Entrevista de emprego: Top 5 dicas para mandar bem

Foi chamado para uma entrevista e não sabe como se comportar e o que fazer?

entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um momento decisivo para conquistar aquela vaga que você espera há tanto tempo.

Contudo, por mais experiente que a pessoa seja e que tenha um currículo impecável, sempre dá um friozinho na barriga, concorda? Ainda mais em épocas em que o desemprego é tão grande no país, afinal, a concorrência está esmagadora. 

Por isso, muitas pessoas procuram por estratégias de como fazer entrevista de emprego, visando se sair o melhor possível nesse momento.

Bom, não há um segredo para isso, mas, entenda que profissionalismo, postura e sinceridade ainda são características essenciais durante uma entrevista de emprego.

Mas, além disso, cuidar alguns detalhes pode fazer toda a diferença nessa hora, para que você não perca essa oportunidade. 

Estamos falando de aspectos como boa apresentação de seu currículo profissional, saber vestir-se adequadamente, comportar-se e até mesmo se autopromover (com moderação, claro).

Então, se você está em busca de uma oportunidade de trabalho e foi chamado para um entrevista de emprego, não se preocupe!

Reunimos a seguir as 5 melhores dicas para entrevista de emprego, para que você possa mandar bem no dia! Vamos conferir?!

1- Pontualidade e horário

Antes de pensar em o que fazer numa entrevista de emprego, é preciso chegar até ela, concorda?

Mas, não basta chegar, pois a regra de ouro é estar no local com antecedência. 

Parece uma dica óbvia, mas ainda hoje muitas pessoas se atrasam para as entrevistas, o que causa uma péssima primeira impressão.

Assim, seja pontual e para isso nada melhor do que planejamento. 

Pesquise no dia anterior o roteiro para poder chegar ao local em que será feita a entrevista de emprego, assim como veja qual será o tempo médio necessário para se deslocar. 

O ideal é que você esteja na entrevista cerca de 20 minutos antes do horário agendado.

Dessa forma, também poderá aproveitar desses minutinhos para se acalmar e concentrar quando o entrevistador lhe chamar. 

2- Conhecimento sobre a empresa

Uma das maiores aflições dos candidatos em uma entrevista de emprego perguntas e respostas

E querendo você ou não, boa parte da conversa no dia irá girar em torno da empresa, dos seus objetivos profissionais e como pode contribuir com essa.

Por essa razão, se possível, estude a empresa anteriormente, para se preparar melhor.

Pesquise sobre sua atuação no mercado, seus números, o que tem feito de diferente, enfim, como você pode agregar no time de colaboradores dessa.

Esse cuidado além de ser um diferencial na hora, ainda demonstrará que você está familiarizado com a cultura do local. 

Além disso, você pode fazer algumas perguntas pertinentes ao final da entrevista de emprego, para saber mais sobre o cargo pretendido.

Questione sobre o que a empresa espera de você como colaborador, o que essa pode agregar em seu currículo, enfim, além de deixar claro que está interessado(a) em assumir a vaga.

3- Currículo impecável

Entrevista de emprego, o que falar? Fale sobre seu currículo! Isso mesmo, seu perfil profissional será um bom meio de começar a conduzir a conversa.

Além disso, uma das dicas para entrevista de emprego com relação ao currículo é levá-lo impresso.

Esse detalhe mostrará que você é cuidadoso e organizado, assim como terá ele em mãos para apresentar ou falar sobre certos pontos que sejam interessantes na hora da entrevista.

4- Vestuário e aparência adequada

A entrevista de emprego roupa é um dos pontos que mais dá o que falar e ainda divide opiniões…

Há quem ligue para isso, mas saiba que vestir-se de forma adequada pode e fará toda a diferença, embora saibamos que julgar pela aparência não é o certo.

De modo geral, para passar uma boa impressão, devem-se evitar peças extremamente informais ou extravagantes.

Não estamos falando que você tem que comprar uma roupa de grife para ir a uma entrevista de emprego, mas também não precisa ser a primeira que pegar no guarda-roupa, concorda?

O ideal é ir com uma roupa que transmita certa formalidade, ao mesmo tempo em que seja uma peça que você se sinta confortável. 

Na aparência em geral, é importante estar com a unha bem cuidada, barba feita e cabelo alinhado.

No caso das mulheres em específico, nada de maquiagem carregada demais e de preferência sem roupas decotadas ou que marquem muito.

5- Objetividade e clareza

Sabemos que bate um nervoso grande nesse momento, que chegamos a ficar perdidos sobre o que fazer numa entrevista de emprego.

Entretanto, uma das melhores dicas para entrevista de emprego, para se sair bem, é tentar ao máximo ser claro e objetivo.

Quando for questionado, dê respostas para entrevista de emprego objetivas, ou seja, sem enrolação.

O segredo é prestar atenção na pergunta e responder sem se prolongar muito, afinal, aqui vale a regrinha do “menos é mais”.

Além disso, por mais que esteja nervoso e não tenha absoluta certeza, sempre responda com convicção. 

Se for do interesse do entrevistador, ele continuará o assunto e você terá a oportunidade de se aprofundar mais. Caso contrário, responda de forma direta e finalize.

Portanto, esses são os truques de como fazer entrevista de emprego. Esperamos que lhe ajudem a conquistar a vaga que tanto almeja!

No mais, vale aqui que já sabemos, como treino antes da entrevista, para ganhar confiança.

Além disso, na dúvida de como agir numa entrevista de emprego, sempre mantenha contato olho no olho, postura firme e ereta, sem celular ligado e aja com naturalidade!