Dicas imperdíveis para você acumular milhas aéreas

como acumular mais milhas aereas

Se você é uma pessoa que adora viajar e também gosta de aproveitar vários benefícios oferecidos por companhias aéreas, aderir a um programa de milhas aéreas fará com que as suas viagens sejam muito mais fáceis.

Entretanto, muitas pessoas não sabem exatamente o que deve ser feito para conseguir os pontos de milhas. Foi pensando nessas pessoas que separamos sete dicas imperdíveis para você conseguir acumular mais milhas. 

O que são milhas?

As milhas, também chamadas de milhas aéreas, são um programa de fidelidade baseado em pontos, criado pelas companhias aéreas como uma forma de fidelizar seus clientes. 

Os pontos são obtidos ao usar os serviços da companhia aérea, como comprar passagens, e ao comprar produtos de empresas que possuem uma parceria com a companhia.

Os bancos também oferecem cartões de crédito com a função de acumular pontos de fidelidade. Estes pontos podem ser utilizados para trocar por produtos e também podem ser transferidos para um programa de fidelidade de uma companhia aérea, transformando-os em milhas.

As milhas acumuladas podem ser trocadas por vários tipos de produtos e também podem ser trocados por passagens aéreas, o que faz com que elas sejam extremamente vantajosas.

No entanto, as milhas possuem um prazo de expiração, que pode variar de companhia para companhia. Portanto, isso é algo para ficar atento. Algumas empresas possuem os chamados clube de milhas, que oferecem prazos de expiração maiores, além de outros benefícios para os afiliados.

Agora que você sabe o que é um programa de milhas, confira algumas dicas que vão te ajudar a ganhar muitos pontos.

Escolha um cartão de crédito que te permita acumular mais pontos

Já que você quer acumular muitos pontos de milha para trocar por viagens ou outros produtos, então é melhor você começar a procurar um cartão que te traga essa vantagem.

Na maioria dos casos, cartões do tipo Platinum e Black são os que dão a maior quantidade de pontos.

Fique atento à anuidade dos cartões, pois os cartões que oferecem os melhores planos costumam ter taxas de anuidade bem altas. Sendo assim, escolha a opção que for mais viável para o seu bolso.

Faça as compras do dia a dia com o seu cartão de crédito

Agora que você já possui um bom cartão de crédito para acumular suas milhas, recomendamos que você faça todas as suas compras utilizando somente o seu cartão de crédito.

Afinal, se o seu objetivo é acumular muitos pontos, não faz sentido ter um cartão de crédito que te traz essa vantagem e não usá-lo de forma adequada.

Não deixe de pagar os boletos usando o cartão!

Além das compras do dia a dia, não se esqueça de usar o cartão de crédito para pagar os boletos bancários. Se você deixar de pagar as contas usando o cartão, especialmente se o valor delas for alto, você perde uma excelente oportunidade de ganhar muitas milhas.

Não acumule pontos em vários programas de fidelidade ao mesmo tempo

Não é indicado acumular milhas em muitos programas ao mesmo tempo. Isso pode te atrapalhar a juntar muitos pontos. O ideal é aderir, no máximo, dois programas de fidelidade.

Desse modo, você concentra os pontos no programa de milhas das suas companhias aéreas prefere feridas, o que faz com que o processo de acumular pontos seja mais rápido

Faça parte de um clube de milhas

Muitas companhias aéreas oferecem essa vantagem em seus programas de fidelidade! Os clubes garantem alguns benefícios especiais aos seus membros, como promoções e prazo de vencimento maior para as milhas. Em geral, as companhias oferecem diversos tipos de planos, sendo que os mais caros trazem mais vantagens.

Alguns planos permitem que você ganhe mais pontos do que uma pessoa que não participa de um clube. Por isso, fazer parte desses clubes pode trazer ótimas vantagens para você. 

Dê preferência às empresas parceiras da companhia

A maioria dos programas de milha possuem parcerias com diversas empresas. Ao fazer uma compra em uma empresa, você ganha mais milhas. Assim, é muito importante que você compre, preferencialmente, nessas lojas.

Em alguns casos, é possível ganhar mais de 2 pontos de milhas por real gasto, enquanto que, ao usar somente o cartão de crédito em outras lojas, você ganha somente 1 ou duas milhas por Dólar.

Sendo assim, ao comprar em uma loja parceira, além de ganhar milhas pelo uso da cartão, você também ganha um bônus por comprar na loja parceira.

Fique de olho nas promoções!

Tanto as companhias aéreas quanto as operadoras de cartão de crédito realizam promoções para aumentar o acúmulo de milhas. Em algumas promoções, é possível até triplicar a quantidade de milhas recebidas nas compras realizadas. Por isso, não deixe de ficar atento às promoções. 

Uma boa dica é assinar a newsletter do programa de milhas que você participa, assim, você não perde nenhuma promoção.