Investimentos em 2021: Mais de 80% de grandes empresas pretendem investir este ano

Segundo pesquisa do CNI, 8 em cada 10 grandes empresas afirmam querer fazer investimentos agora em 2021!

homens de negócios discutindo planilha de resultados

De acordo com a última pesquisa do CNI (Confederação Nacional da Indústria), feita com um total de 452 corporações, cerca de 82% das empresas de grande porte pretendem retomar os investimentos agora em 2021, uma vez que no ano passado muitos planos financeiros foram adiados devido a crise da pandemia, onde os resultados mostram que apenas 69% das empresas conseguiram investir capital. 

Essa decisão tende favorecer o mercado brasileiro em diversos sentidos e não é só as empresas que saem ganhando nisso. Como a expectativa é que aproximadamente 35% desses investimentos sejam voltados a melhorias na produção da própria empresa e 33% para expandir sua capacidade de produção, é de se esperar que novos postos de trabalho sejam gerados, o que consequentemente movimenta a economia.

Assim, é de se esperar que os vários tipos de investimentos no Brasil consolidem de uma vez por todas a atividade industrial no país, considerando que desde a pandemia o setor vem passando por momentos financeiros complicados (segundo o IBGE, a indústria recuou quase 5% no ano passado, sendo considerado o pior desempenho na área nos últimos quatro anos). 

Além disso, desse percentual, 15% pretende investir apenas para manter o atual patamar produtivo da empresa e 11% visa realizar investimentos para introduzir novos produtos no mercado brasileiro, o que indica um aumento de confiança por parte dos empresários, ou seja, acredita-se na recuperação do setor industrial após a crise financeira causada pela pandemia. 

Então, embora 2020 não tenha sido muito fácil e tampouco positivo para as indústrias aqui no Brasil, é de se esperar que este ano o cenário mude! Para ajudar nesse sentido, o governo busca alternativas para incentivar os investimentos no mercado interno, o que em conjunto com a redução nos custos para investir e mais opções de linhas de crédito para as empresas, só tende a ser favorável!

O impacto dos investimentos em 2020

Como mencionamos anteriormente diversos tipos de investimentos financeiros foram adiados em 2020 e isso gerou um grande impacto no mercado brasileiro. Conforme mostra o documento “Investimentos na Indústria 2020-2021”, no início de 2020 cerca de 84% das indústrias no país pretendiam investir capital, porém os resultados reais apontaram que apenas 69% conseguiu. Esse foi considerado um dos menores índices de investimento do setor desde 2016.

Mas, qual o motivo que fez as grandes empresas recuarem? Bom, de acordo com a pesquisa da CNI, a principal razão para a redução nos investimentos foi o elevado custo dos insumos, seguido pela reavaliação do mercado doméstico, que é o responsável pelo destino dos produtos fabricados.

Ou seja, se não há demanda pelos produtos e o custo de produção está alto, não tem porque de a empresa investir, não é mesmo?

E isso tudo foi influenciado pela crise do coronavírus, uma vez que com a taxa de desemprego em alta e a redução na renda mensal dos brasileiros, a prioridade eram as despesas básicas e a alimentação.

Dessa forma, baixou a procura por muitos produtos industriais, o que levou às oscilações no câmbio (principalmente o dólar) e consequentemente pressionaram-se os custos.

Outro ponto que diminuiu os investimentos em 2020 foi com relação à falta de opções de financiamento. 

Os dados mostram que 70% do capital investido no ano passado foi proveniente da própria empresa. 

Outros 13% do investido no setor ano passado foi emprestado por bancos comerciais privados. Os 7% restantes foram recursos de bancos oficiais de desenvolvimento, como o BNDES.

Por fim, cerca de 8% foi proveniente de outras fontes de financiamento, como instituições bancárias públicas, linhas de crédito externo e a construção de parcerias ou empreendimentos conjuntos (os famosos “joint ventures”).

Então, o que esperar do setor industrial em 2021?

Bom, o mercado está esperançoso para a retomada dos investimentos de grandes fábricas brasileiras agora em 2021.

Conforme mostrou a pesquisa do CNI, das 82% de empresas que pretendem investir este ano, cerca de 61% delas espera aplicar seu capital no atendimento no mercado doméstico. 

Além disso, o setor industrial fechou 2020 com bons resultados, considerando o cenário financeiro atual.

Por isso, as expectativas para o mercado industrial segue positiva, tanto com relação ao aumento no número de vagas de emprego quanto na produção.

Sendo assim, mesmo que o ano passado tenha sido desafiador para o setor no país, é de se esperar que a indústria cresça bastante ao longo de 2021.

Inclusive, a produção de aço já mostra que a projeção de crescimento se concretizará, pois têm mostrado nos últimos meses bons resultados. 

Segundo um levantamento do Instituto Aço Brasil, para as vendas deste ano, espera-se um aumento de 5% na produção do produto no país, ao mesmo tempo em que o consumo de produtos siderúrgicos deve crescer aproximadamente 6%, comparado aos resultados de 2020.

Então, fique ligado em como fazer investimentos, pois o mercado será movimentado este ano!