Google Pay: A melhor maneira de pagar com o celular

Tire todas as suas dúvidas sobre o Google Play neste guia completo sobre o assunto, afinal, essa é uma das maiores carteiras digitais do mundo!

carteira digital Google Pay

Nos dias atuais, é fato que temos cada vez mais pressa e necessidade de agilizar os processos do dia-a-dia, mesmo aqueles mais simples. Por isso, é importante contar com ferramentas que tragam praticidade e segurança para nossa vida, como é o caso do Google Pay.

O G Pay é a carteira digital do Google, na qual é possível armazenar cartão de crédito e cartão de débito, dinheiro, cupons e até mesmo bilhetes de transporte. Tudo isso no mesmo lugar, com a segurança e a confiabilidade de uma das empresas mais respeitadas do mundo.

Então, se você gosta de usar a tecnologia a seu favor, principalmente quando o assunto é financeiro, venha conosco e descubra tudo o que precisa sobre uma das maiores e mais seguras carteiras virtuais do mundo! Vamos lá?!

O que é o Google Pay?

Como mencionado, o Google Pay, ou G Pay, é a carteira digital da Google. Uma ferramenta na qual você pode cadastrar cartões de débito ou crédito para realizar suas compras, além de guardar cupons, vales-compra e bilhetes de transporte.

Além disso, ela também oferece outras funcionalidades incríveis, que deixam o seu dia-a-dia muito mais prático, como o preenchimento automático de senhas, por exemplo.

Com essa ferramenta, você pode realizar pagamentos em aplicativos, sites, lojas físicas com a tecnologia NFC (pagamento por aproximação) e, até mesmo, transferir dinheiro para outra pessoa (serviço disponível apenas nos EUA).

Tecnologia NFC

A tecnologia NFC (Near Field CommunicationComunicação de Campo Próximo, em português) é um sistema de comunicação sem fio presente em aparelhos smartphones mais modernos e outros dispositivos, como smartwatches e fechaduras, por exemplo.

De modo geral, esses são dispositivos que possuem microchips, contendo informações que podem ser lidas por indução magnética.

Diferentemente do Bluetooth e do Wi-Fi, essa tecnologia precisa da aproximação dos dois dispositivos para funcionar e uma das maneiras mais comuns de vermos tal tecnologia empregada é em pagamentos contactless nos cartões.

Oficialmente, a aproximação necessária para o funcionamento do recurso deve ser de mais ou menos 10 cm, porém, na realidade, ele costuma ser configurado para funcionar em distâncias bem menores, com os dispositivos muito próximos de se tocarem.

Contudo, pode ficar tranquilo, pois a operação só é concretizada com a autorização desses aparelhos, o que torna as transações bastante seguras.

Quantos cartões pode adicionar ao Google Pay?

Não existe um limite de cartões que você pode adicionar ao Google Pay. Ou seja, adicione quantos quiser, desde que estejam de acordo com o que os bancos aceitam.

Esse sistema de pagamento é aceito no exterior?

O Google Pay é aceito em dezenas de países ao redor do mundo, dentre eles EUA, Nova Zelândia, Espanha, Canadá, Alemanha e muito mais. Em cada país, porém, pode haver diferença entre as funcionalidades disponíveis. Vale a pena conferir.

Como funciona o Google Pay?

Conforme explicamos, o Google Pay é uma ferramenta para pagamentos criada pelo Google. Suas funcionalidades são:

  • Pagamento em lojas físicas
  • Compras em lojas online
  • Pagamentos em aplicativos como iFood, Uber, dentre outros
  • Compra de produtos do Google (exceto empresariais, como AdWords, G Suite e Google Cloud)
    Transferência de dinheiro (apenas nos EUA)
  • Uso de cartões de fidelidade, vales-presente, ingressos e cupons de desconto
  • Armazenamento de tickets de transporte
  • Armazenamento de passes de contas

Para utilizar a ferramenta é bem simples, basta baixar o app Google Pay, logar com sua conta Google e fazer o cadastro conforme indicado.

Lembrando que, se sua intenção for usar a ferramenta de pagamento por aproximação, é necessário averiguar se seu aparelho possui a tecnologia NFC.

Taxas

O Google Pay é um serviço 100% gratuito. Porém, eventuais taxas podem vir a ser cobradas pelo emissor do seu cartão.

É importante dizer que, quando a transação com o serviço é realizada em lojas físicas, ela é considerada como uma transação normal com o cartão. Mas, quando realizada em aplicativos para Android, a operação é considerada como uma transação sem cartão.

Dispositivos compatíveis

O Google Pay está disponível em todos os celulares Android mais modernos. Veja abaixo quais são os requisitos:

  • Android KitKat 4.4 ou mais atual
  • Relógios inteligentes Android Wear 2.0 ou superior
  • Para o uso da tecnologia de pagamento sem contato, é preciso ser compatível com as tecnologias NFC (comunicação de campo próximo) e HCE (emulação de cartão de host)

Importante: O serviço não está disponível para aparelhos da Apple, como iPhones, Apple Watch e Macbook, pois para isso existe a Apple Pay, carteira digital da Apple.

Como saber se meu smartphone é compatível?

Para saber se seu smartphone é compatível com o Google Pay, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra as Configurações do seu aparelho
  2. Digite “NFC” na barra de pesquisas
  3. Se você encontrar o tópico, toque para ativar. Caso não encontre, significa que seu aparelho não possui NFC e, portanto, não é compatível

Para que serve o Google Pay?

O Google Pay serve como uma carteira virtual, ou seja, um lugar digital que você deixa seu dinheiro, assim como a Samsung Pay, Ame Digital e PicPay.

Assim, com essa ferramenta você pode realizar pagamentos em lojas físicas e online e aplicativos, além de guardar bilhetes de transporte, cupons e muito mais. Veja mais sobre cada uma dessas funcionalidades abaixo!

Compras em lojas físicas

Você pode realizar compras em lojas físicas com o Google Pay. Para isso, confira a compatibilidade do seu dispositivo com a tecnologia NFC e veja se a loja oferece a maquininha de cartão com essa mesma tecnologia.

Dessa forma, basta desbloquear seu telefone e aproximá-lo da máquina. Quando vir uma marca de confirmação ou ouvir um sinal, significa que a transação foi confirmada.

Compras em lojas virtuais

Também é possível comprar em lojas virtuais que aceitam o pagamento via Google Pay. Para isso, é só selecionar o ícone do Google Pay em qualquer navegador no momento do pagamento.

Você deverá escolher o cartão que deseja usar e, em seguida, inserir os três dígitos de seu código de segurança (CVV), para preencher automaticamente os dados de seu cartão e realizar sua compra.

Passes de contas

Assim como o Wallet da Apple, o Google Pay também pode armazenar seus passes para acessar contas.

Assim, você não precisará digitar todos os dados ao entrar nas contas em questão e, mesmo assim, manter os dados em segurança.

Bilhetes de trem

Outra função muito útil do Google Pay é armazenar seus bilhetes de trem. Para isso, basta adicionar clicando no botão +Passe. Porém, é bom lembrar que nem todas as companhias oferecem passes compatíveis com o serviço.

Cartões de embarque

O mesmo ocorre com os cartões de embarque. Algumas companhias oferecem a opção de armazená-los no aplicativo, o que facilita muito a vida do usuário.

Como pagar com Google Pay?

Pagar com o G Pay é sempre bem rápido e muito simples. Afinal, a ideia é que o aplicativo facilite a vida do usuário. No entanto, ele funciona de forma diferente em cada ocasião, como você pode ver a seguir:

Estabelecimentos comerciais físicos

Para pagar em estabelecimentos físicos, abra o app, vá até a aba “Cartões” e selecione o que deseja usar. Então, basta aproximar o aparelho da maquininha (lembre-se de que ela também precisa ser compatível) e realizar o pagamento sem nenhuma dificuldade.

Lojas online

Em lojas online, selecione o ícone do Google Pay na página de pagamento, escolha o cartão de sua preferência e insira os três dígitos de seu código de segurança para preencher automaticamente os dados de seu cartão cadastrado e realizar sua compra.

Aplicativos de celular

Normalmente, os aplicativos que aceitam o G Pay, como Uber, iFood, Airbnb e outros, disponibilizam um botão para que você o selecione como forma de pagamento ao finalizar sua compra. Basta selecionar e os dados do cartão escolhido serão automaticamente preenchidos.

Bancos no Brasil que aceitam o Google Pay

Confira abaixo a lista de bancos e seus respectivos cartões que são compatíveis com o Google Pay no Brasil:

  • Acesso Bank: cartões de crédito da bandeira Mastercard
  • Bradesco: cartões de crédito e débito das bandeiras Visa e Elo
  • Banco do Brasil: cartões de crédito e débito das bandeiras Visa e Elo
  • Banco Inter: cartões de crédito e débito da bandeira Mastercard
  • Banestes: cartões de crédito da bandeira Visa
  • Banrisul: cartões de crédito das bandeiras Visa e Mastercard
  • BRBCARD: cartões de crédito e débito da bandeira Visa
  • BTG+: cartões de crédito e débito da bandeira Mastercard
  • Digio: cartões de crédito da bandeira Visa
  • Itaú Unibanco: cartões de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard, Itaucard e Credicard
  • Neon: cartões de crédito e débito da bandeira Visa
  • Next: cartões de crédito e débito da bandeira Visa
  • Nubank: cartões de crédito da bandeira Mastercard
  • Original: cartões de crédito da bandeira Mastercard
  • Porto Seguro: cartões de crédito das bandeiras Visa e Mastercard
  • Woop Sicredi: cartões de crédito e débito da bandeira Visa
  • XP Investimentos: cartões de crédito da bandeira Visa
  • Outros bancos: Crédito (somente online)

Google Pay é seguro?

Sim! O Google Pay é confiável e seguro, visto que conta com uma das mais avançadas infra estruturas do mundo, se tratando de proteção de dados.

Por meio dela, o serviço resguarda suas informações de pagamento com uma série de camadas de segurança.

Essas camadas fazem com que o número real de seu cartão seja preservado e o comerciante receba apenas um número criptografado no momento do pagamento, ou seja, suas informações permanecem a salvo.

Benefícios de usar o Google Pay?

  • Compras mais rápidas e fáceis, já que o processo se torna mais ágil
  • Custo zero! O Google Pay é um serviço totalmente gratuito
  • Segurança, pois o sistema não envia o número real de seu cartão, apenas um número criptografado

Conclusão

O Google Pay é uma forma bastante fácil e eficiente de realizar pagamentos no mundo moderno, além de oferecer diversas outras possibilidades ao usuário, além disso, o serviço é gratuito.

Ah, sem falar na alta segurança, já que suas informações são criptografadas e protegidas, evitando o risco de clonagem do cartão de crédito, fraudes e futuras dores de cabeça.

Portanto, vale a pena experimentar a modernidade e praticidade que essa carteira digital oferece, tanto para pagamentos quanto para outras pequenas necessidades do dia-a-dia!