Imóvel: Comprar ou Alugar?

Será que vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel? Nós do Notícia Oficial vamos esclarecer essa questão para você!

comprar ou alugar um imovel

Conquistar a casa ou apartamento próprio é um desejo comum de grande parte dos brasileiros. Inclusive podemos dizer que é o maior sonho de consumo das famílias brasileiras. Mas, para o nosso bolso, será que é melhor comprar ou alugar um imóvel?

Por mais que você não se questione muito sobre isso, saiba que essa é uma dúvida de muitas pessoas, visto que nem todos querem passar anos a fim pagando um financiamento imobiliário com parcelas altas.

Isso porque, em algumas situações, a aquisição de um imóvel nem sempre é vantajosa, pois manter o local pode sair mais caro do que o aluguel.

No entanto, tem gente que acredita que o valor gasto com aluguel é um dinheiro botado fora e por isso, ter uma casa ou apartamento próprio seria mais benéfico e vantajoso.

Mas, e quanto a você? O que pensa sobre o assunto? O que é o melhor: comprar o alugar o imóvel? Bom, abaixo estão algumas informações que vão lhe ajudar a decidir sobre esse assunto tão importante na vida financeira adulta!

As vantagens e desvantagens de comprar ou alugar imóvel

O primeiro ponto que você deve ter em mente é que existem vantagens e desvantagens na compra ou aluguel do imóvel e que você precisa ser consciente deles.

Comprar um imóvel

A grande vantagem de ter um imóvel próprio é a segurança que se tem em ter seu próprio lugar para morar e a liberdade para reformar, mudar e trocar os ambientes e decorações ou realizar melhorias que possam valorizar o local.

Além disso, quem tem um imóvel não precisa se preocupar com questões simples, como ter ou não um bichinho de estimação – o que, em muitos casos, é proibido em aluguel de uma casa ou apartamento.

Apesar disso tudo, se o imóvel estiver localizado em um condomínio, por exemplo, existirão uma série de regras a serem seguidas que podem incluir horários de silêncio, dias e horários específicos para se realizar reformar, etc.

Por outro lado, fazer a compra de um apartamento pode causar um verdadeiro furo nas finanças, uma vez que há gastos com taxas, impostos e outros custos.

Além disso, é válido citar que qualquer problema e eventual reparo necessário no imóvel próprio é de total responsabilidade do dono.

Alugar um imóvel

O aluguel de um imóvel tem as suas vantagens, especialmente porque você pode se mudar para o local rapidamente e, caso o dinheiro apertar, é possível dividir o apartamento ou casa com outra pessoa para amenizar as despesas.

Grandes reformas, de forma ampla, são de responsabilidade do proprietário, logo você não precisa arcar com todos os gastos, o que aconteceria se o local fosse seu.

Entretanto, quem aluga um imóvel conta com uma série de fatores, como negativos:

  • Proibição de animais de estimação;
  •  Variação do preço do aluguel;
  • Venda do imóvel, o que culmina na desocupação.

Além disso, caso o pagamento do aluguel não seja feito em dia você acaba perdendo o direito de usufruir do imóvel, podendo até mesmo ser despejado do local.

Faça as contas antes de comprar ou alugar imóvel

Definir se vale a pena comprar ou alugar um imóvel não é tão complicado quanto parece ser. 

Afinal, o primeiro passo para tomar a decisão é fazer uma análise dos custos que envolve cada escolha.

Para isso, é necessário identificar os custos do aluguel, considerando as principais despesas:

  • Água;
  • Luz;
  • Condomínio;
  • IPTU;
  • Seguro finança ou depósito caução, quando é necessário.

Com esses dados em mãos, faça um levantamento dos custos da compra de um imóvel.

Além disso, contabilize o pagamento de um financiamento, custos com água, gás, luz, IPTU, reformas, taxas e despesas que são vindas da compra do imóvel, entre outros gastos, é fundamental para que a sua decisão seja a mais assertiva possível.

Em seguida, faça as contas e as despesas ligadas ao aluguel e à compra do imóvel.

Não deixe de levar em consideração o financiamento, se esse for o caso, uma vez que a sua renda ficará comprometida com o pagamento das parcelas para ter o imóvel próprio.

Não se esqueça: o não pagamento do financiamento pode gerar muita dor de cabeça e acarretar até mesmo na perda do imóvel comprado.

Se você escolher não financiar, pode ser interessante economizar e poupar para a compra do imóvel à vista.

Nesse caso, você pode escolher alugar o imóvel por um tempo e vai economizando para adquirir o seu apartamento ou casa própria.

Leve em consideração seu planejamento pessoal

É essencial levar em consideração seu planejamento pessoal para decidir comprar ou alugar o imóvel.

Ora, qual seu planejamento financeiro para os anos seguintes? Você quer se manter na mesma cidade em que está ou tem o desejo de se mudar? Tem planos para morar fora do Brasil?

A depender da sua resposta a esse tipo de questionamento, o aluguel pode ser o mais indicado que a compra, ou vice versa.

Você também deve pensar na sua atual situação financeira, seu orçamento do mês, seus planos pessoais e até mesmo os objetivos e metas.

Caso a compra do imóvel seja um sonho, por exemplo, pode ser interessante apostar nesse desejo e optar pela aquisição em vez do aluguel.

Conclusão

Antes de tomar a decisão de comprar ou alugar um imóvel, portanto, faça uma análise da sua situação atual e seus planos para o futuro, levando em consideração também as questões financeiras.

Isso porque, em muitos casos, o aluguel pode ser uma decisão mais inteligente do que a compra, ou o contrário também.