Você tenta de tudo para economizar, mas o seu saldo no final do mês é sempre vermelho? Então está na hora de conhecer a movimentação do seu dinheiro e descobrir quais são os gastos supérfluos que estão atrapalhando a sua vida financeira.
Quando paramos para organizar as finanças e descobrimos o que está comprometendo o orçamento, fica muito mais fácil poupar dinheiro de forma prática.
Nesse artigo, nós vamos falar dos gastos supérfluos, que são as despesas que mais comprometem o nosso orçamento. Além disso, selecionamos algumas dicas para ajudar você a ficar livre desses gastos desnecessários. Vamos lá?!
O que são gastos supérfluos?
O conceito de gastos supérfluos não é tão fácil de ser definido, pois ele pode variar de pessoa para pessoa. De maneira geral, podemos dizer que esse tipo de gasto está relacionado àquelas despesas que não são essenciais a sua rotina. Esses gastos, na maioria das vezes, estão associados a compras por impulso.
Eles podem aparecer na forma de um sapato novo, um aparelho eletrônico, itens de supermercado desnecessários e também em atividades de lazer, como shows e jantares caros. Mas, como já dissemos, o conceito pode variar de pessoa para pessoa, o que significa que o que é supérfluo para alguém, pode não ser para você.
Pessoas que estão com as finanças pessoais em dia, sem dívidas ou coisa do gênero, podem ter mais oportunidade de ter esse tipo de despesas e não se preocupar. Entretanto, aqueles que estão com o orçamento mais apertado devem passar longe dos gastos supérfluos, para evitar mais problemas financeiros.
Se você está com problemas financeiros, então está na hora de começar a repensar seus orçamentos e começar a identificar quais gastos desnecessários devem ser cortados.
O que fazer para identificar esses gastos?
Para identificar quais são os gastos supérfluos presentes no seu orçamento, você precisa registrar em uma lista todos os gastos do seu dia a dia. Para a tarefa ficar mais fácil, anote seus gastos diariamente.
Ao fazer isso, você conseguirá se organizar melhor e, ainda, terá consciência de toda a movimentação do seu dinheiro.
A lista deve ser feita em uma planilha, que pode ser feita em uma folha de papel ou por meio de uma planilha eletrônica. Se for mais cômodo para você, há ótimos aplicativos com essa função.
Na planilha, além de registrar todas as suas despesas, deve ser incluindo todas as suas receitas, para que você possa saber a quantidade de dinheiro que sobra no final do mês ou identificar se você está gastando mais do que deveria.
Tente separar as suas despesas em categorias, como roupas, alimentação, lazer, etc. Ao fazer isso, você conseguirá identificar os seus gastos supérfluos com maior facilidade.
Algumas dicas para evitar os gastos supérfluos
Feito a sua lista de despesas, chega a hora de cortar gastos do seu orçamento. Essa tarefa pode não ser muito fácil, pois ela exige muita disciplina e foco.
Para te ajudar a ficar livre dessas despesas, separamos algumas dicas para cortar alguns dos gastos supérfluos mais comuns.
Repense os seus gastos com lazer
Sabemos que o lazer é algo essencial ao nosso dia a dia, e não estamos falamos que você deve cortar o lazer da sua rotina. O que vamos sugerir é que você repense os seus gastos com esse tipo de atividade.
Se você gosta de ir em shows e ama um espetáculo, por exemplo, você pode buscar alternativas mais baratas e gratuitas. Fique de olho na programação cultural da sua cidade para ficar por dentro desse tipo de evento.
Reavalie os serviços que você assina
Agora nós vamos falar sobre os gastos com TV e de periódicos (como as revistas) por assinatura.
Dê uma olhada no seu orçamento com a seguinte pergunta em mente: Quais desses serviços eu realmente utilizo? Se a resposta para a pergunta for não, então é hora de cancelar esses serviços
No caso da TV por assinatura, você também pode optar por pacotes mais baratos, com menos canais, ao invés de cancelar o serviço. Você deve considerar isso apenas se você não usar a maioria dos canais. Caso você não assista nada na televisão, então a melhor opção é o cancelamento.
Quanto aos outros serviços, como é o caso dos periódicos, se você não lê nenhuma das revistas que você assina, então é melhor cancelar os serviços.
Pense bem antes de comprar roupas
Você realmente precisa de comprar roupas novas? Ao se fazer essa pergunta a cada vez que você encontrar uma roupa, você conseguirá evitar muitos gastos supérfluos com roupas.
Dar uma olhada no guarda-roupa também é uma boa opção. Verifique se a quantidade de roupas armazenadas é suficiente para a sua rotina e para outras ocasiões. Se é suficiente, por que comprar mais e ter mais um gasto supérfluo?
Cuidado com a alimentação
Aquele cafezinho na lanchonete depois do expediente e uma ida a um restaurante podem soar como um gasto bem pequeno, mas esse tipo de despesa pode pesar bastante no seu orçamento.
Não há nenhum problema em realizar esse tipo de atividade vez ou outra, você só deve ficar atento com os excessos. Por isso, tente levar frutas e lanches preparados em casa. Se for o caso, você pode optar por levar uma marmita.