7 livros de finanças para você aprender a lidar melhor com seu dinheiro

Livros são fontes inesgotáveis de conhecimento — inclusive sobre finanças pessoais!

mulher segurando livro aberto em uma biblioteca

Você se sente perdido em relação ao quanto ganha e gasta, tem dificuldades de lidar com dinheiro ou tem uma relação conflituosa com sua conta bancária?

Neste post, selecionamos 7 livros de finanças que podem ajudar você a dar uma guinada em sua vida financeira. Escolher pelo menos um deles para iniciar a leitura hoje mesmo com certeza já é um bom começo! 

1. Pai Rico, Pai Pobre

Robert Kiyosaki, autor deste livro, é um nome já bastante conhecido no mundo financeiro. Pai Rico, Pai Pobre foi seu primeiro best-seller, no qual ele ensina o bê-a-bá das finanças por meio de uma história bem interessante, baseada em sua própria história de vida, que ilustra a diferença entre a mentalidade da riqueza e da pobreza. 

Ao longo do livro, é demonstrada na prática a importância de os pais ensinarem seus filhos a poupar e a administrar bem o dinheiro. Ele também apresenta alguns conceitos básicos de empreendedorismo e de investimento em ativos (ou formas de criar renda passiva).

2. Os Segredos da Mente Milionária

Neste livro, o empresário T. Harv Eker explica como funciona a mente de um milionário, com muitos exemplos práticos de hábitos financeiros bons e ruins, bem como crenças positivas e negativas acerca do dinheiro que devemos cultivar ou descartar, respectivamente.

Curto e de fácil leitura, é uma ótima opção para quem está iniciando neste mundo das finanças começar a compreender melhor alguns conceitos fundamentais, organizados em forma de 17 princípios básicos. Pode ser relido de tempos em tempos para absorver e fixar cada vez mais os ensinamentos contidos nele.

3. O Homem Mais Rico da Babilônia

Por meio de parábolas baseadas na cidade mais rica da Antiguidade, a Babilônia, George S. Clason transmite lições valiosas  — e muito atuais  — sobre riqueza. Não é por acaso que este livro se tornou um clássico do universo das finanças. 

A sabedoria do mundo antigo diz, por exemplo, que é importante não deixar de poupar mesmo em tempos de fartura e que devemos investir em informação e conhecimento de qualidade em vez de buscar apenas lucro imediato  — o que confirma a tese de investir em bons livros em livros vale muito a pena.

4. Pense e Enriqueça (ou Quem Pensa Enriquece)

Napoleon Hill é uma sumidade, que conviveu com alguns dos homens mais ricos e notórios de sua época, e um dos autores de finanças mais antigos. Este livro, por exemplo, foi escrito em 1937, contudo suas dicas são atemporais. 

Do mesmo autor, A Lei do Triunfo é uma obra anterior que deu origem a essa. Hill passou mais de 20 anos estudando os hábitos de mais de 500 pessoas ricas ao redor do mundo e conseguiu identificar crenças, hábitos e padrões comuns que levam ao sucesso financeiro. Ele compilou tudo isso em 16 princípios que podem ser aplicados por quem deseja conquistar sua liberdade financeira.

5. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

O consultor financeiro Gustavo Cerbasi tornou- se uma referência da nova geração. Neste livro, ele ensina estratégias para que casais possam unir forças e não só dividir contas, mas multiplicar o dinheiro que ganham.

Uma das maiores causas de brigas entre casais (e até de separações) são as dificuldades financeiras. Então, se você está em um relacionamento e quer evitar que isso traga (ou piore) problemas com dinheiro, primeiro crie o hábito de conversar sobre o assunto com seu parceiro ou parceira. Segundo Cerbasi, muitos casais acabam só falando sobre isso quando a bomba já estourou. 

Depois, compre esse livro, leia e, em seguida, presenteie seu par amoroso, independentemente se vocês ainda são namorados ou casados já há muitos anos  — afinal, sempre é tempo de buscar aprender juntos e de otimizar o orçamento familiar, concorda? 

6. Me Poupe!

Nathália Arcuri, autora deste livro, é a criadora do maior canal de finanças do mundo no Youtube. Nesta obra ela conta toda a sua trajetória desde a faculdade, passando pela TV até chegar a se tornar uma das maiores referências na internet quando o assunto é dinheiro. 

Ela dá dicas de como poupar mesmo ganhando pouco, melhores e piores investimentos de acordo com a realidade de cada um e formas de fazer o dinheiro trabalhar para você. No livro, Nathália indica 10 passos para você sair do buraco financeiramente falando e nunca mais ficar sem dinheiro, com exemplos práticos, planilhas e exercícios.

7. Dinheiro Sem Medo

Um livro simples e didático para quem está cansado do “sensacionalismo” de alguns “gurus financeiros” que surgiram nos últimos tempos. Eduardo Amuri apresenta uma visão bem “pé no chão” sobre dinheiro, mas também não doura a pílula: de um jeito ou de outro, precisamos aprender a lidar com nossas finanças.

Ele defende, por exemplo, que não é necessário recorrer a milhares de aplicativos ou de planilhas complexas para fazer seu planejamento financeiro: papel e caneta bastam. O que não podemos é deixar de nos organizar financeiramente nem desistir no meio do processo  — falhas e imprevistos acontecem, e é preciso saber contorná-los, fazendo os ajustes necessários pelo caminho.

E então, qual deles te interessou mais ou chamou a sua atenção? Investir em conhecimento é sempre um bom negócio e, conforme ressaltamos no início, quanto antes você começar a fazer isso, melhor!