Conhecer os erros mais comuns cometidos por investidores iniciantes é uma ótima forma de aprender sobre investimentos. Afinal, ao compreender o que outros iniciantes fizeram de errado, você aprende o que fazer para evitá-los.
Para ajudar você a ter sucesso em seus investimentos, reunimos neste post 7 dos erros que todo investidor iniciante deve evitar.
1. Não investir de acordo com o seu perfil de investimentos
A primeira coisa que um investidor iniciante deve fazer é descobrir qual o seu perfil de investidor para, em seguida, buscar investimentos condizentes com esse perfil.
Você é do tipo que não quer correr muitos riscos e deseja investir com segurança? Ou está disposto a correr riscos ao investir? Responder a essas perguntas é ideal para saber se você um investidor conservador ou arrojado. Você também pode ser um investidor moderado, isto é, que está disposto a correr alguns riscos, mas sem abrir mão da segurança.
Ao conhecer seu perfil, chega a hora de pesquisar sobre os diversos tipos de investimentos existentes até encontrar aqueles que são ideais para você.
2. Investir sem nenhum estudo prévio
É muito comum que investidores iniciantes se empolguem com um investimento aparentemente promissor e perca dinheiro, simplesmente por não terem feito nenhum estudo prévio sobre a aplicação.
Um investimento não é um tipo de aposta, em que se depende da sorte para obter algum resultado positivo. Investimentos rentáveis exigem esforço e são um fruto de um bom estudo prévio sobre a aplicação.
Quando você conhece o funcionamento do investimento, é possível elaborar uma boa estratégia, aumentando assim as suas chances de obter lucro investindo.
Além disso, quando você descobre como cada tipo de investimento funciona, você não corre o risco de cometer um outro erro cometido por muitos investidores iniciantes, que é acreditar em ofertas de aplicações com rentabilidades mirabolantes, que prometem a riqueza do dia para a noite.
3. Achar que apostar é o mesmo que investir
Todo investidor iniciante deve saber que os investimentos não são um tipo de jogo de azar ou uma loteria. Acreditar que investimentos são apostas que dependem da sorte é um erro comum entre iniciantes que não conhecem muito sobre a área.
Isso significa que os lucros de um investimento não são frutos da sorte, mas sim de diversos fatores, que incluem, estratégia e muito planejamento.
4. Agir sem nenhum tipo de planejamento
Como dissemos no tópico anterior, para que um investimento gere lucros, é preciso ter planejamento e uma boa estratégia, além de muita disciplina e paciência, pois pode ser que o rendimento desejado demore um pouco.
Por isso, é preciso que você faça um bom planejamento antes de fazer qualquer tipo de investimento. Faça também uma estratégia considerando investimentos para curto, médio e longo prazo
5. Não diversificar a carteira de investimentos
Uma carteira de investimentos diversificada permite que haja um equilíbrio entre as perdas e ganhos. Se você investe tudo em apenas um ativo, as suas chances de perder dinheiro aumentam, pois se a aplicação der errado, você pode perder tudo aquilo que investiu. Esse erro deve ser evitado por todos investidores iniciantes!
Para ter uma carteira de investimentos sólida, é preciso que o dinheiro a ser investido seja aplicado em diversos ativos, de acordo com o perfil do investidor. Dessa forma, uma carteira diversificada pode ajudar muito a evitar os riscos que não podem ser previstos, além de fazer com que os retornos sejam maiores.
6. Desconsiderar as tributações de um investimento
Analisar as margens de lucro de um investimento é muito importante, mas muitos investidores iniciantes se atém somente a isso, esquecendo-se de considerar os tributos que podem incidir em diversos tipos de ativos.
No mercado acionário, por exemplo, é cobrada uma alíquota do Imposto de Renda, além das taxas de corretagem. No caso, a alíquota de 15% incide em aplicações maiores R$ 20 mil mensais.
A tributação não incide apenas nos investimentos de renda variável, pois os investimentos de renda fixa também não escapam dos tributos.
Em muitos ativos, a tributação ocorre de modo regressivo, isto é, os percentuais da alíquota diminuem a partir do tempo em que o dinheiro está aplicado. Geralmente, a alíquota do Imposto de Renda é de 22,5% para investimentos de até 180 dias e pode ser reduzida para 15% se o dinheiro continuar aplicado por até 720 dias.
Outros tributos além do Imposto de Renda podem incidir em investimentos. Um exemplo é o IOF.
Se você, investidor iniciante, esquece das alíquotas, há o risco de perder uma parte do investimento. Portanto, fique atento aos impostos!
7. Desconsiderar os riscos de um investimento
Qualquer investimento está sujeito a riscos. Até mesmo investimentos de renda fixa estão não escapam dessa regra. Sendo assim, por mais que você se planeje, estude e tenha disciplina, há alguma chance de perder dinheiro.
Existem vários tipos de riscos, e nenhum deles deve ser ignorado. O risco de mercado, de liquidez e de crédito são apenas alguns exemplos dos riscos que podem envolver um investimento.
Portanto, não cometa o erro de ignorar os riscos que você corre ao fazer determinado investimento. Dessa forma, você consegue se precaver e evita imprevistos.
E aí, gostou das dicas? Te ajudou em algo? Deixe nos comentários