Erros que devem ser evitados ao solicitar um empréstimo

Para evitar dores de cabeça no futuro, nós do Notícia Oficial separamos os erros mais frequentes na hora de solicitar um empréstimo!

erros ao solicitar emprestimo

Fazer um empréstimo é uma ótima solução para resolver um problema relacionado a algum imprevisto ou para fazer investimentos no seu negócio. Entretanto, se não for feito nenhum tipo de planejamento, o empréstimo que viria a ser uma solução pode trazer mais problemas ainda.

Portanto, nós do Notícia Oficial escolhemos alguns erros clássicos que as pessoas cometem ao pedir um empréstimo. Dessa forma, você evita cometer os mesmo erros quando precisar de crédito.

Não fazer nenhum tipo de pesquisa antes de solicitar o empréstimo

Um empréstimo deve ser solicitado quando nos deparamos com algum imprevisto e não possuímos dinheiro suficiente para arcar com a despesa. Ao vivenciar esse tipo de situação, é comum sentir pressa para resolver tudo logo e, com isso, não fazer uma boa pesquisa antes de solicitar o empréstimo, o que pode levar a um situação mais complicada ainda.

Por isso, é bom ter calma para evitar esse tipo de erro. Antes de fazer qualquer coisa, faça uma pesquisa para saber as condições oferecidas pelo mercado e também os tipos de empréstimos disponíveis.

A primeira coisa a se fazer é conhecer as modalidade de crédito disponíveis no mercado brasileiro. As mais comuns são o empréstimo pessoal, o crédito consignado e o empréstimo com garantia de bens.

O primeiro deles é uma das opções mais populares do mercado. Sua popularidade se dá pela facilidade com que o crédito é concedido, no entanto, é uma opção com taxas de juros altas, que são justificadas pelo fato de que a financeira não possui nenhuma garantia de pagamentos.

O crédito consignado, por sua vez, apresenta taxas de juros menores. O empréstimo, que só é concedido a servidores públicos, beneficiários do INSS e funcionários de empresas credenciadas, tem as parcelas de pagamento descontadas diretamente da folha de pagamento, o que serve de garantia para as empresas.

Por fim, temos a opção mais barata, que é o empréstimo com garantia de bens. Na modalidade, você oferece seu imóvel ou veículo como uma garantia de pagamento. 

Quando você encontrar a melhor opção, chega a hora de procurar por ofertas com uma boa taxa de juros e com um prazo de pagamento que seja conveniente a você. Além dos juros, é importante saber do Custo Efetivo Total (CET), que será abordado com mais detalhes logo adiante.

Procure saber se a opção de crédito permite que você antecipe as parcelas. Considerar empréstimos com essa possibilidade pode ser uma boa ideia, já que se você conseguir juntar dinheiro antes do prazo do pagamento, você fica livre da dívida mais cedo.

Não ler atentamente o contrato

Muitas pessoas sentem muita preguiça de se debruçar sobre o contrato do empréstimo e analisar suas clausulas. Esse tipo de erro pode trazer problemas muito sérios no futuro.

No contrato, você encontra todas as informações referentes à operação, como o prazo para o pagamento da dívida, o que acontece em caso de inadimplência e o Custo Efetivo Total. 

Viu como o contrato é uma leitura importante? Ao ler o contrato, você evita surpresas desagradáveis e descobre se as condições para a realização do empréstimo não trarão problemas a você.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o contrato, não deixe de perguntar ao banco ou a financeira.

Desconsiderar o CET ao solicitar um empréstimo

Você sabia que ao solicitar um empréstimo, você não paga apenas o valor solicitado somado às taxas de juros? Há também outros custos envolvidos na operação.

O CET (Custo Efetivo Total) se refere a esses custos. Sua função é informar ao solicitante todo o valor a ser pago pela operação. Os custos podem envolver, além das taxas de juros, como o IOF, seguros e outras despesas.

Não cometa o erro de levar apenas as taxas de juros em conta. As instituições financeiras e banco são obrigados a informar o CET no contrato, portanto não se esqueça da dica de número! 

Solicitar um valor que você não consegue pagar

Pedir um empréstimo com parcelas muito elevadas pode ser um erro terrível, que pode fazer com que você precise solicitar outro empréstimo para pagar o primeiro.

Sendo assim, quando você estiver pesquisando ofertas de empréstimo, não deixe de verificar o valor das parcelas e avaliar a sua situação financeira. Ao fazer isso, você evitar maiores problemas no futuro.

Solicitar um empréstimo sem necessidade ou planejamento

Antes de pedir um empréstimo, é muito importante fazer um bom planejamento e evitar gastar o dinheiro com qualquer coisa fora do seu planejamento.

Por isso, sugerimos a você que pense com calma sobre os objetivos do empréstimo. Questione-se se o empréstimo é realmente necessário para você e se há outras formas de solucionar o problema sem recorrer ao crédito.

Se houver a necessidade para o empréstimo, tenha disciplina e use-o somente para o que foi planejado. Além disso, recomendamos planejar o pagamento das parcelas. Dessa forma, você consegue evitar esse tipo de erro e fica livre de problemas.