo da loja que deseja comprar ou então pegar o boleto/código, copiar e colar no seu aplicativo do banco/financeira escolhido para realizar o pagamento. Outra opção são os e-commerces que utilizam a opção de pagamento através do QR Code, que é seguro e viável também.

Por isso, é preciso entender que antes de tudo o cartão de crédito antes é uma forma de empréstimo entre banco/financeira e o cliente, no qual as faturas chegam via Correios, e-mails e aplicativos do lojista ou instituição financeira. Na prática, a ordem da compra é mais ou menos nesse molde:

  1. Loja (conferir se o estabelecimento utiliza a bandeira do seu cartão de crédito)
  2. Cliente
  3. Bandeira do Cartão
  4. Emissora do Cartão

Limite

Os milhões de brasileiros que estão com o nome sujo na praça em muitas oportunidades não conseguem sequer ter um cartão de crédito ou um aumento no limite. Isso porque os bancos e financeiras costumam ser criteriosos na avaliação. No entanto, vale destacar que ter o seu pedido de cartão de crédito negado ou o não aumento do limite nem sempre é por causa do seu nome estar negativado, mas sim pelo histórico de dívidas e renda baixa.

Uma dica importante após a liberação de crédito é procurar calcular a sua renda, de preferência, não faça uso de muitos cartões ao mesmo tempo.

Além disso, uma boa estratégia para aumentar o limite de crédito é utilizar o seu cartão de crédito e pagar a fatura em dia. Caso utilize o limite para emergências e imprevistos financeiros, lembre-se de sempre vigiar parcelas em aberto, para evitar o endividamento no cartão de crédito. 

Taxas e juros

Acredita-se que mais de 90% da população no Brasil não faz ideia como funcionam as taxas ou juros dos cartões de crédito. E é aí que começa a sua escolha em ter ou não. Se optar pelo sim, pesquise e compare, pois com certeza lá na frente o seu bolso vai agradecer. 

No país, as taxas e juros cobrados por alguns (não todos), bancos e financeiras são voltadas a serviços, anuidades, saques e fidelidade. E existem também cobranças extras (juros) que chegam na fatura após atraso e multas.

Anuidade

A anuidade no cartão não é mais regra. Os bancos/financeiras tradicionais utilizam de cobranças de tarifas, que em alguns casos chamam de “manutenção da conta/cartão”. Mas, com a chegada das startups financeiras esses valores foram deixados de lado, o que atraiu mais a atenção dos clientes. 

Quando há a cobrança da anuidade para o uso do cartão de crédito, os valores são tabelados. Porém, os bancos/financeiras para manter os clientes, oferecem brindes, programas de pontos e demais benefícios em lojas, eventos esportivos e culturais. 

Então, via de regra geral, saiba que a anuidade conforme destacado pelo Banco Central é válida, mas o cliente precisa saber o que está pagando e o porquê.

Bandeira

As bandeiras de cartão de crédito são responsáveis por regularem os negócios e fazerem o mercado funcionar. É por meio delas que ocorre o contato com as empresas administradoras – bancos ou financeiras, na hora do pagamento pela maquininha. 

Se observar no lado direito, é possível identificar a logo da empresa de bandeira impressa no cartão. Dentre as mais famosas estão Visa e Mastercard que dominam o mercado mundial. 

Além disso, ter uma bandeira de cartão é também uma maneira segura de movimentar seu dinheiro, pois comprova a veracidade do cartão de crédito.

Saque

O saque por meio do cartão de crédito é feito através do limite disponível a ser utilizado nos comércios e em retiradas. Os bancos/financeiras que vão estipular qual quantia pode ser retirada nos caixas eletrônicos, comumente chamado por crédito rotativo.

Esse tipo de crédito é comum e deve ser observado se vale ou não a pena utilizar, visto que as taxas de juros cobradas são altas (média de 12,5% ao mês, cerca de 330% ao ano). Por essa razão, é recomendado o saque em dinheiro com o cartão de crédito somente em casos de urgência, até mesmo porque os valores virão na próxima fatura.

Quais tipos de cartão de crédito existem?

O mercado de cartões de crédito permite uma ampla variedade de opções, tais como aqueles pertencentes a uma marca (cartão Samsung Itaucard Visa Platinum, por exemplo), os cartões pré-pagos e os exclusivos das lojas e financeiras, como é o caso dos cartões de crédito consignados. 

Em todos esses casos, é importante saber que é responsabilidade das marcas oferecerem as regras para o uso, como as taxas de juros praticadas, aumento de limite, pagamento e etc.

No geral, os cartões de crédito são usados para compras ou saques e são as grandes empresas ao lado das administradoras e emissoras que farão a engrenagem rodar nas operações entre clientes e lojistas.

Os cartões nacionais e internacionais possuem os mais diversos benefícios – dependendo da bandeira. Normalmente, possuem vantagens que cativam os clientes na hora de possuir um cartão de crédito, como o cartão de crédito livre de anuidade

Nacional

Os cartões de crédito nacionais são contabilizados em mais de 400 marcas e muitos clientes não precisam ter uma conta bancária para ter acesso a esse produto. Outro ponto a ser observado é o saque em caixas eletrônicos, que ao ser utilizado o valor virá nas faturas seguintes.

Por isso, use o saque somente por urgência, visto que os juros podem ser maiores quando comparado somente ao uso do crédito. Além do mais, a dica do cartão nacional é a pontualidade durante os pagamentos, para evitar atrasos na fatura e a cobrança de juros

Vale ressaltar que a confiabilidade entre cliente e instituição financeira precisa existir. Pagar as faturas em tempo hábil é uma das formas das marcas nacionais abrirem mais crédito ao usuário. É uma troca, ou seja, as empresas de cartão nacional também oferecem oportunidades nos pagamentos, juros, anuidades e descontos que podem sim valer a pena.

Internacional

Os cartões de crédito internacionais são aqueles utilizados fora do país, mas não é impedido que possam ser utilizados durante as compras no país de origem do cliente. A diferença será, por exemplo, numa ida à Europa e poder fazer saques em moeda local – Euro ou outros. E sim, dependendo da sua bandeira haverá pagamentos de tarifa ao utilizar da função saque.

As anuidades podem sim ser mais elevadas nos cartões internacionais. Mas, os benefícios ofertados também são vastos e mais vantajosos. Os pontos acumulados fora do Brasil, por exemplo, podem ser gastos aqui mesmo. As grandes empresas buscam fidelizar os clientes com oportunidades que somente o cartão de crédito internacional oferecerá.

Gold

Esse é um modelo de cartão de crédito internacional com anuidade elevadíssima quando comparado ao internacional padrão. Os seus usuários são de poder aquisitivo elevado e desfrutam de mais benefícios. Essa especialidade é conhecida pelos serviços de alta qualidade para entretenimento cultural e grandes descontos.

Os cartões de crédito gold são aceitos em todos os estabelecimentos ao redor do mundo. Além disso, permitem saques em moeda local e estrangeira. Assim, é o cartão ideal para quem gosta de viajar, pois oferece todo o pacote de benefícios em aeroportos e estadias.

Platinum

A versão Platinum é para os usuários também de alto poder aquisitivo e são aceitos em nosso país. É um concorrente do Gold na briga por melhores condições em salas de aeroportos e serviços. Além disso, oferecem a proteção de compras em casos de sinistros e atendimento médico internacional gratuito

Outro ponto interessante do cartão de crédito platinum é o uso compensado pela diferença do produto dentro ou fora do Brasil. Caso encontre algo de valor similar, por um preço menor dentro de trinta dias, haverá um reembolso. São essas vantagens e outras que fazem existir uma disputa pelo Gold e Platinum.

Black

Ser Black é ser exclusivo e de convite nessa modalidade. Sim, somente o banco pode convidar um usuário de cartão Black. Pertencente à modalidade luxo, o cartão tende a ser preferido por clientes da alta sociedade do país. Só pode ser Black quem recebe no mínimo 15 mil reais ao mês, por exemplo. Vai depender do ofertante do cartão a política de convite.

A anuidade costuma dobrar ou triplicar quando comparado aos cartões convencionais. Mas, é aquilo também: rico em vantagens! O sinônimo VIP nunca esteve tão em voga quando falamos dessa modalidade, que oferta mais benefícios aos seus usuários.

Bandeiras de cartão de crédito

As bandeiras de cartão de crédito são empresas que cuidam de uma parte do mercado mundial e facilitam as formas de pagamento dentro dos pequenos, médios e grandes centros comerciais nos países. 

Aliadas à tecnologia, as bandeiras trabalham com questão de segundos na hora de fazer pagamentos. Os cartões atuais por virem com um chip interno promovem com mais velocidade a informação na hora da operação para pagamentos entre clientes e lojistas.

As bandeiras são responsáveis por mais de 90% desse método de pagamento nos comércios brasileiros. As mais usadas no país são: Mastercard, Visa, Elo e American Express. Somando todas elas passam da casa de bilhão o número de usuários no mundo.

O que são

As bandeiras de cartão são o braço direito do comerciante. São elas que procuram os lojistas e oferecem a tecnologia como solução e comodidade no que tange ao pagamento. É uma das formas de controle do dinheiro daquele comércio que não mais precisará ficar exposto com dinheiros no caixa convencional.

A tecnologia ofertada é de confiança e traz exclusividades aos clientes. As bandeiras são responsáveis por grande parte do comércio mundial e o número de usuários já passa da casa de bilhão.

Como funcionam

As bandeiras funcionam com a comunicação direta com as administradoras e emissoras de cartão. Por ser muito rápido e seguro, o cliente reconhece a facilidade no ato da operação com a prestadora de serviços.

Então, são as bandeiras que ofertam a tecnologia nos centros comerciais. Dessa forma, as administradoras definem como serão as operações que somam aos limites de crédito, faturas e atendimento. Seguindo a lógica de funcionamento, as emissoras que são representadas pelos bancos e financeiras fornecem os cartões aos clientes.

Principais bandeiras

As bandeiras de cartões mais conhecidas e aceitas nos principais centros comerciais são: 

  • Visa
  • Mastercard
  • Elo
  • American Express
  • Hipercard
  • Diners Club
  • Sodexo
  • VR Benefícios
  • Good Card

São elas que fazem o mercado nacional e internacional funcionar, graças aos “planos de fidelidade” com campanhas de pontos e brindes surpresas que acabam fidelizando a clientela. A briga pela conquista de clientes pode vir de um desconto em loja, viagens, programas de reformas para casa e seguros de vida, entre outros.

Principais benefícios dos cartões de crédito

Os benefícios são vastos quando pensamos em cartão de crédito. Além das bandeiras, os bancos e financeiras também dão aos clientes novas oportunidades em viagens, salas VIPs, planos de saúde fora do país, planos de reformas de casas e seguros de vida e para o seu veículo.

As marcas tendem a oferecer mais oportunidades em taxas de juros abaixo do mercado, sem anuidade – cobrado bastante por clientes, melhores formas de pagamento e outros.

A bandeira também pode ser uma grande aliada, pois é ela quem vai ditar as normas de cada benefício em compras on-line, dentro e fora do país e o trabalho de melhor ranqueamento no score de crédito. Enfim, oportunidades nunca vão faltar e será do cliente escolher o programa que mais encantar. 

Cashback

Esse benefício é um dos preferidos dos clientes que adoram a ideia de ganhar milhas em viagens, descontos e programa de pontos que podem sim somar positivamente em seu bolso. 

As lojas parceiras que aderem esse tipo de troca também ganham com a ida do cliente ao estabelecimento para trocas de produtos. O segredo é o uso com responsabilidade para haver esse tipo de exclusividade. 

Anuidade grátis

Trata-se da antiga taxa de administração do cartão de crédito. Atualmente, com a revolução feita pelas fintechs, o mais normal é que os cartões não cobrem essa taxa para seu uso.

É o começo de uma boa relação com os bancos e financeiras. Zero anuidade e o não comprometimento do pagamento da tarifa é o ideal para aqueles clientes com score baixo. Além disso, ter um cartão de crédito sem tarifas é ótimo para quem está começando a usar esse meio de pagamento em seu dia-a-dia. 

No entanto, nessa modalidade, os benefícios ofertados são menores, pois aqueles que fazem o uso do pagamento de anuidade estão numa “lista exclusiva” dos bancos e financeiras para a oferta de opções desejáveis, como as ditas salas VIPs e programas de pontos.

Milhas

As milhas aéreas são programas de pontos de fidelidade oferecidos com o uso do cartão de crédito, voltados para viagens nacionais e internacionais por vias aéreas e marítimas, de acordo com a oferta. 

Serão as milhas acumuladas em seu cartão de crédito que comprarão novas vivências, oportunidades em passagens, hotéis, salas VIPS e muitos outros benefícios incríveis.

Geralmente, os pontos de milhas dependem do tipo de cartão de crédito e da bandeira. Quanto maior o valor pago em anuidades ou gastos no cartão, melhores serão as possibilidades em milhas. 

Benefícios que pertencem às bandeiras

Cada bandeira de cartão de crédito possui um programa de fidelidade exclusivo ao cliente. Ficará a cargo das bandeiras cativarem o detentor do cartão com as melhores ofertas de mercado, que vão desde salas VIPs em aeroportos, planos de saúde, seguros de vida até  excelentes condições de pagamento.

Essa relação leva um tempo e o ideal é que o cliente entenda como adquirir os programas que cada bandeira tem em seu catálogo. O que fará diferença é o melhor desfrute, que tem a ver com o seu perfil.

Visa

Todos os clientes que possuem cartão de crédito Visa tem acesso ao Vai de Visa, que é o programa de benefícios oferecido por essa bandeira, no qual trabalha com ofertas, descontos especiais e vantagens para cartões de crédito. Ele é ofertado em quaisquer bancos em qualquer variante, dentro ou fora do país. Dentre os principais benefícios, temos:

  • É válido tanto para cartão de crédito quanto de débito
  • Anuidade Grátis 
  • Gastos mensais baixos
  • Ofertas especiais
  • Descontos exclusivos em parceiros
  • Sorteios

Mastercard

Assim como acontece com clientes da Visa, quem possui um cartão de crédito Mastercard tem acesso ao programa de benefícios Mastercard Surpreenda, que dá descontos em produtos em lojas de diversos segmentos. Confira:

  • Pontos e trocas em viagens
  • Pontos e trocas em restaurantes
  • Compre um e leve dois em lojas parceiras
  • Aluguel de carro

Além disso, a bandeira possui uma parceria com a empresa aérea LATAM, com principal diferencial que os pacotes de viagens incluem também o acompanhante

Elo Flex

A Elo Flex é a bandeira de cartão de crédito brasileira, na qual ganhou o mundo, justamente por oferecer em seu catálogo até 30 oportunidades para a troca de benefícios e, o melhor, sem custo adicional. Com relação aos principais benefícios dessa bandeira, temos:

  • Check-Up Lar
  • Assistência Automotiva
  • Academias
  • Cuidados com o seu Pet
  • Sala VIP no aeroporto de Congonhas
  • Seguro Viagem

American Express

A American Express é uma bandeira de cartão de crédito norte-americana, mas também é ambientada no Brasil. Possui uma vasta cartela de clientes e os seus benefícios também estão entre os mais procurados, principalmente pelos executivos que estão viajando a trabalho. Confira:

  • Programas de pontos
  • Salas VIPs
  • Pontuação dobrada no gastos em dólares
  • Pontos acumulados nunca expiram

Quais são os melhores cartões de crédito

Como existem diferentes modalidades de cartões de crédito, vamos apresentar as melhores opções de cada uma para o seu bolso. Confira!

Cartão Pré-pago 

O cartão de crédito pré-pago é utilizado semelhante à função de débito e precisa ser recarregado com o valor que você deseja gastar. Assim, durante a compra, é descontado o valor do crédito nele depositado, fazendo a subtração de saldo com o uso.

Portanto, é preciso, após a sua utilização, ficar atento sobre a necessidade do depósito de créditos que funciona semelhante à recarga de créditos em com planos pré-pagos. A grande diferença é que nos cartões pré-pagos é possível realizar compras pela internet e assinar serviços online, que só são possíveis na função de crédito.

Zencard

cartão Zencard

Perfeito para aquisição de valor baixo (taxa de emissão de R$19,90) ou para jovens acima de 18 anos. Com esse cartão virtual é possível usar a função pré-pago com bandeira Mastercard, sendo aceito em estabelecimentos físicos e online. Vantagens:

  • Anuidade: Não
  • Bandeira: Mastercard 
  • Possui cashback: Não 
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO ZENCARD

Superdigital

Cartão de crédito superdigital

A Superdigital é uma empresa financeira que funciona em formato digital e trabalha com uma vasta gama de cartões. O cartão de crédito pré-pago Superdigital está entre os mais solicitados pelos brasileiros, justamente por trazer conforto e segurança para aqueles que não gostam de andar com dinheiro na carteira. 

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Mastercard 
  • Possui cashback: Não 
  • É internacional: Não 

CONHECER CARTÃO SUPERDIGITAL

Bradesco Din

cartão Bradesco Din

O cartão de crédito pré-pago Bradesco Din é ideal para os jovens adolescentes, pois pode ser solicitado a partir dos 14 anos. Por isso, é muito pedido para os pais depositarem a mesada de seus filhos, para que esses aproveitem nos shoppings e cinemas. A taxa de emissão do Din é de apenas R$15,00.

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Visa
  • Possui cashback: Não 
  • É internacional: Não 

CONHECER CARTÃO BRADESCO DIN 

Cartão Consignado

O cartão consignado é um cartão de crédito destinado aos servidores públicos, militares das forças armadas e aposentados e pensionistas do INSS. 

Diferente do cartão de crédito convencional, o consignado possui limites com base salarial, depósitos em conta e relação de confiabilidade entre o banco e o cliente. Os valores são descontados no contracheque ou conta corrente. 

BMG Card

cartão bmg

O cartão BMG Card pertence ao grupo do crédito consignado. Através dele os servidores públicos, pensionistas do INSS e aposentados podem adquirir sem anuidade e nem consulta via SPC e Serasa. Os juros também são baixos para a classe com desconto em folha ou conta corrente.

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Mastercard 
  • Possui cashback: Não 
  • É internacional: Não 

CONHECER CARTÃO BMG CARD 

Banco Inter

cartão banco Inter

O cartão de crédito do Banco Inter é ideal para os servidores públicos que adoram fazer viagens internacionais. O cartão é aceito fora do Brasil na bandeira Mastercard. E o saque em dinheiro é de até 90% do limite disponível.

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Mastercard 
  • Possui cashback: Não 
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO INTER 

Caixa Simples

Cartão Caixa Simples

O cartão de crédito Caixa Simples oferece margem de 5% de desconto no pagamento da fatura via salário, aposentadoria ou pensão do INSS. Os juros são até três vezes menores, comparado ao convencional e a bandeira ELO oferece promoções de resgate. 

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Elo
  • Possui cashback: Sim
  • É internacional: Não 

CONHECER CARTÃO CAIXA SIMPLES

Cartão Universitário

O cartão de crédito para universitários é perfeito para aqueles estudantes que precisam se atentar a vida financeira que existirá na faculdade. 

Os benefícios podem fidelizar os estudantes, até porque não precisa comprovar renda. O diferencial será o comprovante de matrícula, que pode garantir limites em créditos de quase R$1.000,00.

SX Universitário

cartão Santander SX

O cartão de crédito SX Universitário oferece oportunidades do início ao fim da faculdade e estimula até o primeiro emprego. Os limites serão de acordo com o tempo de uso e confiabilidade durante os estudos. Além disso, esse cartão conta com a tecnologia Santander Pass.

  • Anuidade: Sim
  • Bandeira: Visa Gold
  • Possui cashback: Não 
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO SANTANDER SX

Ourocard Universitário

Cartão Ourocard Universitário

O cartão de crédito Ourocard universitário traz muitas vantagens, como a possibilidade do estudante pagar a fatura em até 40 dias. Além disso, o cartão é bem moderno e jovial, contando com uso de pulseiras, seguro viagem e até mesmo a personalização. 

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Visa
  • Possui cashback: Sim
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO OUROCARD

Next

Cartão Next

O cartão de crédito Next é o tipo de cartão digital para jovens estudantes na faculdade, no qual permite escolher quais caminhos seguir na hora de utilizar um cartão de crédito democrático. Inclusive, não é preciso pagar nada para adquirir o cartão.

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Visa
  • Possui cashback: Sim
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO NEXT 

Sem anuidade 

Os cartões de crédito sem anuidade são desejados por aqueles que estão em início de relacionamento com esse tipo de produto financeiro. Isso porque se trata de um cartão de crédito com limite baixo, ou seja, ideal para organizar melhor a vida financeira e cortar gastos.

Mas, atenção! Muitas bandeiras de cartão de crédito ou empresas financeiras utilizam dessa tarifa anual para ofertar programas de pontos e vantagens em troca. 

Banco Pan

cartão pan

Com o cartão de crédito Pan é possível ganhar até 25% de desconto em farmácias cadastradas no site. E o programa de descontos engloba viagens, restaurantes e outros.

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Mastercard 
  • Possui cashback: Sim
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO PAN 

Nubank

cartão de credito Nubank Mastercard

O queridinho do Brasil! O cartão de crédito Nubank conquistou o público brasileiro com os seus serviços digitais pelo aplicativo, que é moderno e fácil de trabalhar. No site da empresa, não falta opções de benefícios exclusivos, principalmente para aqueles que desejam ter o primeiro cartão de crédito.

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Mastercard 
  • Possui cashback: Sim
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO NUBANK 

Neon

Cartão Neon

O cartão de crédito Neon adora aquele público dos sites de streaming de músicas e filmes. Por ele é possível fazer o pagamento já no aplicativo e você só paga faturas que condizem com o uso. Além disso, é zero anuidade e taxas “estranhas”. 

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Visa
  • Possui cashback: Não 
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO NEON 

Com Cashback

Os cartões de crédito com cashback são opções incríveis para quem quer gastar, mas economizando ao mesmo tempo, justamente porque parte do valor da compra volta para a conta do cliente. 

Méliuz

O cartão de crédito Méliuz trabalha com 0,8% em cashback, com até 1% extra nas lojas parceiras do site. Além disso, não cobra anuidade e taxas de manutenção. Todo o trâmite é seguro e prático na hora do cadastro.

  • Anuidade: Não 
  • Bandeira: Mastercard 
  • Possui cashback: Sim
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO MÉLIUZ 

Mooba

CARTÃO DE CRÉDITO MOOBA

O cartão de crédito Mooba é uma parceria com o Banco PAN. Ele oferta 1% de cashback em compras. Ao fazer compras no site do cartão, os cashbacks podem chegar até 25%. Tudo isso com cobertura internacional.

  • Anuidade: Sim
  • Bandeira: Visa
  • Possui cashback: Sim
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO MOOBA 

Original

Cartão Original

O cartão de crédito Original é virtual, sendo possível adicionar em uma mesma conta até cinco cartões, seja nos modelos Gold, Platinum, Black ou tradicional. Inclusive, no próprio site é possível simular os valores de cashback. 

  • Anuidade: Não
  • Bandeira: Mastercard 
  • Possui cashback: Sim
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO ORIGINAL 

Como saber qual é o melhor cartão de crédito para você?

O cartão de crédito pode ser um aliado para compras de emergência, do dia-a-dia como supermercado ou até mesmo para aquele agradinho pessoal. Mas, independentemente do uso, o melhor cartão será aquele que o cliente saiba de fato usar.

Por isso, comece com aqueles cartões de crédito que não possuem tarifas e taxas de manutenção. Além disso, procure cuidar das finanças e calcular até quanto você pode gastar, para não acabar se endividando, pois os juros do cartão de crédito são os mais caros para o consumidor brasileiro.

Outra dica para escolher o melhor cartão de crédito é conversar com o seu banco ou financeira sobre benefícios e formas de pagamento, que com certeza vão ajudar no seu bolso. E, o cashback também pode ser um aliado na hora ter o seu dinheiro de volta.

Qual é o melhor cartão de crédito do Brasil?

Atualmente é o Bradesco Aeternum Visa Infinite. Nele, a cada 1 dólar gasto no Brasil ou no exterior, gera quatro pontos em seu programa e o melhor, os pontos acumulados não tem data de validade, isto é, nunca expiram. 

O sinônimo de luxo é Aeternum. O usuário conta com uma assessoria exclusiva 24h por dia. Hotéis e Lounge luxuosos também estão no pacote de viagens nacionais e internacionais, dentre outros benefícios exclusivos.

Como ter um cartão de crédito

Se a sua dúvida é como ter um cartão de crédito, saiba que os requisitos são poucos, onde basicamente o solicitante deve ser maior de idade e ter como comprovar renda (mas, não necessariamente um salário fixo). 

Nessa busca pelo cartão de crédito ideal, tente um banco que fale o que você deseja, ou seja, que ofereça vantagens e benefícios que realmente serão úteis no seu estilo de vida.

Além disso, se estiver com dívidas, o ideal é limpar o seu nome antes de pedir um cartão de crédito, pois mesmo esse não sendo critério, não estar negativado ajuda na hora da aprovação do pedido, visto que alguns emissores fazem uma análise de crédito mais rigorosa.

Por fim, a dica é tentar um cartão de crédito com banco digital. Esses cartões estão na moda e por meio do seu smartphone é possível contratá-los. Mas, sempre fique de olho nos valores de anuidade e tenha controle sobre seus gastos. Dê preferência por bancos, financeiras ou startups financeiras com credibilidade no mercado.

Não estou conseguindo a aprovação, o que fazer?

Ter um score de crédito baixo é um dos motivos por ter seu pedido de cartão de crédito negado. Assim, para saber mais sobre a sua pontuação é só pesquisar seu CPF no site do SPC ou Serasa. Além disso, os bancos avaliam também o histórico de dívidas e relacionamentos.

Alguns bancos ou financeiras, mesmo que somente pela internet, ainda solicitam uma avaliação de documentos que são:

  • RG
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Nome dos pais
  • Endereço
  • Local de trabalho
  • Comprovante de renda (em alguns casos).

O que fazer para melhorar suas chances

Uma das dicas do SPC/Serasa é quitar as dívidas antes de pedir um cartão. Outro ponto é pagar corretamente as faturas mensais. Além disso, ter uma relação positiva com a instituição financeira é uma das melhores soluções.

Quando ocorrem aumentos na folha salarial também é possível solicitar um novo limite de crédito. O banco/financeira vai apenas solicitar o seu comprovante de renda para isso.

Relacionamento com um banco

Para melhorar o seu relacionamento com o de banco emissor do cartão crédito e consequentemente aumentar as suas chances de aprovação, até mesmo se estiver negativado, o primeiro passo é criar uma conta bancária e cadastrar pagamentos nela

Após isso, a dica é mostrar que você movimenta a sua conta e a melhor forma para isso é fazer depósitos mensais extras e claro, mostrar controle de gastos. Feito isso, é só solicitar novamente o cartão de crédito, pois com certeza suas chances aumentaram.

Como melhorar Score de crédito

Procure a sua instituição financeira ou SPC/Serasa e veja as possibilidades de pagar as suas dívidas. Após cinco dias o seu nome ficará limpo. Sem isso, dificilmente você conseguirá crédito na praça. 

Cadastro Positivo

Para o Cadastro Positivo são feitos compromissos entre o usuário do crédito com as financeiras. Assim, para criar um bom histórico como pagador, o ideal é pagar o que deve e mostrar que está preocupado em quitar as dívidas. Inclusive, honrar os compromissos firmados tende a ser um caminho para a liberação do nome sujo para limpo.

Portanto, agora você já sabe tudo o que precisa para escolher o melhor cartão de crédito para a sua carteira, certo?!

DESCOBRIR O CARTÃO IDEAL