Buscando Empréstimo

0%

Empréstimo online: Entenda o que é e como funciona

Você sabia que é possível pedir dinheiro emprestado sem sair de casa e com baixas taxas de juros? Veja aqui tudo sobre o empréstimo online!

mulher mostrando na mão várias notas de cem reais após conseguir um empréstimo online

Quem nunca chegou apertado ao final do mês, que atire a primeira pedra… E, normalmente o empréstimo é a grande solução, afinal é nesse momento de aperto que buscar um dinheirinho extra se torna cada vez mais necessário.

O que poucos sabem é que você pode fazer esse tipo de operação sem sair do seu sofá. Isso mesmo! A modalidade de empréstimo online está cada vez maior no país e traz segurança e praticidade para seu dia a dia.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google Survey com 900 entrevistados, cerca de 51% afirmaram que fizeram um empréstimo para dar um fôlego no orçamento no último ano e desses, quase 50% preferiu contratar pela internet, em sites e aplicativos de bancos e financeiras.

Por isso, montamos este guia completo sobre os empréstimos online, explicando quais tipos de empréstimo existem e como fazer cada um, bem como daremos algumas dicas para você se organizar melhor nesse quesito. Venha conosco!

O que é um empréstimo online?

O empréstimo online é uma forma de contratação de linhas de crédito direto com seu banco ou instituição financeira correspondente, sem precisar ir à agência ou conversar com seu gerente.

Você pode fazer tudo do seu celular, computador ou mesmo notebook, deixando de lado quaisquer problemas de logística que possam surgir e toda aquela burocracia demorada.

Assim, basta entrar em contato com o banco ou instituição financeira, enviar uma proposta e aguardar o retorno o quanto antes, para conseguir o crédito necessário para aquele momento de maior aperto.

As variantes mais comuns oferecidas para empréstimo online são:

Diferença entre empréstimo tradicional e o virtual

A grande diferença entre esse tipo de modalidade está na praticidade e agilidade para liberação.

No empréstimo tradicional, feito presencialmente, geralmente você precisa se deslocar até uma agência, portando todos os documentos exigidos e aguardar a avaliação do gerente responsável por intermediar o negócio.

No caso do empréstimo virtual, toda a solicitação e entrega de documentos é feita de forma online. Após aprovada a linha de crédito, o que geralmente se dá em, no máximo, dois dias, o dinheiro cai automaticamente em sua conta.

Como funciona o empréstimo online

Para deixar mais claro em sua mente, montamos um passo a passo explicando todas as etapas do empréstimo online. Confira abaixo:

1 – Procura pela instituição financeira ou bancária que oferece essa modalidade

Primeiramente, você deve fazer uma pesquisa, uma vez que não são todos os bancos e instituições financeiras que disponibilizam essa modalidade de crédito para seus clientes.

Porém, fique tranquilo, pois ele é cada vez mais comum, até mesmo entre os bancos mais tradicionais do mercado.

Além disso, é preciso estar atento às modalidades disponíveis (pessoal, consignado e etc.), para ver qual se adequa mais ao seu perfil e qual irá pesar menos em seu bolso, sempre levando em conta as taxas de juros aplicadas.

2 – Simulação online

Pelo aplicativo ou site, entre no menu destinado à essa modalidade. A partir desse momento, faça o tipo de simulação de empréstimo que deseja e quanto tempo deseja quitá-lo (desde que esteja de acordo com o mínimo e máximo estabelecido pela instituição).

Após ela ser feita, a instituição informará automaticamente as ofertas disponíveis, com as parcelas definidas, quanto você pagará de juros e o custo efetivo total da linha de crédito contratada.

3 – Envio de documentos

Caso concorde com a proposta enviada, basta enviar os documentos exigidos pela instituição de forma digitalizada. Normalmente eles são:

  • CPF
  • Documento oficial com foto
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de endereço

4 –Análise de crédito

Feita essas etapas, chega o momento de aguardar a análise de crédito. Nessa etapa não há muito o que fazer a não ser aguardar o desfecho, já que a instituição financeira avaliará se concede ou não o crédito.

Nesse período, ela levará em conta seu histórico de pagamentos, se sua renda é compatível e não ficará comprometida e se você tem condições de arcar com esse compromisso realizado.

5 – Assinatura do contrato online

Estando tudo ok, bastará você fazer a assinatura do contrato online. Esse contrato normalmente é disponibilizado em ferramentas de autenticação que garantem confiabilidade ao acordo.

Assim, bastará você entrar na plataforma, informar seus dados e concordar com os termos descritos no contrato online.

6 – Depósito em conta

Essa é a melhor parte! O dinheiro acordado será automaticamente transferido para sua conta bancária, mencionada no ato da contratação do empréstimo.

Inclusive, a facilidade do empréstimo online é que na maioria dos casos nem é preciso ter conta no banco ou instituição que está solicitando dinheiro.

7 – Pagamento das parcelas

Fique atento ao pagamento do empréstimo online contratado, pois é preciso pagar suas contas em dia, de acordo com o contrato estabelecido, nas datas sinalizadas.

Os juros de qualquer empréstimo são altos, então, não deixe acumular mais parcelas para não criar uma grande “bola de neve”.

Quem pode fazer empréstimo online?

Quem procura um empréstimo pode ter situações específicas para fazê-lo, não só por necessidade financeira, mas também por condição atual.

Abaixo, vamos mostrar as mais comuns, que normalmente trazem dúvidas se podem ou não receber empréstimo.

Negativados

Sim, negativados costumam ser atendidos nos empréstimos online, diferente de quem está com nome sujo no mercado e tenta conseguir crédito em instituições financeiras tradicionais, visto que as chances nesses bancos são menores.

Inclusive, é justamente por isso que muitas instituições estão liberando empréstimo para negativados, para que possam acabar com seus débitos e limpar seu nome, trocando uma dívida mais cara por uma mais barata.

Autônomos

Apesar de não terem renda fixa comprovada, esse público também costuma ser atendido nos empréstimo pela internet. Para tal, basta comprovar ter alguma fonte de renda, como os últimos três extratos bancários, declaração do imposto de renda e etc.

Empresas

Boa parte das instituições financeiras concede linhas de crédito especiais para empresas, seja para aliviar o fluxo de caixa ou para investimentos. Em cada uma delas, há condições específicas.

Público consignado

Se você é pensionista ou aposentado do INSS, corra para essa modalidade, pois os juros são os menores do mercado, uma vez que as parcelas da dívida são descontadas diretamente na folha de pagamento de quem solicitou o empréstimo. Ou seja, os bancos têm uma grande garantia que receberão o dinheiro no prazo combinado e assim baixam as taxas.

Porém, nem tudo são flores, pois alguns bancos cobram taxas de avaliação de crédito, tarifas de cadastro e podem tentar embutir seguros no empréstimo.

Então, sempre esteja alerta para o Custo Efetivo Total (CET) da operação, cálculo que inclui não apenas os juros, como todos os valores envolvidos no empréstimo.

Pessoa física em geral

Se você possui um CPF e busca um dinheiro extra para aliviar suas finanças, atente-se ao fato de que boa parte das instituições oferecem linhas de crédito especiais, como empréstimo pessoal ou empréstimo com garantia de veículo e imóveis.

Inclusive, atualmente, no Brasil os empréstimos com garantia são os mais baratos do mercado (menores juros), já que a empresa entende que possui menos risco de você não pagar o empréstimo.

Empréstimo online vale a pena?

Sim, como dito anteriormente, vale a pena devido a sua facilidade e segurança. Abaixo, explicaremos suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Praticidade
  • Sem burocracia
  • Segurança
  • Comparação facilitada entre juros oferecidos por instituições financeiras

Desvantagens

  • O acesso facilitado traz a sensação de conforto, o que pode ser um perigo, se você criar o hábito de recorrer ao empréstimo online sempre.

Mas, atenção, pois embora se tenha muito mais prós do que contras na contratação do empréstimo online, é preciso manter o controle.

Embora seja um facilitador para lhe tirar do aperto em momentos complicados de sua vida, saiba que o empréstimo pode se transformar em uma grande bola de neve, complicando ainda mais sua situação financeira, que já estava ruim.

Ou seja, valer ou não a pena pedir um empréstimo pela internet é relativo, pois é necessário avaliar o contexto como um todo.

Na verdade, tudo dependerá do seu planejamento e conhecimento de quais são as modalidades de empréstimo, como podem te ajudar ou prejudicar.

Por isso, sempre se pergunte se essa é a melhor escolha para suas necessidades, se há vantagem perante à dívida atual, além de conferir quais são os prazos e juros.

Empréstimo online é seguro?

Sim! Apesar de muitos ainda terem desconfiança quanto à modalidade online, o empréstimo nessa vertente é feito por empresas sérias.

A grande maioria dessas instituições investe muito em segurança e tecnologia, para fazer com que qualquer transação tenha a mesma confiabilidade do que é feito em uma agência física.

Não à toa, além do site e aplicativo, geralmente esse tipo de modalidade possui uma central de atendimento própria, para garantir toda a confiabilidade de suas transações financeiras.

Mas, não saia fazendo em qualquer instituição! É preciso buscar uma empresa forte, com procedência e confiança.

Portanto, caso seja necessário, busque sempre bancos ou instituições financeiras com bom histórico e comprometimento com os clientes.

Melhores empréstimos online

Chegou o momento em que todos aguardam! Saber quais são as melhores instituições financeiras para você fazer um empréstimo online. Abaixo, elencamos algumas que mais se destacam no mercado. Confira conosco!

Creditas

empréstimo creditas

Uma das maiores fintechs atuando no Brasil, a Creditas se destacou por desburocratizar os serviços financeiros e o acesso ao crédito no país. Foi fundada em 2012 pelo espanhol Sérgio Furio com o nome de Bank Fácil. Desde 2017, porém, tem o nome atual.

A empresa tem taxas de juros a partir de 0,99% ao mês, dependendo do seu histórico financeiro, com prazo mínimo de 6 meses e máximo de 48 meses para pagamento das linhas de crédito.

CONHECER EMPRÉSTIMO CREDITAS

Bom Pra Crédito

empréstimo Bom Pra Crédito

Fundado em 2013, o Bom Pra Crédito é uma fintech que se destacou por ser uma espécie de “marketplace” desse tipo de mercado. Com ela, você consegue buscar as melhores opções e compará-las.

Ou seja, a fintech não oferece nenhuma linha de crédito específica. Após inserir seus dados e necessidade de crédito, ele faz uma comparação com as ofertas do mercado e intermedia a negociação.

CONHECER EMPRÉSTIMO BOM PRA CRÉDITO

Santander

empréstimo Santander

Dos bancos mais tradicionais do planeta, o Santander, que tem origem espanhola, chegou ao Brasil em 1982. Em solo tupiniquim, a instituição ibérica se enraizou por oferecer oportunidades e facilidades múltiplas de empréstimo para seus clientes.

Atualmente, a taxa de juros para empréstimos no Santander gira em torno de 4,28% ao mês, podendo ser pago em até 48 vezes.

CONHECER EMPRÉSTIMO SANTANDER

Superdigital

Empréstimo Superdigital

Das principais fintechs do país, o Superdigital foi fundado em 2012, em São Paulo. À época tinha o nome de ContaSuper, que mudou em 2017, após ser comprado pelo Santander, de quem recebeu seu nome atual.

A fintech conta atualmente com quase 2 milhões de contas abertas, o que possibilita aos seus clientes o acesso a taxas de juros a partir de 1,6% ao mês. Vale lembrar que 18 é o limite de parcelas que podem ser contratadas junto à instituição.

CONHECER EMPRÉSTIMO SUPERDIGITAL

Lendico

Empréstimo Lendico

Fundada em 2013, na Alemanha, a Lendico chegou ao Brasil em 2015. Seu sucesso em solo tupiniquim deve-se ao fato de sempre procurar oferecer empréstimos com taxas de juros baixas.

Atualmente, a empresa oferece taxas a partir de 1,98% ao mês, com Custo Efetivo Total (CET) ficando entre 2,97% e 12,89% ao mês. Isso tudo depende, é claro, de seu perfil e quantidade de parcelas, que podem chegar a 36 vezes.

CONHECER EMPRÉSTIMO LENDICO

Conclusão

Como visto, o empréstimo online é tão seguro quanto os normalmente aplicados fisicamente, tendo como diferencial o fato de ser realizado sem burocracia, de forma dinâmica, ágil e prática.

Porém, fique atento e só o contrate caso precise. A facilidade ao crédito nos dá a sensação de comodidade perigosa, caso não seja bem trabalhada.

Por isso, pense bem antes de fechar negócio, pois se você contratar um empréstimo desses e não conseguir arcar com ele, poderá ter um grande prejuízo futuro!