As finanças para casal é um dos assuntos financeiros mais polêmicos quando pensamos na organização do dinheiro, justamente porque quando decidimos “juntar as escovas de dentes”, na maioria dos casos, não estamos preparados para discutir como gastar nossa renda em conjunto, considerando que somos muito independentes quando o tema é dinheiro.
Inclusive, os problemas financeiros são um dos maiores motivos para os divórcios aqui no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 20% dos casais brasileiros discutem frequentemente por causa da divergência de opinião no gasto do dinheiro.
E quem pensa que a traição é somente o interesse por outra pessoa, está muito enganado. De acordo com Roberta Omeltech, consultora financeira de casais, as traições financeiras estão entre as principais causas de briga e falta de confiança em um relacionamento amoroso. Nesses casos, a consultora diz que as omissões financeiras tem gerado cada vez mais discórdia entre os cônjuges.
Hoje em dia, os casais estão mais independentes financeiramente, onde a grande maioria trabalha e tem seu próprio dinheiro. Só que se por um lado isso é ótimo, por outro acaba gerando mais atritos na relação, como um dos parceiros esconder dinheiro, mentir sobre quanto realmente ganha, fazer compras sem pensar no orçamento familiar e até mesmo criar dívidas.
Por isso, se você está passando por uma turbulência financeira em casa desse tipo ou quer evitar essa situação em sua família, saiba que é preciso pensar em conjunto, isto é, entender a mecânica das finanças do casal, onde ambos contribuem e opinam sobre como e quando gastar o dinheiro! Então, confira a seguir algumas dicas de ouro para lidar melhor com a situação!
É preciso conversar sobre as finanças para casal
Quem acredita que ficar calado é melhor para evitar brigas, saiba que está totalmente enganado, principalmente quanto a pauta da discussão é o dinheiro. Muitos casais dividem a mesma casa e mesmo assim não sabem o quanto cada um ganha…
Por isso, a primeira grande dica dos especialistas no assunto é conversar com seu parceiro, desde o início do relacionamento.
Isso além de trazer mais transparência a relação, também ajudará vocês a lidarem melhor com seu dinheiro em conjunto, evitando as dívidas, por exemplo.
Entendam os limites financeiros de cada um
Tomar decisões financeiras a dois pode ser uma missão e tanto, seja porque um é mais gastador que o outro ou até mesmo pela diferença de renda.
Por esse motivo, para evitar as brigas por causa de dinheiro, o ideal é que vocês conversem, estabeleçam limites e façam acordos.
Por exemplo, se vão economizar este ano para viajar, se as despesas serão divididas igualmente ou será baseada na renda de cada um, os projetos pessoais que cada parte tem e pretende realizar, enfim.
Somente assim vocês evitarão atritos futuros, até mesmo um relacionamento saudável exige uma vida financeira equilibrada.
Dinheiro não deve ser uma forma de impor poder
Quando pensamos em finanças de casal, logo nos vem à cabeça casos de pessoas que se impõem sobre as outras pensando exclusivamente em seu poder aquisitivo, não é mesmo?
Esse tipo de situação é muito comum em relacionamentos mais longos e onde um dos parceiros ganha mais.
Mas, não importa quem paga a maioria das despesas da casa, ambos devem opinar igualmente sobre as finanças.
Não é porque um recebe o dobro do outro que vai gastar com tudo que vê pela frente, até mesmo porque vocês devem ter metas em conjunto.
Façam planos em conjunto
Não é raro casais perguntarem sobre como equilibrar as contas se um esbanja nos gastos e o outro quer economizar.
A dica nesses casos é sempre ter um plano em conjunto nas finanças para casal.
Pensem que a vida não é só pagar boletos, ou seja, pagar aluguel, comprar casa, carro, ter filhos e etc.
Façam planos a curto, médio e longo prazo, seja para uma viagem a dois, a compra da casa própria, abrir o próprio negócio, fazer investimentos para o futuro, enfim.
Além disso, encontrar um meio-termo nas finanças de casal é fundamental para o bem comum.
Isso porque nem sempre os nossos sonhos de vida são exatamente os mesmos que os do parceiro e está tudo bem, desde que vocês entrem em um consenso.
Portanto, com essas dicas ficará muito mais fácil lidar com o dinheiro no dia-a-dia da vida a dois!
Lembre-se que dinheiro não é a coisa mais importante da vida e sim um meio que temos para conquistar nossos objetivos!