Dicas para não cair em um golpe nas compras online

fazer compras com seguranca

As compras online já fazem parte do cotidiano dos consumidores brasileiros.

Afinal de contas, essa é uma opção muito cômoda, já que você pode adquirir um produto ou serviço no conforto de sua casa. Apesar dessa comodidade, existem cada vez mais golpes online que podem prejudicar a vida dos consumidores.

Para ajudar você a evitar esse tipo de problema problema, escrevemos este post com 8 dicas para que você possa verificar se uma loja online é confiável ou não. Confira!

Faça uma pesquisa sobre a empresa

Se você nunca ouviu falar do site em que você planeja fazer uma compra, fazer uma pesquisa sobre a empresa responsável pela loja virtual é o primeiro passo para não cair em um golpe.

Verifique os dados comerciais da empresa responsável pelo site. De acordo com a legislação, todas as lojas virtuais são obrigadas a exibir dados como o CNPJ, a razão social e informações para contato, como endereço, telefone e e-mail.

Sites que não fornecem as informações mencionadas não são considerados confiáveis e devem ser evitados.

Busque informações sobre a reputação da empresa

Fazer uma pesquisa na internet sobre a reputação da empresa é sempre bom, especialmente se você sentir algum tipo de desconfiança em relação ao site da loja.

Para pesquisar sobre a reputação da loja, consulte os órgãos de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui. No site, é possível ver queixas de outros consumidores e também ver como a empresa responde a essas reclamações.

Além do Reclame Aqui, vale também consultar o site do Procon, que possui uma lista de empresas que devem ser evitadas.

As redes sociais também são uma ferramenta útil para descobrir sobre a reputação de algum comércio virtual. Na página da empresa no Facebook, por exemplo, é possível ver se há comentários e avaliações negativas feitos por consumidores e, também, ver a resposta da empresa.

Se houver muitas reclamações registradas e a empresa não responder ou responder de forma indevida, desconfie e procure pelo produto ou serviço desejado em outra loja.

Verifique se a loja possui informações para contato

Lojas que fornecem números de telefone, endereços e e-mails para tirar dúvidas ou solucionar problemas do consumidores são mais confiáveis e oferecem menor risco de fraude.

Se você estiver desconfiado, entre em contato com o site através das informações oferecidas por lá. Se eles não houver resposta ou se não responderem de uma maneira adequada, é melhor procurar uma outra loja.

Desconfie de descontos e promoções espalhafatosas

Se você receber alguma oferta com um desconto muito alto ou ofertando preços muito mais baixos que em outras lojas, é bom desconfiar. A oferta pode ser muito tentadora, afinal, uma boa promoção é uma ótima maneira de economizar um dinheiro. No entanto, há uma grande possibilidade de a tal oferta seja na verdade um golpe.

Em caso de dúvidas, não deixe de pesquisar sobre a reputação da empresa utilizando os meios mencionados anteriormente. Se você não encontrar muitas informações confiáveis, pode ter certeza que se trata de um golpe.

Verifique a certificação digital do site

Observar se o site possui uma certificação digital é também muito importante para não cair em um golpe. Se a loja virtual se importa com a segurança de seus clientes, ela buscará obter uma certificação digital para proteger as informações do cliente.

Uma dos meios para conferir se o site apresenta uma certificação digital, é verificar se o endereço do site começa com “https” ou “http”. Além disso, na página inicial do site deve estar informado quais certificados de segurança são utilizados.

Sites que não possuem nenhum tipo de certificação digital apresentam um sério risco de fraude, pois podem roubar seus dados para usarem de forma criminosa.

Leia a política do site

Ler a política do site pode ser bem chato, mas é uma leitura importante, pois é através dela que você saberá se o site é fraudulento ou não.

Através do documento, você saberá como funciona a política de devolução e troca de produtos. Além disso, lá estarão as informações referentes à privacidade de dados da companhia, onde há informações referente à forma que a empresa armazena os dados pessoais dos seus clientes.

Faça compras através de dispositivos seguros

Certifique-se de estar usando uma rede de Wi-Fi ou um aparelho seguro para fazer compras online.

Fazer compras utilizando um Wi-Fi público pode ser arriscado, pois há a possibilidade de ter alguma pessoa mal intencionada com interesse em roubar dados. Deve-se tomar esse mesmo cuidado com computadores públicos, pois também existe a possibilidade de alguém ter instalado algum programa para roubar dados de pessoas.

Lembre-se que para evitar cair em golpes, todo cuidado é pouco!

Mantenha o comprovante da compra

Guarde todos os comprovantes da compra que você fez. Isso inclui todas as telas que comprovam a compra, como o código de confirmação e também os e-mail com dados referentes à transação.

Salvar essas informações pode ser útil no futuro, para o caso de surgir a necessidade de contestar a compra futuramente.

E aí, gostou do texto? Então comente e compartilhe para que outras pessoas também vejam.