Qual a diferença entre consórcio e financiamento? Nós te explicamos!

Tem dúvidas sobre se consórcio e financiamento é a mesma coisa ou qual vale mais a pena? Neste guia vamos te explicar tudo sobre!

Conceito de negócio, seguro de carro, venda e compra de carro, financiamento de carro, chave do carro para contrato de venda de veículos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) com mais de 4 mil pessoas, cerca de 75% dos brasileiros pretendem comprar ou trocar de veículo ainda este ano. Você faz parte desse time? Se sim, já pensou qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

Bom, é importante pensar sobre isso, visto que a aquisição de um carro ou moto é sempre um investimento que pesa no orçamento, considerando que você terá que pagar parcelas mensais se não tiver o dinheiro à vista.

Por isso, quanto mais informado você estiver, maiores as chances de fechar um bom negócio, seja com o consórcio ou financiamento de veículos.

Então, para acabar com as dúvidas, preparamos este guia rápido explicando as diferenças entre financiar ou fazer um consórcio, para que você saiba tomar a melhor decisão na hora de trocar de automóvel. Vamos conferir?!

Afinal, qual a diferença entre consórcio e financiamento de veículos?

Muito além de pensar qual modelo de carro ou moto você vai comprar, é preciso entender sobre qual será a melhor opção de crédito que você utilizará para realizar seu sonho de consumo.

Por isso, antes de qualquer coisa, é essencial entender como cada uma dessas duas linhas de crédito funcionam!

Consórcio de veículos

O consórcio é uma linha de crédito no qual você se junta a outras pessoas para comprar o item desejado, como veículos, eletrodomésticos, imóveis e serviços, como uma cirurgia plástica, por exemplo.

Na prática, é como se você pagasse a instituição antes de efetivamente comprar o veículo, para ter a quantia que precisa para comprar à vista depois.

O pagamento é feito mensalmente, onde cada uma das pessoas do consórcio em questão paga uma pequena parcela todos os meses.

A grande vantagem do consórcio é que se trata de um crédito sem juros, visto que, teoricamente, você só tem acesso ao bem após quitar a dívida, como se comprasse seu carro à vista após ter todo o valor necessário.

Contudo, o que acontece na prática é que muitas pessoas são contempladas no consórcio antes de terminar de pagar a dívida.

Isso acontece através dos sorteios mensais do seu consórcio, onde alguém do grupo pode ser selecionado para receber a carta de crédito antes do prazo final.

Aqueles que não são contemplados antes de terminarem de pagar o consórcio recebem a quantia investida ao final, para que consiga comprar à vista.

Ou seja, resumidamente, podemos dizer que o consórcio é uma linha de crédito no qual você vai juntando dinheiro ao longo dos meses, como se você deixasse seu dinheiro na poupança.

Financiamento de veículos

O financiamento já é diferente, pois nele você está pedindo dinheiro emprestado ao banco e quer receber na hora.

De modo geral, os financiamentos são linhas de crédito pessoal, assim como um empréstimo pessoal, a diferença é que você precisa informar para a instituição para o que o dinheiro será utilizado.

Ao contrário do consórcio, o financiamento de veículos têm taxas de juros, mas são menores do que um financiamento imobiliário, por exemplo.

Na prática, você pede um empréstimo pessoal para comprar o seu veículo à vista, tendo o compromisso de pagar mensalmente o valor das parcelas ao banco.

Principais diferenças

Agora que você já sabe o que é um consórcio e um financiamento de veículos, já deve ter percebido algumas diferenças, certo?

Bom, podemos dizer que um é o oposto do outro e é justamente por isso que a escolha deve ser bem feita.

Em resumo, as principais diferenças entre essas duas linhas de crédito são:

Consórcio

  • Sem juros ou cobrança de IOF, apenas taxa de administração (que são cerca de 3x mais baratas que as do financiamento)
  • Não existem exigências para a entrada no consórcio
  • O pagamento pode ser feito em até 72 meses
  • Não é preciso dar um valor de entrada
  • Valor das prestações é mais em conta
  • Aquisição do bem não é imediata (embora você possa ser contemplado antes)

Financiamento

  • Aquisição imediata do bem
  • Possibilidade de desconto nos juros em caso de liquidar a dívida antes do prazo
  • Há cobrança de juros, inclusive de IOF, deixando os custos totais mais elevados
  • Parcelas com maiores valores
  • É necessário dar um valor de entrada
  • O pagamento pode ser feito em até 60 meses
  • A aprovação do financiamento depende de análise de crédito

Consórcio X Financiamento: Qual vale mais a pena?

Quando o assunto é dinheiro, é sempre importante pesar na balança os prós e contras, para não sair caro para o seu bolso e não levar ao endividamento.

Por isso, é fundamental saber escolher entre fazer um consórcio ou financiar o seu automóvel, principalmente com relação às taxas cobradas, o prazo de pagamento e valor das parcelas.

Além disso, o segredo entre optar por um consórcio ou financiamento é avaliar a urgência de ter o veículo.

O consórcio é mais indicado para quem não tem pressa em adquirir o bem, enquanto que o financiamento é a solução perfeita para quem tem urgência e pode dar um valor de entrada.

Então, se dá para esperar, como no caso de você já ter um veículo e querer trocá-lo, o consórcio é sempre o mais indicado, pois não tem juros, os custos são menores, o tempo de parcelamento é maior e automaticamente, o valor das parcelas será menor.

E para finalizar, sempre pesquise, simule e compare as melhores ofertas, para que você tenha certeza de que conseguirá pagar a dívida assumida!

Portanto, esperamos que com essas informações você tenha conseguido tirar suas dúvidas sobre a diferença entre consórcio e financiamento, para escolher a melhor opção para você e seu bolso!