O dinheiro Bitcoin é um assunto que ainda gera bastante polêmica ao redor do mundo. Há poucos meses atrás, Elon Musk tinha anunciado que a Tesla começaria a aceitar essa criptomoeda como forma de pagamento em seus carros elétricos, fazendo com que a cotação disparasse no mercado.
No entanto, pouco tempo depois Musk voltou na decisão e consequentemente o preço da moeda digital começou a cair, perdendo muito valor em menos de uma semana.
Mas, parece que essa história está apenas começando, pois foi aprovada nesta terça-feira (08/06), no Congresso de El Salvador, uma lei autorizando o Bitcoin como moeda corrente no país.
Assim, esse pequeno país da América Central entrou para a história, se tornando o primeiro país do mundo a permitir que uma criptomoeda seja utilizada na economia local.
Lei do dinheiro Bitcoin em El Salvador
Segundo divulgou o presidente Nayid Bukele, a Lei Bitcoin foi aprovada em assembleia em El Salvador, com 62 dos 84 votos do congresso.
Inclusive, esse projeto de lei foi apresentado pelo próprio presidente Bukele e foi discutido em pouquíssimo tempo na Comissão de Finanças da Assembleia, devido ao interesse em agregar o novo meio de pagamento para a nação.
Assim, agora é fato, El Salvador aceita o pagamento com Bitcoin, pois a criptomoeda se tornou uma moeda oficial no país.
Como funcionará na prática
A ideia de usar a moeda digital como moeda corrente é inédita no mundo. Mas, de início será um desafio, considerando que 70% da população de El Salvador ainda dá preferência ao pagamento com moeda física.
Uma pesquisa realizada pela rede Statista revelou que somente 30% dos moradores locais tinham conta bancária no país.
Além disso, de acordo com o Banco Mundial, 21% do PIB (Produto Interno Bruto) do país vêm da movimentação financeira de pessoas que não moram no país.
No entanto, as permissões serão bem práticas e intuitivas no dia-a-dia da população.
A ideia é tornar o dinheiro Bitcoin livre e ilimitado, para que possa ser utilizado em todas as transações financeiras, seja entre pessoas físicas ou jurídicas (empresas do setor público ou privado).
Para isso, o presidente de El Salvador pretende fechar parcerias com empresas de carteira digital, para que se crie uma infraestrutura séria e sólida para começar a colocar a moeda em circulação no mercado interno.
Assim, acredita-se que com essa estratégia, o país tenha mais autonomia na economia local, sem depender tanto da política monetária chefiada pelos bancos centrais.
Mas, o presidente já anunciou que o dinheiro Bitcoin não irá substituir o uso do dólar.
Com relação à taxa de câmbio, essa será definida de forma livre pelo próprio mercado local.
A legislação de El Salvador determinou que qualquer estabelecimento econômico deve aceitar o pagamento com a criptomoeda. Contudo, a medida exclui quem não tem acesso à tecnologia, já que toda a transação financeira é feita online.
Outra grande notícia é que além de poder comprar e vender utilizando o Bitcoin como meio de pagamento, a moeda também será aceita para o pagamento de impostos.